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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas integrativas e complementares em saúde associadas à educação em saúde em pacientes com fibromialgia: "Programa FloreSER"
metadata.dc.creator: Rebonato, Thaiza Acosta
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Fabiana Bucholdz Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Milene Zanoni da
metadata.dc.contributor.referee1: Fujinaga, Cristina Ide
metadata.dc.contributor.referee2: Kummer, Thais Regina
metadata.dc.description.resumo: A Síndrome Fibromiálgica é considerada um distúrbio da regulação da dor. A abordagem multidisciplinar, incluindo a associação de terapia farmacológica e não farmacológica, é utilizada no tratamento da fibromialgia (FM), visando aliviar sintomas e promover o bem-estar do paciente. O objetivo deste estudo foi elaborar um programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) associado à Educação em Saúde em uma abordagem multidisciplinar, direcionado para pacientes com diagnóstico de FM, com o intuito de promover o bem-estar. Foram utilizados métodos mistos em duas fases: a primeira consistiu em uma análise documental e observação sistemática sobre a construção e fundamentação do programa de Educação em Saúde associado às PICS; na segunda fase, foi realizado um estudo piloto exploratório, de intervenção, aplicado em uma população de mulheres com diagnóstico de FM. Na primeira fase, o programa "FloreSER" foi desenvolvido em uma lógica sequencial de conteúdos, indo de menor para maior complexidade de entendimento, e programado para ocorrer em 12 encontros presenciais, com duração de três horas, em dinâmicas de grupo. Cada encontro foi dividido em dois momentos, associando uma atividade de Educação em Saúde e outra de vivência com a terapia de PICS. O programa abrangeu: Aromaterapia, Musicoterapia, Auriculoterapia, Oficina do Perdão, Plantas medicinais e ou Fitoterapia, Tai Chi Chuan, Terapia Comunitária Integrativa, Reiki, Roda da Vida, Círculo de Justiça Restaurativo, Exercícios Físicos, Oficina de receitas para uma alimentação saudável. Na segunda fase, para o estudo exploratório, participaram oito mulheres com FM, provenientes de um ambulatório de dor crônica de um hospital universitário integrado ao Sistema Único de Saúde. Foi realizada a avaliação da autopercepção no início e ao final das 12 semanas do programa, utilizando o instrumento Roda da Vida, uma técnica de autoanálise de 12 áreas da vida. Para analisar o bem-estar do paciente, foi adaptada uma escala do tipo Likert, aplicada antes e após cada sessão do encontro. Os resultados sugerem que o programa contribuiu significativamente em nove aspectos da área de vida da população estudada: Saúde e disposição; Desenvolvimento intelectual; Equilíbrio emocional; Realização e propósito; Contribuição social; Desenvolvimento amoroso; Vida social; Criatividade, hobbies e diversão; Plenitude e felicidade. Ressalta-se que três áreas representadas no instrumento Roda da Vida não foram alteradas pela aplicação do programa: Família; Recursos financeiros e Espiritualidade. Quanto ao bem-estar, foram encontradas diferenças significativas em todos os encontros, demonstrando que cada encontro levou a um melhor bem-estar do indivíduo participante. Conclui-se que o programa "Florescer" composto por um conjunto de Terapias de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) associado com Educação em Saúde em uma abordagem multidisciplinar e coletiva, promoveu autocuidado e bem-estar no grupo de pacientes mulheres com fibromialgia.
Abstract: Fibromyalgia Syndrome is considered a pain regulation disorder, a multidisciplinary approach including a combination of pharmacological and non-pharmacological therapy is used in the treatment of fibromyalgia (FM), to alleviate symptoms and promote the patient's well-being. The objective of this study was to develop an Integrative and Complementary Health Practices (PICS) program associated with Health Education in a multidisciplinary approach made possible for patients diagnosed with FM, to promote well-being. Mixed methods were used in two phases: the first was a documentary analysis and systematic observation on the theme of construction and foundation of the Health Education program associated with PICS; in the second phase, an exploratory pilot intervention study was carried out, applied to a population of women diagnosed with FM. In the first phase, the "FloreSER" program was developed in a sequential logic of content, from lesser to greater complexity of understanding, and scheduled to take place in 12 face-to-face meetings, lasting three hours in group dynamics. Each meeting was scheduled in two moments, associating a health education activity and another with an experience with PICS therapy. The program covered: Aromatherapy, Music Therapy, Auriculotherapy, Forgiveness Workshop, Medicinal Plants and or Phytotherapy, Tai Chi Chuan, Integrative Community Therapy, Reiki, Wheel of Life, Circle of Restorative Justice, Physical Exercises, Workshop on recipes for healthy eating. In the second phase, of the exploratory study, eight women with FM participated, coming from a chronic pain outpatient clinic of a university hospital integrated into the Unified Health System. Self-perception was assessed at the beginning and the end of the 12 weeks of the program using the wheel of life instrument, a self-analysis technique for 12 areas of life; and to analyze the patient's well-being, a Likert-type scale was adapted to be applied before and after each meeting session. The results suggest that the program contributed significantly to nine aspects of the studied population's area of life: Health and disposition; Intellectual development; Emotional balance; Fulfillment and purpose; Social contribution; Love development; Social life; Creativity, hobbies, and fun; Fullness and happiness. It is noteworthy that three areas represented in the Wheel of Life instrument were not changed by the application of the program: Family; Financial resources and Spirituality. Regarding well-being, significant differences were found in all meetings, demonstrating that each meeting led to better well-being for the participating individual. It is concluded that the "Florescer" program, composed of a set of Integrative and Complementary Health Practice Therapies (PICS) associated with Health Education in a multidisciplinary, collective approach, promoted self-cure and well-being in the group of female patients with fibromyalgia.
Keywords: Fibromialgia
Terapias Complementares
Práticas integrativas e complementares
Educação em saúde
Fibromyalgia
Complementary Therapies
Integrative and complementary practices
Health Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Biológicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citation: REBONATO, Thaiza Acosta. Práticas integrativas e complementares em saúde associadas à educação em saúde em pacientes com fibromialgia: "Programa FloreSER". 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4256
Issue Date: 22-Apr-2024
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