Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4250
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Participação política e cultura histórica de jovens: uma análise a partir dos dados do projeto residente (2019)
metadata.dc.creator: Palma, Luiz Eduardo Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Santo, Janaina de Paula do Espírito
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Janz, Rubia Caroline
metadata.dc.contributor.referee2: Barom, Wilian Carlos Cipriani
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a cultura história e política dos jovens respondentes ao questionário do Projeto Residente: Observatório das relações entre jovens, história e política na América Latina. Trata-se de um levantamento quantitativo baseado sobretudo na escala de Likert, com dados coletados em 2019 junto a milhares de alunos de 15 e 16 anos no Brasil e em outros países latino-americanos. A partir da análise da participação política dos estudantes da amostra brasileira, buscou-se traçar comparações entre os níveis de participação e atuação com o posicionamento político e as repostas dadas sobre História, ensino de história e política de maneira geral. Para realizar tais comparações foram necessárias a organização dos dados do Projeto Residente em gráficos e tabelas, além do uso de testes estatísticos como Kruskal-Wallis além de índices de correlação entre variáveis. A pesquisa em certa maneira confirmou a hipótese inicial, de que a participação política era capaz de gerar interferência nos padrões de respostas obtidos, mas revelou uma discussão ainda mais promissora, o impacto do neoliberalismo na cultura política, na experiência do real e consequentemente na experiência histórica desses jovens.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo investigar la cultura histórica y política de los jóvenes que respondieron al cuestionario del Proyecto Residente: Observatorio de las relaciones entre jóvenes, historia y política en América Latina. Se trata de un estudio cuantitativo basado principalmente en la escala de Likert, con datos recolectados en 2019 de miles de alumnos de 15 y 16 años en Brasil y otros países latinoamericanos. A partir del análisis de la participación política de los estudiantes de la muestra brasileña, se buscó establecer comparaciones entre los niveles de participación y actuación con la posición política y las respuestas dadas sobre Historia, enseñanza de la historia y política en general. Para realizar tales comparaciones, fue necesario organizar los datos del Proyecto Residente en gráficos y tablas, además de utilizar pruebas estadísticas como el Kruskal-Wallis y coeficientes de correlación entre variables. La investigación confirmó en cierta medida la hipótesis inicial, de que la participación política era capaz de generar interferencia en los patrones de respuestas obtenidos, pero reveló una discusión aún más promisoria, el impacto del neoliberalismo en la cultura política, en la experiencia real y, consecuentemente, en la experiencia histórica de estos jóvenes.
Keywords: participação política
cultura histórica
ensino de história
aprendizagem histórica
didática da história
participación política
cultura histórica
enseñanza de la historia
aprendizaje histórico
didáctica de la historia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: PALMA, Luiz Eduardo Ferreira. Participação política e cultura histórica de jovens: uma análise a partir dos dados do projeto residente (2019). 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4250
Issue Date: 25-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Eduardo Ferreira Palma.pdfdissertação completa em pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons