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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A presença de negros e negras na pós-graduação: um estudo sobre a implantação e condução das ações afirmativas na Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR
metadata.dc.creator: Santos, Josiane Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Gomundanhe, Almeida Meque
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Marco Antônio de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Flach, Simone de Fátima
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta o histórico das ações afirmativas no Brasil, concentrando-se nas políticas de reservas de vagas nas universidades públicas Estaduais do Paraná, tendo como foco a implementação e eficácia das cotas raciais para inclusão de negros e negras na pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no período entre 2016 e 2022. Neste sentido, a pesquisa, balizada pela perspectiva do Materialismo Histórico- Dialético de Marx, tem como objetivo geral analisar, a partir das ações afirmativas implantadas, os limites e as possibilidades para a presença de negros e negras em programas de pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Assim, buscamos identificar iniciativas institucionais para a implementação de ações afirmativas em IES brasileiras, bem como investigar sobre a presença de política de cotas em universidades públicas estaduais paranaenses, verificando como e se a UEPG garante o acesso e a permanência de negros e negras em cursos de pós-graduação. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, com base em fontes secundárias e abordagem qualitativa dos dados, a investigação demonstrou que há iniciativas que apresentam esforços no sentido de aprimorar e ampliar as políticas de cotas na UEPG, no entanto, ainda são encontradas em escala bastante reduzida e de forma isolada. Essas políticas também apresentam especificidades que denotam a ausência de ações conjuntas e sistemáticas entre a comunidade acadêmica para a promoção de ações afirmativas na pós-graduação.
Abstract: This study provides an overview of affirmative action initiatives in Brazil, with a focus on reserved seat policies in the public State universities of Paraná. The research specifically delves into the implementation and effectiveness of racial quotas for the inclusion of Black individuals in postgraduate programs at the State University of Ponta Grossa (UEPG) from 2016 to 2022. The overarching objective of the research, grounded in the perspective of Marx's Historical- Dialectical Materialism, is to analyze, based on implemented affirmative actions, the limitations and possibilities for the presence of Black individuals in postgraduate programs at UEPG. Consequently, the study seeks to identify institutional initiatives for implementing affirmative actions in Brazilian higher education institutions and investigate the presence of quota policies in State public universities in Paraná, examining how UEPG ensures access and retention of Black individuals in postgraduate courses. Through bibliographical and documentary research, relying on secondary sources and a qualitative data approach, the investigation revealed that there are initiatives making efforts to enhance and expand quota policies at UEPG. However, these efforts remain limited and isolated. These policies also exhibit specificities indicating the absence of joint and systematic actions within the academic community to promote affirmative actions in postgraduate education.
Keywords: Cotas raciais
Pós-Graduação
Materialismo histórico-dialético.
UEPG
Racial quotas
Postgraduate education
Historical-dialectical materialism
UEPG
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTOS, Josiane Cristina dos. A presença de negros e negras na pós-graduação: um estudo sobre a implantação e condução das ações afirmativas na Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4286
Issue Date: 23-Apr-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

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