Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1334
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIDA PARA ADOLESCENTES: POSSIBILIDADES E LIMITES
metadata.dc.creator: Roggenkamp, Carla Irene
metadata.dc.contributor.advisor1: Subtil, Maria José
metadata.dc.contributor.referee1: Trojan, Rose Meri
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma análise das práticas musicais no ambiente de uma instituição que acolhe adolescentes em situação de risco pessoal e social. O objetivo da pesquisa foi investigar as relações das adolescentes envolvidas com o repertório musical clássico, popular e midiático, desvelar as contradições do contexto institucional no que se refere às funções atribuídas à arte e à música, bem como verificar em que medida as práticas de educação musical voltadas a este público podem contribuir ou não para a superação da realidade social vivida. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico o Materialismo Histórico e Dialético (MARX, ENGELS, 1999, 2008; MARX, 2006, 2008; MÉSZÁROS, 2002; CHAUÍ, 2007; KOSIK, 2010), autores que contribuíram para uma fundamentação das teorias de Estado e que envolvem os aspectos gerais da instituição (GRUPPI, 1986; CARNOY, 1988; NETTO, 1992; PERONI, 2006; GRANEMANN, 2009; REZENDE, 2009; IAMAMOTO, 2010), e autores que discorrem sobre as concepções estéticas e educacionais a partir de uma perspectiva crítica (VÁZQUEZ, 1978; CANCLINI, 1984; FISCHER, 1987; PEIXOTO, 2003). A coleta e a análise de dados deram-se através das práticas de educação musical realizadas pela pesquisadora, enquanto professora de música, no ambiente institucional, e da observação deste cenário ao longo de dois anos consecutivos. Este trabalho parte do pressuposto que a educação musical, e a educação para as artes em geral, podem e devem contribuir para um maior desenvolvimento do senso crítico da população atendida de modo a contribuir para a gestação da transformação social.
Abstract: This paper presents an analysis of the musical experiences developed by teenagers which find themselves at social and personal risk that are put under an institution’s care. The objective of this research was to investigate the relations between the teenagers and the classic, pop and mediatical emissions musical repertory, to reveal the contradictions inside the institution related to the functions granted to arts and music, also to verify in which measure the musical education techniques applied to this public can or not contribute to overcome this social reality. Were used as theoretical methodological references the Dialectical and Historic Materialism (MARX, ENGELS, 1999, 2008; MARX, 2006, 2008; MÉSZÁROS, 2002; CHAUÍ, 2007; KOSIK, 2010), authors that contributed with the bases for the State theories and that are related to the institution’s general aspects (GRUPPI, 1986; CARNOY, 1988; NETTO, 1992; PERONI, 2006; GRANEMANN, 2009; REZENDE, 2009; IAMAMOTO, 2010), and authors that write about the educational and aesthetics conceptions from critic perspective VÁZQUEZ, 1978; CANCLINI, 1984; FISCHER, 1987; PEIXOTO, 2003).The gathering and analysis of the data happened through the observation of the results achieved by the application of musical education techniques by the researcher, a music teacher, inside institution for a two years period. This paper assumes that musical education, and arts education in general, can and should contribute for a greater critical sense development among the attended population in order to lead to social transformation.
Keywords: Adolescentes em situação de risco
Repertório musical
Práticas de educação musical
Políticas sociais
teenagers in a risky situation
musical repertory
musical education techniques
social policies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ROGGENKAMP, Carla Irene. PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIDA PARA ADOLESCENTES: POSSIBILIDADES E LIMITES. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1334
Issue Date: 4-Apr-2012
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carla Irene Roggenkamp.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.