Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/462
metadata.dc.type: Dissertação
Title: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE LÍNGUAS E A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS
metadata.dc.creator: Prado, Silvana Aparecida Carvalho do
metadata.dc.contributor.advisor1: Correa, Djane Antonucci
metadata.dc.contributor.referee1: Couto, Ligia Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Jair Antonio de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva investigar as políticas linguísticas (SERRANI, 1988; RAJAGOPOLAN, 2003, 2005, 2006, 2012, 2013; CALVET, 2007, CORREA, 2010) vigentes para o ensino de língua estrangeira (LE)-inglês e como tais políticas se materializam no cotidiano da sala de aula dos professores de inglês em escolas públicas no primeiro ano do ensino médio. Levando-se em consideração a atual configuração da língua inglesa (LI) como língua franca, procura-se compreender sua influência nas salas de aula de LI, tanto com relação aos aspectos do direcionamento oficial do ensino, a partir dos documentos analisados, como também a partir das escolhas individuais feitas pelos professores que trabalham com a disciplina. Procura-se também entender como a identidade do profissional de LE moderna – inglês é apresentada nos documentos oficiais e como é vista pelos próprios professores participantes do estudo. Para isso, partimos dos conceitos de habitus e campo apresentados por Bourdieu (1983, 1987) e complementados pela trajetória de Dubar (1997, 2000) aliados à produção do discurso (VÓVIO, SITO, DE GRANDE, 2010; MOITA LOPES, 2012) que constitui a identidade do profissional na atualidade. A metodologia proposta é de pesquisa-ação (LÜDKE E ANDRÉ, 1986; TRIPP, 2005; TRIVIÑOS, 2009) com intervenção junto a professores da rede pública estadual da cidade de Ponta Grossa – PR, mais especificamente encontros quinzenais realizados para discussão das políticas linguísticas para o ensino e uso da língua, nos quais as Diretrizes Curriculares da Educação Básica – LE Moderna/Paraná – DCE (2008) e Orientações Curriculares para o ensino de LE no Brasil - OCEM (2006) são revisitados. A partir da leitura destes documentos, o material didático utilizado por estes professores é analisado por meio de discussões e diários produzidos pelos professores com base nas aulas ensinadas. No decorrer do processo percebe-se a necessidade de propor objetivos específicos a ser alcançados com os alunos em relação à sua própria interação com a língua alvo e uma nova proposta de material é apresentada, a partir de uma sequência didática. Os resultados apontam para um grupo de profissionais que está disposto a visualizar situações em que a língua alvo possa ser vista como prática social dentro das políticas que regem a sua atuação, mas que às vezes têm dificuldade para estabelecer quais práticas sociais podem ser consideradas. Ao tentar melhor definir sua atuação profissional também revelam uma disposição à reflexão sobre o status atual da LE e como isso se reflete no ensino e uso da língua alvo em sala de aula. Por outro lado, percebe-se ainda na prática de sala de aula um ensino centrado no professor e nos aspectos estruturais da língua alvo bem como uma dificuldade de aliar prática e teoria. Disso resulta um profissional em conflito com o que se diz sobre a sua prática, o que ele mesmo pode dizer sobre essa prática e os desafios propostos pelo entorno da sua rotina escolar que nem sempre são contemplados na sua formação inicial ou mesmo na formação continuada. Passar então, da reflexão à ação depende da superação de diversas dificuldades e do desafio de certas crenças que nem sempre foi possível no período de tempo proposto por este trabalho.
Abstract: This study aims to investigate linguistic policies (SERRANI, 1988; RAJAGOPOLAN, 2003, 2005, 2006, 2012, 2013; CALVET, 2007, CORREA, 2010) which regulate the teaching of foreign language – English and how such policies are made concrete in the classroom by teachers of English in public schools in the first year of high school. Taking into consideration the current configuration of English as a lingua franca as well as the hegemonic and local aspects of such configuration, the study seeks to understand its influence in the English classroom, both in relation to the official regulation of such practice and regarding individual choices made by the teachers that work with this idiom. At the same time, it seeks to comprehend how the identity of the professional who teaches English is presented in the official documents and how it is seen by the teachers who take part in the study. In order to achieve that, the analysis is based on the concepts of habitus and field presented by Bourdieu (1983, 1987) and complemented by the trajectory introduced by Dubar (1997, 2000) together with the discourse production (VÓVIO, SITO, DE GRANDE, 2010; MOITA LOPES, 2012) which constitutes this professional identity nowadays. The methodology proposed is action-research (LÜDKE AND ANDRÉ, 1986; TRIPP, 2005; TRIVIÑOS, 2009) with a group of teachers in the State school system in Ponta Grossa – PR. The study was developed throughout a semester in which 8 meetings took place to discuss the linguistic policies through the documents Diretrizes Curriculares da Educação Básica – LE Moderna/Paraná – DCE (2008) and Orientações Curriculares para o Ensino de LE no Brasil - OCEM (2006). From the reading of these documents, the teaching material used by these teachers was analyzed in discussions and through the diaries produced by them based on the lessons taught. Throughout the process, the need to propose specific objectives to be reached with the students in relation to their own interaction with the target language was noticed, and a new proposal of teaching material was presented, in the form of a teaching unit. Results pointed to a group of professionals who are willing to visualize situations in which the target language can be seen as a social practice within the policies that guide their work, but who sometimes have difficulties establishing which social practices should be considered. When trying to define their work, the participants also revealed some disposition to reflect on the current status of the target language and how this influences the teaching and use of the target language in the classroom. On the other hand, it is still noticeable in the classroom several examples of teacher centered practice and focus on the structural aspects of the language, with difficulties to join practice and theory. Thus, the professional revealed is in conflict with what is said about their practice, what they can say about it and the challenges proposed by the context of their school routine which are not always present in their initial education or even in the continuous development. Moving then from reflection to action depends on the overcoming of several difficulties and the challenging of certain beliefs which was not always possible in the period of time proposed by this study.
Keywords: políticas linguísticas
ensino de línguas
escola pública
identidade docente
linguistic policies
language teaching
public school
teachers identity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Linguagem, Identidade e Subjetividade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade
Citation: PRADO, Silvana Aparecida Carvalho do. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE LÍNGUAS E A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/462
Issue Date: 15-Jul-2014
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silvana Aparecida Prado.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.