Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/559
metadata.dc.type: Dissertação
Title: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DA QUALIDADE VISUAL DA PAISAGEM NA FLONA-IRATI/PR.
metadata.dc.creator: Ferronato, Melânia Zampronho
metadata.dc.contributor.advisor1: Floriani, Nicolas
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Salete Kozel
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Silvia Méri
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho vem a discutir os diferentes tipos de métodos de interpretação da paisagem, visto que é a forma de como idealizar tramites de discussão da paisagem dentro do contexto da Geografia. Os professores podem ter como auxílio critérios metodológicos para se caracterizar como um agente ou ator da paisagem em saídas de campo ou até mesmo em explicações em sala de aula. Fala-se, portanto, do desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos (que se dá pela percepção e inteligência do indivíduo) mediado e direcionado conforme os projetos acadêmico-pedagógicos do ensino superior. Os métodos de investigação estão cada vez mais dependendo da tecnologia, afastando o observador do campo. Com isso, o objetivo desta pesquisa era avaliar a percepção e representação espacial da qualidade visual da paisagem (QVP) em uma unidade de conservação FLONA-IRATI/PR. A FLONA (Floresta Nacional de Irati) localizada na região centro-sul do Paraná a, 150 km da capital Curitiba, com coordenadas geográficas são 25 25’ latitude sul, 50 36’ de longitude oeste e 25 17’ de altitude sul, 50º 30’ longitude oeste. (MAZZA, 2006). Faz limite com Irati, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Texeira Soares (ICMbio/FLONA, 2011). Foi selecionada como campo de pesquisa por sua grande importância ambiental, social e cultural. O conteúdo metodológico aplicado aos alunos tinha como meta nos questionários a descrição das: formas de vegetação, formas de relevo, tipos de solo, tipos de rocha, formas de erosão, edificações; e por outro, interpretando as qualidades inerentes a cada elemento (diversidade, repetição, unidade e mudança) percebido (ou não) e registrado em fotografia, destacados do contexto geográfico e descrevendo as hierarquias conforme a matriz valorativa culturalmente impressa em cada indivíduo. Pesquisa fundamentada para uso nos alunos de ensino superior como um aporte teórico metodológico de interpretação da qualidade visual da paisagem pelos professores. Fatores levantados pelos alunos durante as saídas que necessitam ser revistos pelos órgãos públicos da Unidade de Conservação focando benfeitorias ao Plano de Manejo.
Abstract: The present study is to discuss the importance of methods of interpreting the reality, which is seen as a way to devise procedures of discussion of the landscape within the context of Geography. Professors may have which aid methodological criteria to qualify as an agent or actor of the landscape in field trips or even explanations in the classroom. It approaches of the development of abilities (which gives the individual) mediated and directed according to the academic and educational projects in higher education. The research methods are increasingly depending on technology, leading the observer away of the field. Debating the new technologies, the geographer must know clearly the items required for the verification of the landscape formed by the set of natural and cultural forms. Fot this, the aim of this study was to assess the perception and spatial representation of visual quality of the landscape (QVP) in a protected FLONA-IRATI/PR. The National Forest (National Forest Irati) located in central-south region of Paraná, 150 km from the capital Curitiba, with geographical coordinates 25 36’ west longitude and 25 17’ elevation south 50 30’ west longitude. (MAZZA, 2006) It has bordes on Irati, Fernades Pinheiro, Imbil, Teixeira Smith (ICMBio, National Forest, 2011). Was selected as a research field for its great rele environmental, social and cultural relevance. The methodological content applied to the students as a goal in the description of the: forms of vegetation, landform, soil types, rock types, forms oferosion, buildings, and second, interpreting the qualities inherent in each element (diversity, repetition, unity and change) perceived (or not) and recorded in photography, highlighted the geographical context and describing the hierarchies as culturally evaluative matrix printed on each individual. Research based on the students of higher education to use it as a theoretical method of interpretation of the visual quality of the landscape by the teachers. Factors raised by students during the outputs that need to bereviewed by government agencies of conservation Units focusing improvements to the management Plan.
Keywords: paisagem
capacidade cognitiva
método QVP
FLONA
landscape
cognitiv capacity
method QVP
FLONA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Gestão do Território : Sociedade e Natureza
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Mestrado em Gestão do Território
Citation: FERRONATO, Melânia Zampronho. AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DA QUALIDADE VISUAL DA PAISAGEM NA FLONA-IRATI/PR.. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território : Sociedade e Natureza) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grosaa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/559
Issue Date: 23-Mar-2012
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Mestrado em Gestão do Território

Files in This Item:
File SizeFormat 
Melania Ferronato.pdf4.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.