Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ornat, Marcio Jose
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742405T6por
dc.contributor.referee1Silva, Joseli Maria
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708694T656920261987por
dc.creatorSantos, Adelaine Ellis Carbonar dos
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4401033A3por
dc.date.accessioned2017-07-21T18:15:17Z-
dc.date.available2015-06-01
dc.date.available2017-07-21T18:15:17Z-
dc.date.issued2015-03-20
dc.identifier.citationSANTOS, Adelaine Ellis Carbonar dos. “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território : Sociedade e Natureza) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/568-
dc.description.abstractThis research shows how the discourse of teachers in relation to homosexualities composes the school environment in Ponta Grossa, Paraná. To give intelligibility to the chosen phenomenon, there were 17 interviews with 17 teachers who work /worked in public high schools of that city. The interviews show that homophobia is an element that constitutes the school environment through power relations that are embedded in the teachers speeches. Also, we conclude not only the school environment as a interdicted space for homossexuals, but also the higher education institutions, as high school drop out contributes to the non-completion of basic education. Still, the initial teacher education is marked by the absence of discussions regarding the issue so that affect the approach to sexuality in school, although a portion of teachers affirms the importance of this issue when considering the recognition of homosexualities as an important aspect in the social and educational development. This recognition given to the theme enables teaching practice aimed at destabilizing heteronormative standards at the time they understand the homosexualities as a valid form of sexual expression as much as heterosexuality, giving to the school environment one of the possibilities of subversion of the standard.eng
dc.description.resumoEsta pesquisa evidencia como o discurso de docentes em relação às homossexualidades compõe o espaço escolar em Ponta Grossa, Paraná. Para dar inteligibilidade ao fenômeno eleito, foram realizadas 17 entrevistas com 17 docentes que atuam / atuaram no Ensino Médio de escolas públicas da referida cidade. As entrevistas evidenciam que a homofobia é um elemento que constitui o espaço escolar a partir de relações de poder que estão imbricadas nos discursos docentes. Igualmente, concluímos não somente o espaço escolar como um espaço interdito para as pessoas homossexuais, mas também as instituições de nível superior, visto que a evasão escolar colabora para a não conclusão da educação básica. Ainda, a formação inicial de docentes é marcada pela inexistência de discussões referentes à temática de tal modo que prejudica a abordagem das sexualidades na escola, embora uma parcela de docentes afirme a importância do tema ao considerar o reconhecimento das homossexualidades como um aspecto importante no desenvolvimento social e educacional. Este reconhecimento atribuído à temática possibilita uma prática docente voltada à desestabilização de padrões heteronormativos no momento em que se compreendem as homossexualidades como uma forma válida de expressão sexual tanto quanto a heterossexualidade, conferindo o espaço escolar como uma das possibilidades da subversão da norma.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T18:15:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adelaine Ellis C Santos.pdf: 2293695 bytes, checksum: 1ed1e1785f50debd59351bd6e663e4ed (MD5) Previous issue date: 2015-03-20en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGestão do Território : Sociedade e Naturezapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação Mestrado em Gestão do Territóriopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecthomofobiapor
dc.subjecthomossexualidadespor
dc.subjectdiscursospor
dc.subjectespaço escolarpor
dc.subjectprática discursivapor
dc.subjecthomophobiaeng
dc.subjecthomosexualitieseng
dc.subjectdiscourseeng
dc.subjectschool spaceeng
dc.subjectdiscursive practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.title“ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Mestrado em Gestão do Território

Files in This Item:
File SizeFormat 
Adelaine Ellis C Santos.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.