Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sahr, Cicilian Luiza Löwer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703654H2por
dc.contributor.advisor-co1Iegelski, Francine
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777724D8por
dc.contributor.referee1Fabregat, Clemente Herrero
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216959E1por
dc.contributor.referee2Souza, Maria Antonia de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728933Y5por
dc.creatorSimões, Willian
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4513473E7por
dc.date.accessioned2017-07-21T18:13:37Z-
dc.date.available2013-05-27
dc.date.available2017-07-21T18:13:37Z-
dc.date.issued2009-06-10
dc.identifier.citationSIMÕES, Willian. COMUNIDADES TRADICIONAIS DE FAXINAIS E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ: COMPREENDENDO TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES. 2009. 140 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território : Sociedade e Natureza) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/512-
dc.description.abstractThis work proposes to understand the impacts of Educational Public Policy territorialization in Faxinais Traditional Communities of Paraná State. To perform this, it became necessary the experience of living in a faxinalense community: the Community Taquari dos Ribeiros. Living in this community, located in Rio Azul city in Paraná State, it was verified the existence of a Municipal School in the community, allowing students to conclude the initial years (1st to 4th series) and the students displacement through the school transportation to conclude the final years of Elementary School (5th to 8th series) as well as High School in downtown. From this fact, some important questionings began to guide the development of this research. Therefore, this dissertation is organized in four chapters. In Chapter I, sought to assemble a theoretical and conceptual, like the concepts of territory, (multi) territoriality, de (re) territorialization. Soon after, get the context in which Faxinais Traditional Communities of Paraná State get visibility in the state and in different civil society organizations, followed by a discussion about territory specificity and (multi) territoriality (ies) of faxinalenses. In Chapter II, there is an approach with the Management of Educational Public Policy, especially, policies aiming field communities, understanding that there are two opposite conceptions of Education: Rural Education and the Education Field. This is a discussion between the legal bases (laws and constitutions) and different historical and territorial contexts of the rural Brazil. Then, in Chapter III, the emphasis is given on the Management of Educational Public Policy carried out in the Paraná State and its impacts in rural territories in particular and, more generally, in the Faxinais Traditional Communities. Finally, in Chapter IV, a resumption of reality apprehended and questioned in Taquari dos Ribeiros, with a greater rapprochement with different community members, especially a specific audience: the young faxinalenses. They, on the territory in which they live, indicated their wishes in the present and perspectives for the future.eng
dc.description.resumoEste trabalho propõe compreender os impactos da territorialização das Políticas Públicas Educacionais em Comunidades Tradicionais de Faxinais do Estado do Paraná. Para isso, tornou-se necessário a vivência em uma comunidade faxinalense: a Comunidade Taquari dos Ribeiros. A realidade desta comunidade, localizada no município do Rio Azul, no Estado do Paraná, apontou: a existência de uma Escola Municipal dentro da comunidade, que possibilita os estudantes concluirem os anos iniciais (1ª a 4ª Série) e o deslocamento de estudantes através do transporte escolar para concluirem os anos finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª Série) e Ensino Médio no ambiente urbano do município. A partir dessa realidade, alguns questionamentos se fizeram presentes e passaram a orientar o desenvolvimento desta pesquisa. Assim, esta dissertação está organizada em quatro capítulos. No Capítulo I, buscou-se reunir um arcabouço téorico-conceitual, a exemplo dos conceitos de território, (multi)territorialidade, des(re)territorialização. Logo após, traz o contexto em que as Comunidades Tradicionais de Faxinais do Estado do Paraná conquistam visibilidade junto ao Estado e diferentes Organizações da sociedade civil, seguido de uma discussão sobre as especificiades do(s) territorio(s) e (multi)territorialidade(s) dos faxinalenses. No Capítulo II, há uma aproximação com a Gestão de Políticas Públicas Educacionais, sobretudo, as políticas voltadas aos sujeitos do campo, entendendo que há duas concepções antagônicas de Educação: a Educação Rural e a Educação do Campo. Trata-se de uma discussão entre as bases legais (constituições e leis) e diferentes contextos históricos e territoriais do Brasil rural. Logo após, no Capítulo III, a ênfase se dá sobre a Gestão de Políticas Públicas Educacionais realizadas no Estado do Paraná e seus impactos nos territórios rurais, em particular e, de forma mais geral, em Comunidades Tradicionais de Faxinais. E por fim, no Capítulo IV, há uma retomada da realidade apreendida e questionada em Taquari dos Ribeiros, havendo uma aproximação maior com diferentes membros da comunidade, sobretudo, um público específico: os(as) jovens faxinalenses. Estes, sobre o território em que vivem, apontaram seus anseios na atualidade e suas perspectivas para o futuro.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T18:13:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 williansimoes2009.pdf: 1257004 bytes, checksum: 6a99d8179b774ff487bbbae8e60a0520 (MD5) Previous issue date: 2009-06-10en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGestão do Território : Sociedade e Naturezapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação Mestrado em Gestão do Territóriopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomunidades tradicionais de Faxinaispor
dc.subjectgestão de políticas públicas educacionaispor
dc.subjectterritóriopor
dc.subject(multi)territorialidadepor
dc.subjectjuventudepor
dc.subjectfaxinais traditional communitieseng
dc.subjectmanagement of educational public pPoliticseng
dc.subjectterritoryeng
dc.subject(multi) territorialityeng
dc.subjectyoutheng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApor
dc.titleCOMUNIDADES TRADICIONAIS DE FAXINAIS E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ: COMPREENDENDO TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADESpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Mestrado em Gestão do Território

Files in This Item:
File SizeFormat 
williansimoes2009.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.