Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jovino, Ione da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758678T5pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria Anória de Jesus-
dc.contributor.referee2Couto, Ligia Paula-
dc.contributor.referee3Ferreira, Aparecida de Jesus-
dc.creatorSouza, Renan Fagundes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4365961Y2pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-16T15:41:55Z-
dc.date.available2017-10-16-
dc.date.available2017-10-16T15:41:55Z-
dc.date.issued2017-05-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Renan Fagundes. Das teias de Anse para o mundo: Áfricas e africanidades na literatura infantil e juvenil contemporânea em Lingua Espenhola. 2017. 211f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade, Subjetividade), Mestrado em Estudos de Linguagem, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2370-
dc.description.abstractThe reflections I bring in this dissertation aim to identify the traits of Africanities in children's and young people's literature in the Spanish language in its Afro-Diasporic context. To present such traits of Africanities, I had to rethink how the African matrix appears in Spanish-language short stories and in what they consist. For this, I listened in the form of categories of analysis, the found africanities. Being these categories: The representations of Ananse; The power and importance of the word for African cultures; Áfricas: memory and community; The presence of animals / characters. With regard to theoretical and methodological development, I start from the recognition of the classical studies that approach the theme of children's and youth literature during the historical trajectory of this literary genre. Such as: Támes (1990); Coelho (2000, 2006); Hunt (2010), among others. However, I focus mainly on the issues regarding the representation of the black characters, the research of Rosenberg (1985); Oliveira (2003, 2010); Gouvêa (2005); Jovino (2006); Araujo (2010, 2015); Debus (2012); among others. With regard to the theoretical elucidation of the concepts of africanities and afrocentricity, which are the guiding axes of this research, it was necessary to carry out reflective studies by discussing them with postulations of Afro-Brazilian and African researchers. Already, for the methodology of analysis of short stories, I’m based on the African praxis, postulated by Silva (2008). I’m also explain that the analysis will be done in an afro centered perspective, prioritizing Afro-diasporic theoretical basis. Regarding the corpus of this study, the works chosen were: Anancy in Limón (2002), Costa Rica and Multiculturality and Plurilingualism - Oral Tradition and multilingual education in Central and Southern Africa (2012), from Equatorial Guinea. The results point out that the researches with children and young people's literature that discuss the representation of black characters, although there are still some vestige of stereotypes, as highlighted by Rosemberg (1985), Oliveira (2003, 2010), Araujo (2010, 2015 )). It is worth emphasizing the didactic and pedagogical character of the narratives and the importance of the argumentation, articulation, developed by Ananse, the power of the word, animals and memory and community for African cultures.pt_BR
dc.description.resumoAs reflexões que trago nesta dissertação têm por objetivo identificar os traços de africanidades na literatura infantil e juvenil em língua espanhola em seu contexto afro-diaspórico. Para apresentar tais traços de africanidades, tive que repensar, de que forma a matriz africana aparece nos contos em língua espanhola e em como consistem. Para isto, elenquei em forma de categorias de análise, as africanidades encontradas. Sendo estas categorias: As representações de Ananse; O poder e importância da palavra para as culturas africanas; Áfricas: memória e comunidade; A presença de animais/personagens. No que concerne ao desenvolvimento teórico e metodológico, parto do reconhecimento dos estudos clássicos que abordam a temática da literatura infantil e juvenil no decorrer da trajetória histórica deste gênero literário. Tais como: Támes (1990); Coelho (2000, 2006); Hunt (2010), entre outros/as. Todavia, me pauto principalmente nas discussões em relação à representação das personagens negras, como se detiveram as pesquisas de: Rosemberg (1985); Oliveira (2003, 2010); Gouvêa (2005); Jovino (2006); Araujo (2010, 2015); Debus (2012); entre outros/as. No tocante à elucidação teórica dos conceitos de africanidades(s) e afrocentricidade, quais são eixos norteadores desta pesquisa, se fez necessário estudos de cunho reflexivo dialogando-os com postulações de pesquisadores/as afro-brasileiros e africanos. Já, para a metodologia de análise dos contos, me baseio na práxis da africanidade, postulada por Silva (2008). Enegreço também que a análise se fará em uma perspectiva afrocentrada, priorizando base teórica afro-diaspórica. Em relação ao corpus deste estudo, as obras escolhidas foram: Anancy en Limón (2002), da Costa Rica e Multiculturalidad y Plurilingüismo – Tradición Oral y educación plurilingüe en África Central y Austral (2012), da Guiné Equatorial. Os resultados apontam que as pesquisas com literatura infantil e juvenil que discutem sobre representação de personagens negras, por mais que se tenha avanços ainda persistem resquícios de estereótipos como destacados por Rosemberg (1985), Oliveira (2003, 2010), Araujo (2010, 2015). Vale ressaltar o caráter didático e pedagógico das narrativas e importância da argumentação, articulação, desenvolvidos por Ananse, o poder da palavra, os animais e memória e comunidade para as culturas africanas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2017-10-16T15:41:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Renan Fagundes.pdf: 14965955 bytes, checksum: fa383276f6bcac970603bf242121e506 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-16T15:41:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Renan Fagundes.pdf: 14965955 bytes, checksum: fa383276f6bcac970603bf242121e506 (MD5) Previous issue date: 2017-05-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Letras Vernáculaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantil e juvenilpt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectAfricanidadespt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectLíngua e literaturas em língua espanholapt_BR
dc.subjectChildren and youth literaturept_BR
dc.subjectTalespt_BR
dc.subjectAfricanitiespt_BR
dc.subjectLanguage and literature in Spanishpt_BR
dc.subjectAfrocentricitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleDAS TEIAS DE ANANSE PARA O MUNDO – ÁFRICAS E AFRICANIDADES NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA EM LÍNGUA ESPANHOLApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renan Fagundes.pdfdissertação completa em pdf14.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons