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dc.contributor.advisor1Fraga, Leticia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790829D8por
dc.contributor.referee1Borges, Maria Isabel
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702105H5por
dc.contributor.referee2Correa, Djane Antonucci
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778073H2por
dc.creatorBorges, Simone Sousa
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594946D8por
dc.date.accessioned2017-07-21T14:54:00Z-
dc.date.available2012-10-15
dc.date.available2017-07-21T14:54:00Z-
dc.date.issued2012-09-14
dc.identifier.citationBORGES, Simone Sousa. Crenças linguísticas na (des/re)construção das identidades dos professores de língua em formação no curso de Licenciatura em Letras da UEPG. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/440-
dc.description.abstractThis work aims at discussing believes in the (re/de)construction of identity in language teachers in formation process from a Language Licentiate course at Universidade Estadual de Ponta Grossa. Firstly, we start from the hypothesis that the analysed subjects: Língua e Texto (LT) and Introdução aos Estudos Linguisticos (IEL), both from the first year of the course, are responsible for (de/re)construction of some believes which some students bring with them when we come to the University concerning to what is language, grammar etc, as the subjects give opportunity to make important reflections for their formation. On the other hand, other believes seem to be quite resistent to the formation process. For data gathering in this qualitative basied research, we used four instruments: observations, documental analysis, semi-structured interview and daily records (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). The participants of the research were teachers from a Language Licentiate Portuguese/Spanish, Portuguese/ English and Portuguese/France course in formation process. With the research results we concluded that observing teachers in formation process believes allows us to widely discuss their identity (de/re)construction, once we understand identity as being flexible and always in construction, as they are pervaded by new and different experiences which will confront other identities. We also notice that the teachers are strongly influenced by the academic environment, at least theorically, and is responsable for some changes in the believes related to the concepts of language, grammar, and teacher/student roles etc.eng
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo discutir as crenças na (des/re)construção das identidades dos professores de língua em formação no curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Para tanto, partimos da hipótese de que as disciplinas analisadas de Língua e Texto (LT) e Introdução aos Estudos Linguísticos (IEL), ambas do primeiro ano do curso, têm responsabilidade na (des/re)construção de algumas crenças que os alunos trazem consigo a respeito do que seja língua(gem), gramática etc. quando de sua entrada no ensino superior e, consequentemente, na (des/re)construção identitária deste, visto que as disciplinas oportunizam a realização de reflexões relevantes para sua formação. Por outro lado, outras crenças parecem ser mais resistentes ao processo de formação. Para a coleta dos dados desta pesquisa, de base qualitativa, utilizamos quatro instrumentos: observações, diário de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o que permitiu que realizássemos uma coleta de dados mais ampla (SILVA, 2005). Os participantes da pesquisa eram professores em formação do Curso de Licenciatura em Letras português/espanhol, português/inglês e português/francês. Como resultados da pesquisa, concluímos que a observação das crenças dos professores em formação permite que se discuta mais amplamente sua (des/re)construção identitária, partindo de uma perspectiva de que suas identidades estão sempre em movimento, se (des/re)construindo, uma vez que são perpassadas por novas e diferentes experiências que se confrontaram/confrontarão com outras já existentes. Notamos também que os professores sofrem grande influência da academia, pelo menos teoricamente, e que esta tem responsabilidade na mudança de algumas crenças relacionadas às noções de língua(gem), gramática, papel do professor/aluno etc.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T14:54:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone Sousa Borges.pdf: 1211213 bytes, checksum: f41f93bedfacd5553c5cce07aa4623f7 (MD5) Previous issue date: 2012-09-14en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguagem, Identidade e Subjetividadepor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividadepor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcrençaspor
dc.subject(des/re)construção identitária do professor de línguapor
dc.subjectformação de professores de línguapor
dc.subjectBelieveseng
dc.subjectlanguage teacher identity (de/re)constructioneng
dc.subjectlanguage teacher formation processeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleCrenças linguísticas na (des/re)construção das identidades dos professores de língua em formação no curso de Licenciatura em Letras da UEPGpor
dc.typeDissertaçãopor
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