Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4199
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O conto da aia e Os testamentos: Da repressão ao legado dos relatos de Offred e Tia Lydia
metadata.dc.creator: Bonfim, Yohana Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Pavloski, Evanir
metadata.dc.contributor.referee1: Matias, Marcus Vinicius
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Marly Catarina
metadata.dc.description.resumo: O conto da aia (1985) e Os testamentos (2019) figuram um regime totalitário conhecido como República de Gilead. Esse regime tem como objetivo cercear os direitos civis, políticos e sexuais das mulheres. Offred e Tia Lydia são algumas das heroínas distópicas desses romances. Hierarquicamente, elas estão em posições sociais distintas. Offred, como uma Aia, tem seu corpo objetificado e instrumentalizado para fins reprodutivos. Tia Lydia, por sua vez, é responsável pelo treinamento das Aias e das Postulantes. Apesar de possuírem atribuições distintas e um grau de importância e influência diferentes, tanto Offred quanto Tia Lydia são vítimas do regime. Elas são privadas de liberdade e têm seus corpos limitados a se vestir e a agir de acordo com o papel que devem desempenhar socialmente. No entanto, elas dispõem de suas memórias e seus relatos como formas de resistência e afirmação de sua individualidade. Raffaella Baccolini (2022) considera que uma das principais características da distopia crítica é a figuração de enclaves utópicos, como por exemplo, movimentos de resistência – individuais ou coletivos. Eles podem compor a contranarrativa de resistência dos/das heróis e heroínas distópicos contra a narrativa hegemônica, geralmente representada pelo Estado totalitário. A dissertação objetiva, portanto, analisar tanto os dispositivos de controle como os movimentos de resistência das heroínas distópicas Offred e Tia Lydia a fim de identificar as diferentes possibilidades de dominação e/ ou de afirmação da individualidade das personagens. Ao contrastar suas trajetórias objetivo também compreender melhor os papéis sociais que elas desempenham e o funcionamento da própria estrutura social distópica. A análise das distopias críticas feministas de Margaret Atwood, O conto da aia e Os testamentos, partiu do meu desejo de compreender melhor as dinâmicas de poder instauradas, principalmente em relação às desigualdades de gênero e ao silenciamento imposto às mulheres. A pesquisa está amparada em referencial teórico acerca das relações existentes entre Literatura e utopia/distopia, como também, das considerações de Mikhail Bakhtin (2002) acerca do conceito de dialogismo e das forças centrípetas e centrífugas que atuam no discurso; e de Michel Foucault (2011) sobre o conceito de dispositivo.
Abstract: The Handmaid’s Tale (1985) and The Testaments (2019) depict a totalitarian regime known as the Republic of Gilead. This regime aims to curtail the civil, political and sexual rights of women. Offred and Aunt Lydia are some of the dystopian heroines in these novels. Hierarchically, they are in distinct social positions. Offred, as a Handmaid, has her body objectified and instrumentalized for reproductive purposes. Aunt Lydia, in turn, is responsible for training the Handmaids and the Postulants. Despite having different roles and varying degrees of importance and influence, both Offred and Aunt Lydia are victims of the regime. They are deprived of freedom and have their bodies constrained to dress and act according to their assigned social roles. However, they use their memories and narratives as forms of resistance and affirmation of their individuality. Raffaella Baccolini (2022) considers that a key characteristic of the critical dystopia is the depict of utopian enclaves, such as resistance movements – individual or collective. These movements can constitute a counter-narrative of resistance by dystopian heroes and heroines against the hegemonic narrative, often represented by the totalitarian state. Therefore, the dissertation aims to analyze both the control apparatus and resistance movements of the dystopian heroines Offred and Aunt Lydia in order to identify the various possibilities of domination and/or affirmation of their individuality. By contrasting their stories, I also aim to gain a better understanding of the social roles they play and the functioning of the dystopian social structure. The analysis of Margaret Atwood's feminist critical dystopias, The Handmaid's Tale and The Testaments, stemmed from my desire to better understand the dynamics of power established, especially in relation to gender inequalities and the silencing imposed on women. The research is supported by a theorical framework concerning the relation between Literature and utopia/dystopia, as well as Mikhail Bakhtin’s (2002) concept of dialogism and centripetal and centrifugal forces at play in discourse and Michel Foucault’s (2011) concept of the apparatus.
Keywords: Offred
Tia Lydia
Distopia crítica
Offred
Aunt Lydia
Critical dystopia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: BONFIM, Yohana Gonçalves. O conto da aia e Os testamentos: da repressão ao legado dos relatos de Offred e Tia Lydia. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4199
Issue Date: 19-Feb-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Yohana Gonçalves Bonfim.pdfdissetação completa em pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons