Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1243
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Afetividade e cognição no ensino médio: a desconstrução do racionalismo pedagógico
metadata.dc.creator: Uller, Waldir
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosso, Ademir José
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Diana de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Berger, Maria Virginia Bernardi
metadata.dc.description.resumo: Esta Dissertação relata uma investigação desenvolvida na Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem, apresentada ao curso de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Analisa o que se passa na sala de aula da 2ª série do Ensino Médio, investigando o papel da afetividade nas inter-relações entre o aluno, professor e o conhecimento. Destaca fenômenos identificados que interferem no aprendizado do aluno no contexto da sala de aula. Através dos estudos das obras de Piaget, defende a unidade entre afeto e cognição em situação de aprendizagem. Questiona as situações em que a afetividade é determinante na construção do conhecimento na adolescência e que situações de sala de aula resultam em sucesso ou fracasso do aluno no processo de aprendizagem. A investigação objetiva levantar informações sobre a interferência da emoção no cotidiano escolar, destacar situações de aprendizagens escolares em contexto emocionalmente positivo ou negativo e diagnosticar dificuldades escolares que estão associadas aos contextos ou forma dos professores conduzirem suas aulas. Levanta como hipótese a de que, na educação e na aprendizagem, a afetividade está associada com a razão, o estado emocional afeta na cognição e o professor pode dificultar ou facilitar o aprendizado. Utiliza uma metodologia com enfoque fenomenológico com abordagem de pesquisa qualitativa. Destaca como instrumentos a observação direta, entrevista, questionário e autoscopia. Aponta as informações em dois blocos temporais: experiências anteriores e atuais em contextos escolares, positivas e negativas. Traça como categorias de análise: pertencimento/descentração; praxeologia/economia de conduta e valor. Apresenta como resultado novas indagações e confirma as hipóteses levantadas, mostrando que há relação direta entre afetividade e cognição, resultado comprovado pelas categorias utilizadas.
Abstract: The present dissertation reports an investigation developed on a Line of Teaching Knowledge Research, introduced to the Masters degree in Education, at Universidade Estadual de Ponta Grossa. The dissertation analyses what passes inside the second grade classroom, from High School, investigating the affectiveness role in the interrelations between student, teacher and, knowledge. It points up the problem which interferes in the students’ learning in the classroom context. By the studies of Piaget’ s works, it defends the unity between emotion and cognition in a learning situation. Questions the situations in which the affectiveness is determinant in the adolescence knowledge construction and, classroom situations result in the student’ s success or failure, inside the learning process. The investigation objectives it raises informations about the interference of emotion in the school everyday, it points up situations of scholarly learnings through an emotionally positive or negative context and diagnosis the scholarly difficulties which are associated with the contexts or the way teachers conduct their classes. It brings as hypotheses that in education and, in learning, the affectiveness is associated with the reason, the emotional state affects in the cognition and the teacher can difficultate or facilitate the learning. It utilizes a methodology with a phenomenological focus and, with an approach of qualitative research. It points up as instruments, the direct observation, interview, questionnaire and, autoscopy. It aims the informations in two temporal blocks: previous and present experiences, in scholarly contexts, and also positive and negative experiences. It plots as categories of analyses: belonging/descentration; praxeology/economy of conduct and value. Presents as result new indagations and, confirms the hypotheses brought, showing that there is a direct relation between affectiveness and cognition. This result is proven by the categories which were utilized
Keywords: Ensino-aprendizagem
afetividade
cognição
ensino médio
Teaching-knowledge
affectiveness
cognition
high school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ULLER, Waldir. Afetividade e cognição no ensino médio: a desconstrução do racionalismo pedagógico. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1243
Issue Date: 25-Apr-2006
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Waldir Uller.pdf451.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.