Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2726
metadata.dc.type: Tese
Title: Relações de currículo na formação inicial de professores: uma análise a partir das concepções de licenciandos do Curso de Letras.
metadata.dc.creator: Braga, Lucimar Araujo
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Rolkouski, Emerson
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Leila Inês Folmann
metadata.dc.contributor.referee3: couto, Ligia Paula
metadata.dc.contributor.referee4: Lucas, Lucken Bueno
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como temática o currículo educacional e como objetivo geral identificar as concepções sobre currículo e estabelecer relações desta com as concepções de ensinar, de aprender e de ser um bom professor para licenciandos do curso de Letras em uma universidade pública do interior do Paraná. Parte-se do entendimento e da prática de um currículo crítico como eixo promotor do entendimento de sociedade e de história em processo constante do sujeito. Para isso, utilizou-se Sacristán (2000) e Goodson (2013, a, b), autores respectivos que fundamentam a teoria crítica de currículo. O curso de Letras, por ser de licenciatura, está diretamente relacionado ao ensino e à aprendizagem de futuros professores, assim acredita-se que estes cursos precisam convergir suas crenças para um currículo crítico que abranja a formação educacional humana e autônoma do sujeito (ADORNO, 1985). A pesquisa é de natureza quantiqualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista. Os dados foram tratados e analisados com o auxílio da Análise Textual Discursiva e algumas técnicas de pesquisa quantitativa, como Análise de Grafos. Percebeu-se neste trajeto que as construções epistemológicas dos licenciandos estão associadas ao campo político, histórico e social e que as temáticas trazidas para as discussões e análises dos dados revelaram concepções de currículo e de educação fundamentadas por uma teoria mista de currículo tradicional e crítico.
Abstract: The main theme of this research is the educational curriculum and the general objective it is to identify the conceptions about curriculum and establish the relations with the conceptions of teaching, to get familiar with how to be a good teacher for students of Letters at a public University in Paraná. Starting from the knowledge and the enforcement of a critical curriculum as the base to understand the society and the history in an on growing process of the bloke. For this, Sacristán (2000) and Goodson (2013, a, b) were used, respective authors that base the critical theory of curriculum. The Letters Course it is directly related to teaching and learning how to be a teacher, this way, this Course need to converge all the beliefs to a critical curriculum that embrace the autonomy of the bloke. (ADORNO, 1985). The research it is qualiquantitativa and the data were collected thru questionnaires and interviews. The data were treated and analyzed with the help of Discursive Textual Analysis and some technique of quantitative research as Graf’s analysis. It was noticed along this path that the epistemological constructions of the students were incorporate with the political, historical and social field, and the themes that were brought to the discussion combine with the data analyzes revealed some conceptions about fundamental education in a mixed theory of critical and traditional curriculum.
Keywords: Currículo educacional
Cursos de Letras
Ensino
Aprendizagem
Ser professor
Educational Curriculum
Letters Course
Teaching
Learning
Be a teacher
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BRAGA, Lucimar Araujo. Relações de currículo na formação inicial de professores: uma análise a partir das concepções de licenciandos do Curso de Letras. 2018, 252f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2726
Issue Date: 3-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucimar Araujo.pdftese completa em pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons