Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/454
metadata.dc.type: Dissertação
Title: UMA REVOLUÇÃO PELO ACASO OU O CUT-UP NO CINEMA UNDERGROUND DOS ANOS 60
metadata.dc.creator: Costa, Anderson
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Antonio João
metadata.dc.contributor.referee1: Gatti Junior, José Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Silvana
metadata.dc.description.resumo: Este texto é, além de uma dissertação de Mestrado, um relato de uma jornada pessoal. O objetivo acadêmico é refletir sobre as possibilidades dos Cut-Up Films produzidos por Antony Balch e William S. Burroughs, enquanto elementos desestabilizadores da percepção no contexto da sociedade norte-americana de meados dos anos 60. Em termos teóricos, essa sociedade encontra-se numa crise de sentido, desencadeada pela decadência dos espaços disciplinares e pelo início dos sistemas de controle, conceitos aqui entendidos pelas perspectivas de Michel Foucault e Gilles Deleuze. A hipótese considerada é que pela mudança na percepção que temos da sociedade, passamos por uma transformação da consciência, que é fundamental para se pensar mudanças sociais mais complexas. Essa possibilidade dialoga com os ideais beatniks do movimento contracultural que dá cenário ao trabalho de Burroughs e Balch. Por outro lado, este trabalho também é uma jornada em busca das minhas próprias experiências. Trata-se de uma viagem em busca de um carro antigo, o qual serve de mote para uma discussão paralela, sobre como atitudes podem contribuir, de alguma forma, com a ruptura dos padrões de comportamento e leis dominantes de mercado.
Abstract: This text, besides being a thesis, is an account of a personal journey. The academic aim is to reflect on the possibilities of the Cut-Up Films produced by Antony Balch and William S. Burroughs as elements that destabilize perception in the context of the North-American society of the 1960s. In theoretical terms, this society finds itself in a crisis of meaning, triggered by the decadence of disciplinary spaces and by the appearance of systems of control, concepts here understood in the perspectives of Michel Foulcault and Gilles Deleuze. My hypothesis is that by the change in the perception we have of society, we go through a change in consciousness that is fundamental if we want to take more complex social changes into account. This possibility dialogizes with the beatnik ideals present in the countercultural movement that underlies the work of Burroughs and Balch. On the other hand, this work is also a personal journey in search of my own experiences. It is about a trip in search of an old car, which is a pretext for a parallel discussion on how attitudes can contribute, somehow, for a rupture in patterns of behavior and the dominating market laws.
Keywords: Burroughs
Cut-Up films
beatniks
cinema
Burroughs
Cut-Up films
Beatniks
movie
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Linguagem, Identidade e Subjetividade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade
Citation: COSTA, Anderson. UMA REVOLUÇÃO PELO ACASO OU O CUT-UP NO CINEMA UNDERGROUND DOS ANOS 60. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/454
Issue Date: 2-Jul-2013
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

Files in This Item:
File SizeFormat 
ANDERSON COSTA.pdf727.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.