Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1195
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ESTADO DO PARANÁ NA MODALIDADE DE SEMANAS PEDAGÓGICAS 2007-2014: UMA ANÁLISE A PARTIR DA AVALIAÇÃO DOS PEDAGOGOS
Other Titles: Continuing Education Program of the State of Paraná Teachers in the modality of Pedagogical Weeks 2007-2014: an analysis based on the evaluation of pedagogues
metadata.dc.creator: Justus, Michélle Barreto
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandalise, Mary ângela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Both, Ivo José
metadata.dc.contributor.referee2: Flach, Simone de Fátima
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma análise do programa de formação continuada de professores do Estado do Paraná, na modalidade de Semanas Pedagógicas 2007-2014, a partir da avaliação dos pedagogos. O objetivo da pesquisa foi analisar o programa de formação de professores na modalidade de Semanas Pedagógicas desenvolvida em escolas públicas de Ponta Grossa no referido período, tendo como questão norteadora: qual é a avaliação dos pedagogos das escolas públicas estaduais sobre o programa de formação continuada de professores, proposto pela SEEDPR, na modalidade de Semanas Pedagógicas, no período de 2007 a 2014? O campo de pesquisa foram escolas estaduais de Ponta Grossa, e os sujeitos participantes foram professores pedagogos que atuam na rede estadual há pelo menos 07 anos, os quais foram selecionados por meio de amostragem proporcional ao porte das escolas. Os objetivos específicos foram: a) caracterizar o programa de formação continuada de professores proposto pela SEED/PR para as escolas públicas estaduais paranaenses; b) investigar os significados da avaliação do programa de formação continuada de professores atribuídos pelos pedagogos das escolas públicas estaduais do município de Ponta Grossa; c) discutir as potencialidades e fragilidades das Semanas Pedagógicas do programa de formação continuada de professores evidenciados nos resultados do processo avaliativo realizado com os pedagogos das escolas e d) apontar as contribuições, perspectivas e desafios para o desenvolvimento de um programa de formação continuada de professores voltados à melhoria da formação continuada e do ensino das escolas públicas paranaenses. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso avaliativo, e os procedimentos escolhidos foram análise documental e questionário, composto por questões abertas e fechadas. As questões foram tabuladas, categorizadas e analisadas, considerando as dimensões: relevância dos temas propostos, adequação dos materiais disponibilizados, as orientações metodológicas da SEED para a realização das atividades, o desenvolvimento das atividades propostas no interior da escola e as contribuições dos estudos para o trabalho docente e para o trabalho pedagógico. O referencial teórico foi construído em diálogo com autores de referência quanto aos pressupostos epistemológicos de avaliação educacional e avaliação de políticas e programas, como Afonso (2009; 2010; 2011), Guba e Lincoln (2011), Draibe (2001), Belloni (2001), Ferreira e Tenório (2010) e Fernandes (2011); e os autores Nóvoa (2002), Tardif (2002), e Araújo; Araújo e Silva (2015) quanto aos fundamentos sobre a formação continuada de professores, entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que houve diferentes concepções de formação continuada nos dois períodos avaliados, ou seja, no desenvolvimento das semanas pedagógicas nos governos de Roberto Requião (2007-2010) e Beto Richa (2011-2014), o que expressa os pressupostos nos quais se assentaram as políticas para educação no Paraná no período em que governaram. As semanas pedagógicas realizadas no período 2007-2010 foram melhor avaliadas pelos pedagogos do que no período 2011-2014. As fragilidades observadas neste estudo indicam a necessidade de se alcançar patamares mais significativos de eficiência, eficácia e efetividade institucional e social, o que sugere algumas reformulações para o desenvolvimento dessa modalidade de formação continuada de professores nas escolas públicas estaduais paranaenses.
Abstract: This paper presents an analysis of the continuing education program of the State of Paraná teachers, in the modality of Pedagogical Weeks 2007-2014, based on the evaluation of pedagogues. The research goal was to analyze the teacher training program in the modality of Pedagogical Weeks developed in public schools of Ponta Grossa in the period, with the guiding question: what is the assessment of public schools' pedagogues on the continuing education program of teachers, proposed by the SEED-PR, in the modality of Pedagogical weeks, from 2007 to 2014? The research field were state schools of a Paraná county, and the subjects participants were pedagogues teachers who work in the state system for at least 7 years, which were selected by sampling proportional to the size of the schools. The specific objectives were: a) to characterize the continuing education program for teachers proposed by SEED / PR for the public schools of Paraná; b) to investigate the meanings of the assessment of the continuing education program for teachers assigned by the pedagogues of public schools of Ponta Grossa; c) to discuss the potentialities and weaknesses of Pedagogical Weeks of continuing education program of evidenced teachers on the results of the evaluation process carried out with the schools pedagogues and d) to point out the contributions, perspectives and challenges for the development of a continuing education program for teachers aiming the improvement of continuous training and education of the state's public schools. The research was conducted in a qualitative approach, a case study evaluation was lead, and the procedures used were documental analysis and questionnaire consisting of open and closed questions. The questions were tabulated, categorized and analyzed, considering the dimensions: relevance of the themes, adequacy of available materials, SEED's methodological guidelines to carry out the activities, the development of the proposed activities within the school and the contributions of the studies for the teaching and pedagogical work. The theoretical framework was built in dialogue with leading authors about the epistemological assumptions of educational assessment and evaluation of policies and programs, such as Afonso (2009; 2010; 2011), Guba and Lincoln (2011), Draibe (2001), Belloni (2001 ), Ferreira and Tenório (2010) and Fernandes (2011); and Nóvoa authors (2002), Tardif (2002) and Araujo;Araújo and Silva (2015) about the fundamentals of the continuing education of teachers, among others. The research results indicate that there were different conceptions of continuing education in both evaluated periods, in other words, in the development of pedagogical weeks in the governments of Roberto Requião (2007-2010) and Beto Richa (2011-2014), which expresses the assumptions on which the policies for education setled in Paraná in the period they ruled. Pedagogical weeks in the period 2007-2010 were best evaluated by pedagogues than in 2011-2014. The weaknesses observed in this study indicate the need to achieve more significant levels of efficiency, efficacy and institutional and social effectiveness, which suggests some adjustments to the development of this modality of continuing education for teachers in public schools of Paraná.
Keywords: Avaliação educacional
Avaliação de políticas e programas educacionais
Formação continuada de professores
Pedagogos
Semanas pedagógicas.
Educational evaluation. Evaluation of policies and educational programs. Continuing education of teachers. Pedagogues. Pedagogical weeks
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: JUSTUS, Michélle Barreto. Continuing Education Program of the State of Paraná Teachers in the modality of Pedagogical Weeks 2007-2014: an analysis based on the evaluation of pedagogues. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1195
Issue Date: 21-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Michelle Barreto Justus.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.