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metadata.dc.type: Tese
Title: Representações de educação das mulheres no jornal Diário dos Campos na primeira metade do século XX: do habitus de leitura à prática de escrita
metadata.dc.creator: Campagnoli, Karina Regalio
metadata.dc.contributor.advisor1: Campos, Névio de
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Ana Paula Vosne
metadata.dc.contributor.referee2: Orlando, Evelyn de Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Woitowicz, Karina Janz
metadata.dc.contributor.referee4: Heerdt, Bettina
metadata.dc.description.resumo: A temática que norteia esta investigação vincula-se à educação das mulheres. O problema de pesquisa é o seguinte: Quais representações de educação das mulheres circularam no jornal Diário dos Campos no processo de configuração de seu habitus de leitura e de sua prática de escrever, no período circunscrito entre 1909 e 1950? Sustenta-se como tese que as representações de educação das mulheres integraram a configuração do habitus de leitura e da prática de escrever incorporados por mulheres que estavam associadas direta ou indiretamente ao jornal Diário dos Campos na primeira metade do século XX, exprimindo tanto uma adesão à dominação simbólica masculina quanto uma subversão à ordem simbólica tradicional. Por meio de inventário do que as mulheres liam e escreviam no jornal Diário dos Campos, periódico centenário da cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, busca-se explicitar as estratégias de educação das mulheres. Assim, esta tese tem como objetivo geral analisar as representações de educação das mulheres, especificamente no que respeita ao habitus de leitura e à prática de escrever no jornal Diário dos Campos. Em termos específicos, pretende-se: Apresentar a constituição do jornal Diário dos Campos no contexto de mudanças do início do século XX, notadamente de urbanização, de defesa da escolarização das mulheres e de expansão do jornalismo; problematizar os textos escritos para as mulheres ou sobre elas que condicionaram a constituição do habitus de leitura; discutir as práticas de escrever das mulheres e os seus posicionamentos no jornal Diário dos Campos. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa histórica e qualitativa, de caráter documental, cuja abordagem apoia-se nas análises sobre gênero, oriundas, principalmente, das contribuições de Perrot (1998), Scott (1995) e Beauvoir (1980a, 1980b). Assenta-se, também, em Pierre Bourdieu (2002, 2004a, 2004b, 2008c), principalmente nos conceitos de campo, capital e habitus, assim como no conceito de representação de Roger Chartier (1991, 2011). O recorte temporal justifica-se pelo acervo da própria fonte de pesquisa que se inicia em 1909 e finaliza em 1950, em razão das mudanças nos conteúdos e abordagens em relação às reportagens, artigos e menções às mulheres. Constata-se que o jornal Diário dos Campos pode ser considerado como um lugar de reprodução e de alteração do que se pode ser lido e escrito pelas mulheres, assim como o volume e o acúmulo de capital, expressos nas suas quatro formas - social, simbólico, econômico e cultural -, constituem-se em estratégias fundamentais nas lutas pelo reconhecimento no espaço público, especialmente no campo da leitura e da escrita. Ou seja, alguns textos reforçavam certas representações tidas como adequadas para as mulheres, enquanto outras sugeriam a possibilidade do estabelecimento de novos habitus para elas. Além disso, a partir de algumas experiências sociais como a filantropia e a participação em agremiações eminentemente femininas, as mulheres, legitimadas pelo acúmulo de diferentes volumes e modalidades de capital, conseguem, aos poucos, adentrar no universo da escrita, passando do habitus de leitura para uma prática de escrever, indo além da escrita de gêneros textuais considerados apropriados para elas e construindo uma escrita com mais autonomia, a partir de posicionamentos sobre os novos papéis sociais que elas vão assumindo.
Abstract: The theme that guides this investigtion is linked to women’s education. The research problem is the following: What representations of women’s education circulated in the newspaper Diário dos Campos in the process of configuring their reading habitus and their writing practice, in the period between 1909 and 1950? The thesis is that the representations of women’s education integrated the configuration of the reading habitus and the practice of writing incorporated by women who were directly or indirectly associated with the newspaper Diário dos Campos in the first half of the 20th century, expressing both na adherence to domination masculine symbolic as well as a subversion to the traditional symbolic order. By means of an inventory of what women read and wrote in the newspaper Diário dos Campos, a century-old periodical from the city of Ponta Grossa, State of Paraná, we seek to explain womens’s educationa strategies. Thus, this thesis has the general objective of analyzing representations of women’s education, specifically with regard to the reading habitus and the practice of writing in the newspaper Diário dos Campos. In specific terms, the aim is to: Present the constitution of the newspaper Diário dos Campos in the contex of changes at the beginning of the 20th century, notably urbanization, the defense of women’s schooling and the expansion of journalism; problematize the texts written for or about women that conditioned the constitution of the reading habitus; discuss women’s writing practices and their positions in the newspaper Diário dos Campos. From a methodological point of view, this is a historical and qualitative research, of a documentary nature, whose approach is based on analyzes of gender, arising mainly from the contributions of Perrot (1998), Scott (1995) and Beauvoir (1980a, 1980b). It is also based on Pierre Bourdieu (2002, 2004a, 2004b, 2008c), mainly on the concepts of field, capital and habitus, as well as on Roger Chartier’s concept of representation (1991, 2011). The time frame is justified by the collection of the research source itself, which begins in 1909 and ends in 1950, due to changes in content and approaches in relation to reports, articles and mentions of women. It appears that the newspaper Diário dos Campos can be considered as a place of reproduction and alteration of what can be read and written by women, as well as the volume and accumulation of capital, expressed in its four forms – social, symbolic, economic and cultural – constitute fundamental strategies in the struggles for recognition in public space, especially in the field of reading and writing. In other words, some texts reinforced certain representations considered appropriate for women, while others suggested the possibility of establishing new habitus for them. Furthermore, based on some social experiences such as philanthropy and participation in predominantly female associations, women, legitimized by the accumulation of different volumes and types of capital, are able, little by little, to enter the universe of writing, moving from the reading habitus to a practice of writing, going beyond writing textual genres considered appropriate for them and building writing with more autonomy, based on positions on the new social roles they are assuming.
Keywords: Educação das mulheres
Gênero
Escritos para mulheres
Escritos de mulheres
Diário dos Campos
Women’s education
Gender
Writings for women
Women’s writings
Diário dos Campos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CAMPAGNOLI, Karina Regalio. Representações de educação das mulheres no jornal Diário dos Campos na primeira metade do século XX: do habitus de leitura à prática de escrita. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4277
Issue Date: 29-Apr-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

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