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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Lógica de programação: uma abordagem por meio de um jogo adaptado para alunos com deficiência visual
metadata.dc.creator: Pereira, Fernanda Veronica Fleck
metadata.dc.contributor.advisor1: Viginheski, Lúcia Virginia Mamcasz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Josie Agatha Parrilha da
metadata.dc.contributor.referee1: Grossi, Luciane
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar as contribuições do uso de um jogo didático adaptado no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Lógica de Programação para estudantes cegos. A problemática deste estudo foi: Que contribuições aadaptação do jogo de tabuleiro poderá trazer para a aprendizagem do conteúdo de Lógica de Programação para estudantes com deficiência visual? Fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico- Cultural de Vigotski (1998) e na Teoria da Formação da Ação Mental por Etapas de Galperin (2009). A metodologia adotada por esta pesquisa constituiu em uma abordagem aplicada e qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionários e observações a partir da aplicação do jogo de tabuleiro. Os resultados revelaram que o ensino de programação, para ser inclusivo, depende da atuação do docente como mediador entre os discentes e o conteúdo proposto. Além disso, é necessária a contínua exposição a situações-problemas, bem como a relação dos mesmos com ações do dia a dia que contextualizam o tema. Frente ao exposto, destacamos que os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram avanços promissores no uso do jogo de tabuleiro no ensino de lógica de programação para estudantes com deficiência visual. A incorporação desses materiais adaptados e adequadamente utilizados em sala de aula não apenas promove a inclusão dessas pessoas nas atividades, mas também contribui para aprimorar a qualidade do ensino. Ao oferecer aos estudantes um ensino contextualizado e adaptado às suas necessidades, é possível melhorar a efetividade do ensino e da aprendizagem, além de torná-los mais autônomos nos processos educacionais.
Abstract: This master's research aimed to investigate the contributions of using an adapted didactic game in the teaching and learning process of Programming Logic content for blind students. The problem of this study was: What contributions could adapting the board game bring to the learning of Programming Logic content for students with visual impairments? It is based on the theoretical assumptions of Vygotski's Historical- Cultural Theory (1998) and Galperin's Theory of the Formation of Mental Action in Stages (2009). The methodology adopted by this research constituted an applied and qualitative approach. Data collection took place through questionnaires and observations based on the application of the board game. The results revealed that programming teaching, to be inclusive, depends on the teacher's role as a mediator between students and the proposed content. Furthermore, continuous exposure to problem situations is necessary, as well as their relationship witheveryday actions that contextualize the topic. In view of the above, we highlight that the results obtained in this research demonstrated promising advances in the use of board games in teaching programming logic to students with visual impairments. Theincorporation of these adapted and appropriately used materials in the classroom notonly promotes the inclusion of these people in activities, but also contributes to improving the quality of teaching. By offering students contextualized teaching adapted to their needs, it is possible to improve the effectiveness of teaching and learning and make them more autonomous in educational processes.
Keywords: Deficiência Visual
Ensino de Programação
Lógica de Programação
Jogo de Tabuleiro
Visual impairment
Programming Teaching
Programming logic
Board game
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: PEREIRA, Fernanda Veronica Fleck. Lógica de programação: uma abordagem por meio de um jogo adaptado para alunos com deficiência visual. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4074
Issue Date: 25-Aug-2023
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