Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1308
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE PONTA GROSSA: (RE) PRODUÇÃO CULTURAL E DISTINÇÃO SOCIAL (1971-1995) |
metadata.dc.creator: | Vendrami, Georgeana Lanzini |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Campos, Névio de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Osinski, Dulce Regina Baggio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Subtil, Maria José |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação analisa o projeto cultural e educacional do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves (CDM) no período circunscrito entre 1971 e 1995, enfatizando os aspectos que determinaram o processo de sua fundação, bem como os agentes sociais (intelectuais) que o organizaram. Apoia-se nos autores da História Cultural para problematizar as fontes escritas e orais que compõem o corpus documental que, associado à história do ensino de música nos conservatórios europeus e brasileiros e às discussões sobre a natureza do processo educativo dessas instituições, é utilizado para a reconstituição da história institucional do CDM e das experiências de educação musical empreendidas nesse espaço cultural. À luz das considerações de Pierre Bourdieu relacionadas à história da arte e às lutas culturais/simbólicas presentes na sociedade, é possível afirmar que os grupos que atuaram no CDM estabeleceram uma visão de arte, de música e de educação musical que conformou uma disposição ou um habitus estético entre aqueles que consumiam tais bens culturais, assim como usaram esses capitais simbólicos como estratégia para serem reconhecidos como distintos entre os outros estratos sociais de Ponta Grossa. |
Abstract: | This dissertation analyses the cultural and educational project represented by the Maestro Paulino Martins Alves Musical and Dramatic Conservatory (CDM) in the period between 1971 and 1995, focusing on aspects related to the foundation of this institution and on the social (intellectual) agents responsible for it. The analysis draws on Cultural History authors in order to put into discussion the written and oral sources of the documentary corpus that, associated to the history of music teaching in Brazilian and European conservatories and to discussions on the nature of the educational process of such institutions, is used to econstruct both the institutional history of the CDM and the music education experiences carried out within this cultural space. In the light of considerations by Pierre Bourdieu related to art history and cultural/symbolic struggles present in society, it is possible to affirm that the groups that worked at the CDM established a view of art, music and music education that induced a disposition or aesthetic habitus amongst those who consumed such cultural goods. Furthermore, such groups used this symbolic capital as a strategy to be recognised as a distinguished social stratum in the city of Ponta Grossa. |
Keywords: | cultura conservatório de música educação musical culture conservatory of music music education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | VENDRAMI, Georgeana Lanzini. CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE PONTA GROSSA: (RE) PRODUÇÃO CULTURAL E DISTINÇÃO SOCIAL (1971-1995). 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2010. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1308 |
Issue Date: | 10-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Georgeana Lan.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.