Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1223
metadata.dc.type: Dissertação
Title: ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA CIDADE DE PONTA GROSSA/PR
Other Titles: Physical activity and health in the school context: the lessons of Physical Education of high school in the State public schools of the city of Ponta Grossa/PR
metadata.dc.creator: Luz, Evenilson Silvestre da
metadata.dc.contributor.advisor1: Finck, Silvia Christina Madrid
metadata.dc.contributor.referee1: Tassa, Khaled Omar Mohamad El
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Gilmar de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto os conhecimentos relacionados à atividade física e a saúde desenvolvidos nas aulas de Educação Física do ensino médio. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A questão central da pesquisa que buscamos responder é: Quais conhecimentos relacionados à atividade física e a saúde são desenvolvidos nas aulas de Educação Física do ensino médio? As questões que norteiam a pesquisa são: Quais são os pressupostos teóricos metodológicos relacionados à atividade física e a saúde apontados nos Documentos Oficiais da Educação Básica (BRASIL, 1999, 2000, 2006; PARANÁ, 2008, 2012)? Quais são os conhecimentos dos alunos do ensino médio relacionados à atividade física e a saúde? A pesquisa tem os seguintes objetivos: a) Analisar os conhecimentos relacionados à atividade física e a saúde desenvolvidos nas aulas de Educação Física do ensino médio; b) Examinar os pressupostos teóricos metodológicos relacionados à atividade física e a saúde apontados nos Documentos Oficiais da Educação Básica (BRASIL, 1999, 2000, 2006; PARANÁ, 2008, 2012); c) Identificar quais são os conhecimentos dos alunos do ensino médio relacionados à atividade física e a saúde. A fundamentação teórica da pesquisa foi consubstanciada por estudos referentes aos pressupostos da educação para o ensino médio (SAVIANI, 1996, 1999; TONET, 2012a, 2012b, 2013; BRASIL, 2013); a Educação Física no ensino médio na perspectiva da aptidão física e da saúde (MOREIRA, 2001, 2006; PALMA, 2007; FINCK, 2010a, 2010b, 2014; RECK, 2012; CARRANO; DAYRELL, 2013; NAHAS, 2013; OLIVEIRA, 2014). A metodologia da pesquisa seguiu os parâmetros estabelecidos por Cervo, 1983; Triviños, 1987; Marconi e Lakatos (2003) e Barros e Lehfeld, (2007). A pesquisa foi realizada em três (3) escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa/PR, tendo como sujeitos participantes nove (9) professores de Educação Física que atuam no ensino médio e trezentos e dez (310) alunos do 3º ano do ensino médio. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a análise documental, a entrevista e o questionário. Os dados foram sistematizados e analisados de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultados da pesquisa apontamos os seguintes: a crescente procura pelas atividades de baixo gasto calórico e pronunciamento do sedentarismo, entre os alunos do 3º ano do ensino médio, tem estreita relação com a falta de conhecimento sobre os reais benefícios da atividade física para a saúde; o potencial de escolhas de atividades físicas está associado às experiências vivenciadas pelos alunos durante a educação básica; há divergências na proposição de conteúdos e conhecimentos para o ensino médio apresentados pelos professores de Educação Física pronunciando a lacuna na formação dos alunos do 3º ano do ensino médio, os quais apresentam dificuldades para responder criticamente aos apelos do consumo e da mídia e a consequente adoção de hábitos saudáveis pautadas no direito de viver bem.
Abstract: This research has the object study the knowledge related to physical activity and health developed in the Physical Education classes of high school. The research is characterized like qualitative. The problematic question to be investigated is: What knowledge related to physical activity and health are developed in Physical Education high school? The questions that guide the research are: What are the theoretical and methodological assumptions related to physical activity and health appointed the Official Documents of Basic Education (BRAZIL, 1999, 2000, 2006; PARANÁ, 2008, 2012)? What are knowledge and habits of high school students related to physical activity and health? The research objectives were: a) Review the knowledge related to physical activity and health developed in Physical Education high school; b) Examine the theoretical and methodological assumptions related to physical activity and health appointed the Official Documents of Basic Education (BRAZIL, 1999, 2000, 2006; PARANÁ, 2008, 2012); c) Identify what are the knowledge and the habits of high school students related to physical activity and health. The theoretical basis of the research was substantiated by related studies: the assumptions of education for high school (SAVIANI, 1996, 1999; TONET, 2012a, 2012b, 2013; BRAZIL, 2013); the Physical Education in high school from the perspective of physical fitness and health (MOREIRA, 2001, 2006; PALMA, 2007; FINCK, 2010a, 2010b, 2014; RECK, 2012; CARRANO; DAYRELL, 2013; NAHAS, 2013; OLIVEIRA, 2014). The research methodology followed the parameters settled down by Cervo, 1983; Triviños, 1987; Marconi, Lakatos (2003); Barros, Lehfeld, 2007. The research was conducted in three (3) schools from public schools in the city of Ponta Grossa/PR, the participant‟s subjects were nine (9) Physical Education teachers who work in high school and three hundred ten (310) students of the 3rd year of high school. As research instruments were used document analysis, questionnaire and interview. The data will be systematized and analyzed according to the premises of Content Analysis (BARDIN, 2011). As results of the research show: The demand crescent for activities with low caloric expenditure and sedentary lifestyle statement, between the students of 3rd years of high school, are related to the lack of knowledge about the real benefits of physical activity for health; the potential choices of physical activities is associate with experiences lived by the students during the basic education; there are differences in the content proposition and knowledge for high school presented by Physical Education teachers pronouncing the gap in formation of the students of 3rd years of high school, which present difficulties to answer critically the appeals of the consumer and the media and the consequent adoption of healthy habits ruled the right to live well.
Keywords: Educação Física
atividade física
aulas de Educação Física
saúde
Ensino Médio
Physical Education
physical activity
Physical Education classes
health
high school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LUZ, Evenilson Silvestre da. Physical activity and health in the school context: the lessons of Physical Education of high school in the State public schools of the city of Ponta Grossa/PR. 2016. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1223
Issue Date: 12-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Evenilson Silvestre da Luz.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.