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dc.contributor.advisor1Ornat, Marcio Jose
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742405T6por
dc.contributor.referee1Asari, Alice Yatiyo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783359Z6por
dc.contributor.referee2Silva, Joseli Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708694T656920261987por
dc.creatorKataoka, Caio Shigueharu
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420992P2por
dc.date.accessioned2017-07-21T18:15:19Z-
dc.date.available2015-09-16
dc.date.available2017-07-21T18:15:19Z-
dc.date.issued2015-03-31
dc.identifier.citationKATAOKA, Caio Shigueharu. TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS DE SÍMBOLOS RESIDUAIS CULTURAIS DE NIKKEYS NO NORTE DO PARANÁ. 2015. 183 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território : Sociedade e Natureza) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/573-
dc.description.abstractThis essay aims to understand how the transformations and permanencies of residual cultural symbols constitute the experiences of nikkey in Northern Paraná. The theme of japoneses culture has been little exploited by the brazilian scientific production, with most of the research involves a historical understanding of nikkey narratives, but not a geographical understanding. Thus, this research also seeks to fill this thematic gap and give visibility to nikkey group, which we conceive as being both native Japanese as Japanese descendants. Accordingly, we performed this research from the spatial area in Northern Paraná, which delimit two groupings of municipalities with significant presence of nikkey: Londrina – Maringa and Uraí –Assaí. We conducted 43 in-depth interviews with nikkey of these municipalities, both with men and with women, of first, second, third and fourth generation of Japanese,in other words, with issei, nissei, sansei and yonssei respectively, as the japanese terminology. We followed the methodology Sá (1996), the criterion of saturation to operationalize the fieldwork, where we did interviews until we get to a point where the content of the speech was repeated. Finished the process of interviews recording, we utilized the second procedure characterized by Bardin (1977) content analysis. This method oriented to producing inferences about the utterances of the interviewd through logical-semantic resource, selecting the most significant thematic units, which we called evocations. We identified a total of 749 evocations, which were organized and stored in a database, whose construction was carried out by the Libre Office software. The data showed that transformations and permanencies of residual cultural symbols differ by inter-generational, gendered, space relationships. We concluded that nikkey walk preferably in the constitution of a more Brazilian identity, when we analyze its inter-generational and gendered transformations, which were more significant than their respective permanencies. On the other hand, nikkey approach a more japanese identity when faced with cultural permanencies of municipalities groups of Londrina – Maringa and Uraí – Assaí. In general, the transformations and permanencies of residual cultural symbols of nikkey consist, in their experiences in Northern Paraná, by a dynamic balance of equivalent forces, occurring simultaneously between equitable transformations and permanencies of residual cultural symbols.eng
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo compreender como as transformações e permanências de símbolos residuais culturais constituem as vivências de nikkeys no Norte do Paraná. A temática da cultura japonesa tem sido pouco trabalhada pela produção científica brasileira, sendo que a maior parte das pesquisas envolvem uma compreensão histórica das narrativas de nikkeys, mas não uma compreensão geográfica. Assim, esta investigação também busca preencher esta lacuna temática e dar visibilidade ao grupo de nikkeys, o qual concebemos como sendo tanto os japoneses nativos como os descendentes de japoneses. Nesse sentido, realizamos esta pesquisa a partir do recorte espacial do Norte do Paraná, onde delimitamos dois agrupamentos de municípios com presença significativa de nikkeys: Londrina –Maringá e Uraí – Assaí. Realizamos 43 entrevistas em profundidade com nikkeys destes municípios, tanto com homens quanto com mulheres, de primeira, segunda, terceira e quarta geração de japoneses, isto é, com issei, nissei, sansei e yonssei respectivamente, conforme a terminologia japonesa. Seguimos a metodologia de Sá (1996) do critério da saturação para operacionalizar o trabalho de campo, onde realizamos as entrevistas até chegarmos a um ponto onde o conteúdo das falas se repetiu. Finalizado o processo de gravação das entrevistas, utilizamos o segundo procedimento caracterizado pela análise de conteúdo de Bardin (1977). Este método nos orientou à produção de inferências sobre as enunciações dos entrevistados através do recurso lógico-semântico, selecionando as unidades temáticas mais significativas, as quais denominamos de evocações. Identificamos o total de 749 evocações, as quais foram organizadas e armazenadas num banco de dados, cuja construção se fez através do programa Libre Office. Os dados demonstraram que as transformações e permanências de símbolos residuais culturais de nikkeys se diferenciam por relações inter-geracionais, enerificadas e espaciais. Concluímos que os nikkeys caminham preferencialmente na constituição de uma identidade mais brasileira, quando analisamos as suas transformações inter-geracionais e generificadas, os quais foram mais significativas do que suas permanências respectivas. Por outro lado, os nikkeys se aproximam de uma identidade mais japonesa quando se deparam com as permanências culturais dos agrupamentos de municípios de Londrina – Maringá e Uraí. De modo geral, as transformações e permanências de símbolos residuais culturais de nikkeys são constituídas, em suas vivências no Norte do Paraná, por um equilíbrio dinâmico de forças equivalentes, que ocorrem simultaneamente entre transformações e permanências equitativas de símbolos residuais culturais.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T18:15:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caio S Kataoka.pdf: 3901518 bytes, checksum: ad4a12424380bea96e8f9415f935fb02 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGestão do Território : Sociedade e Naturezapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação Mestrado em Gestão do Territóriopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectespaçopor
dc.subjectculturapor
dc.subjectcultura japonesapor
dc.subjectNikkeyspor
dc.subjectspaceeng
dc.subjectcultureeng
dc.subjectjapanese cultureeng
dc.subjectNikkeyseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleTRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS DE SÍMBOLOS RESIDUAIS CULTURAIS DE NIKKEYS NO NORTE DO PARANÁpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Mestrado em Gestão do Território

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