Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1333
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Other Titles: The mathematical modeling as a methodology of teaching and learning in the early years of elementary school
metadata.dc.creator: Kaviatkovski, Marinês Avila de Chaves
metadata.dc.contributor.advisor1: Burak, Dionisio
metadata.dc.contributor.referee1: Guerios, Ettiene Cordeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Brandt, Célia Finck
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta e possibilita uma análise de como a Modelagem Matemática vem sendo inserida no contexto escolar, no âmbito de uma investigação que busca responder que contribuições a inserção da Modelagem Matemática, como uma metodologia de ensino e aprendizagem, pode oferecer ao ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O delineamento da pesquisa é de natureza qualitativa. Os dados apresentados foram obtidos por meio de uma pesquisa exploratória. Os objetivos da pesquisa foram: a) Contribuir com a inserção da Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino e aprendizagem no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) Apontar, após reflexões analíticas, as explicitações dos professores relacionadas às perspectivas de utilização da Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizaram-se como fundamentação teórica as contribuições de Miorim (1998), que discute a História da Educação Matemática, de autores que discutem a natureza e metodologia da Educação Matemática (Rius, 1989a, 1989b; Kilpatrick 1996), autores que fundamentam os aspectos e análise dos dados de uma pesquisa qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994; Bardin, 2011), autores que discutem a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática (D’Ambrosio, 1999; Burak, 1992, 2010; Barbosa 2001; Meyer, 2007; Burak; Klüber, 2008, 2010), bem como autores que discutem a Educação e a formação do professor (Freire, 1981, 2005; Libâneo, 2006; Nacarato; Mengali; Passos, 2009). A pesquisa envolveu a análise de manifestações de professores após concluírem um curso de formação em serviço envolvendo a Modelagem Matemática, assim como a análise de trabalhos desenvolvidos com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo uma perspectiva de Modelagem Matemática. Os resultados da pesquisa indicam que no âmbito dos anos iniciais: a) a Modelagem é uma tendência metodológica que oferece contribuições ao processo de ensino da Matemática; b) os professores explicitam diferentes perspectivas de uso da Modelagem.
Abstract: This work presents and enables an analysis of how the Mathematical Modeling is being inserted in the scholar context, on the ambit of an investigation that seeks to answer which contributions the insertion of Mathematical Modeling, as a methodology of teaching and learning, can offer in the early years of elementary school? The delimitation of this research is predominantly of qualitative nature. The data presented was obtained using an exploratory research. The objectives of the research were: a) Contribute with the insertion of Mathematical Modeling as a methodology of teaching and learning in the ambit of the early years of elementary school; b) Point, after analytical reflections, the clarifications made by the teachers related to the perspectives of utilizing the Mathematical Modeling in the early years of elementary school. It was utilized as theoretical fundamentation the contributions from Miorim (1998) who discusses the History of the Mathematical Education, from authors who discuss the nature and methodology of the Mathematical Education (Rius, 1989a, 1989b; Kilpatrick 1996), authors who underlie the aspects and analysis of data from a qualitative research (Bogdan; Biklen, 1994; Bardin, 2011), authors who discuss the Mathematical Modeling in the ambit of the Mathematical Education (D’Ambrosio, 1999; Burak, 1992, 2010; Barbosa 2001; Meyer, 2007; Burak; Klüber, 2008, 2010), as well as authors who discuss the Education and formation of the teacher (Freire, 1981, 2005; Libâneo, 2006; Nacarato; Mengali; Passos, 2009). The research involves the analysis from teacher manifestations after concluding a formation course in service involving the Mathematical Modeling, as well as the analysis of works developed with students from the early years of elementary school, according to a Mathematical Modeling perspective. The results of the research indicate that in the ambit of early years: a) Modeling is a methodological tendency that offers contributions to the process of teaching; b) teachers explicit different perspectives of the use of Modeling.
Keywords: Modelagem Matemática
Educação Matemática
Anos Iniciais
Mathematical Modeling
Mathematical Education
Early years
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: KAVIATKOVSKI, Marinês Avila de Chaves. The mathematical modeling as a methodology of teaching and learning in the early years of elementary school. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1333
Issue Date: 30-Mar-2012
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marines Kaviatkovski.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.