Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4184
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Políticas Públicas Educacionais e Institucionais de incentivo à tecnologia da informação e comunicação na Universidade Estadual de Ponta Grossa: uma perspectiva a partir da visão de Docentes e Discentes da UEPG
metadata.dc.creator: Rodrigues, Daiana
metadata.dc.contributor.advisor1: Miranda, João Irineu de Resende
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Márcio Ronaldo Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Fabrício Bittencourt da
metadata.dc.description.resumo: Devido às constantes mudanças ocorrendo no contexto organizacional contemporâneo, as organizações têm procurado novas formas e novos métodos para desenvolver seus serviços. A área educacional, nesse contexto de mudanças, também tem necessitado adaptar suas funções, como a utilização de tecnologia da informação e comunicação, um de seus principais instrumentos de apoio. A política pública educacional, em suma, tem por objetivo desenvolver, garantir, incentivar a qualidade do ensino público, nas quais, interfere diretamente no ambiente educacional. Durante a pandemia da Covid-19 as Universidades, adotaram como forma de Ensino, o Remoto Emergencial (ERE), utilizando alguns meios tecnológicos para a realização das aulas. Posteriormente a retomada do período letivo, na forma remota, foram perceptíveis algumas mudanças na forma de trabalho, realizadas pelos professores, bem como adaptação dos estudantes neste novo contexto. Dentre estas, também algumas dificuldades enfrentadas, como incerteza do momento vivido, a mudança de rotinas, a adaptação à novas metodologias, dificuldade de interação, fator emocional da saúde mental, dedicação extra alterando as jornadas de trabalho. O presente trabalho procura entender de que forma as políticas públicas educacionais e institucionais incentivaram o uso de tecnologia de informação e comunicação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no período de 2019 a 2021, e se as mesmas contribuem para o ensino, eficiência da gestão no âmbito de seus usuários, estudantes e professores. A pesquisa será caracterizada como de natureza básica quanti-qualitativa, e o método utilizado da análise documental. Também será realizada uma entrevista semiestruturada e posteriormente análise através de grupo focal sobre as políticas educacionais e iniciativas na respectiva Universidade, em seus diferentes aspectos.
Abstract: Due to the constant changes occurring in the contemporary organizational context, organizations have been seeking new ways and methods to develop their services. The educational sector, in this context of changes, has also needed to adapt its functions, such as the use of information and communication technology, one of its main support instruments. Educational public policy, in essence, aims to develop, ensure, and encourage the quality of public education, directly influencing the educational environment. During the Covid-19 pandemic, universities adopted Emergency Remote Teaching (ERT) as a form of instruction, using various technological means for conducting classes. Subsequently, after the resumption of the academic period in remote form, some changes in the way work is done by teachers and the adaptation of students to this new context became noticeable. Among these changes, some difficulties were also encountered, such as uncertainty about the ongoing situation, changes in routines, adaptation to new methodologies, difficulty in interaction, emotional and mental health factors, and extra dedication altering work schedules.This study aims to understand how educational public policies and institutional initiatives encouraged the use of information and communication technology at the State University of Ponta Grossa (UEPG) from 2019 to 2021, and whether they contribute to teaching and the efficiency of management within its user community, including students and professors. The research will be characterized as basic quantitative-qualitative, and the method used will involve document analysis. A semi-structured interview will also be conducted, followed by an analysis through a focus group, to explore educational policies and initiatives at the university in various aspects.
Keywords: Docência do Ensino Superior
Tecnologia da Informação e Comunicação
Políticas Públicas
UEPG
Higher Education Teaching
Information and communication technology
Public policy
UEPG
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: RODRIGUES, Daiana. Políticas públicas educacionais e institucionais de incentivo à tecnologia da informação e comunicação na Universidade Estadual de Ponta Grossa: uma perspectiva a partir da visão de docentes e discentes da UEPG. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4184
Issue Date: 16-Feb-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daiana Rodrigues.pdfdissertação completa em pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons