Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2811
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise do letramento matemático e da concepção de avaliação de licenciandos em matemática: implicações das avaliações em larga escala na formação inicial docente
metadata.dc.creator: Lemes, André Guilherme Buss
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Grossi, Luciane
metadata.dc.contributor.referee1: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.contributor.referee2: Luccas, Simone
metadata.dc.description.resumo: Pensando nos aspectos que abrangem a formação de professores e nos conhecimentos fundamentais para o exercício da docência, a presente pesquisa tem como foco as implicações das avaliações em larga escala no processo de formação inicial de professores de Matemática. O objetivo maior é desvelar como as percepções que os licenciandos possuem sobre avaliação e Matemática implicam nos processos e nas habilidades subjacentes ao letramento matemático. A pesquisa é de natureza qualitativa e os sujeitos da pesquisa são noventa e dois licenciandos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: questionário e instrumento de questões matemáticas do exame de avaliação do PISA 2012. Para organização e análise dos dados utilizamos Análise Textual Discursiva, Análise de Clusters, Análise de Grafos e um instrumento de análise construído a partir de conceitos identificados do próprio relatório do PISA que considera a relação dos processos matemáticos e das habilidades matemáticas fundamentais subjacentes ao letramento matemático. Com base nos referenciais que fundamentam a presente pesquisa nossos resultados desvelam que há uma lacuna entre o currículo proposto e o currículo efetivado, fruto de percepções fundamentadas em um ciclo reprodutivo, ancoradas no formalismo pedagógico. Nota-se que os licenciandos reconhecem a relevância do conhecimento matemático para uma prática emancipatória, contudo quando postos em prática, apontam um ‘‘fazer matemático’’ simplista baseado no mero emprego de algoritmos, que nos permite inferir uma formação de professores pautadas em duas categorias: ‘‘o ser professor com foco na transmissão do conteúdo’’ e ‘‘ser professor é ser educador’’. Nossos resultados revelam ainda que os licenciandos associam o seu letramento matemático principalmente ao ‘‘papel da intersubjetividade no processo de ensino e aprendizagem” relacionada aos modos de ver e conceber o ensino e as “deficiências” na formação inicial docente.
Abstract: Thinking about the aspects that comprise the training of teachers and the fundamental knowledge for teaching, this research focuses on the implications of large-scale evaluations in the process of initial training of teachers of Mathematics. The major objective is to reveal how the perceptions that the licenciandos have about evaluation and Mathematics imply in the processes and in the abilities underlying the mathematical literacy. The research is of a qualitative nature and the subjects of the research are ninety and two graduates of the degree course in Mathematics of the State University of Ponta Grossa - Paraná. The data were collected through two instruments: questionnaire and mathematical questions instrument of the PISA 2012 assessment exam. For organization and analysis of the data we used Discursive Textual Analysis, Cluster Analysis, Graph Analysis and an analysis instrument constructed from of concepts identified from the PISA report itself, which considers the relation of mathematical processes and the underlying mathematical skills underlying mathematical literacy. Based on the references that base the present research, our results reveal that there is a gap between the proposed curriculum and the actual curriculum, the result of perceptions based on a reproductive cycle, anchored in pedagogical formalism. It should be noted that the licenciandos recognize the relevance of mathematical knowledge to an emancipatory practice, but when put into practice, they point to a simplistic "mathematical doing" based on the mere use of algorithms, which allows us to infer a formation of teachers based on two categories: '' being a teacher focused on the transmission of content '' and '' being a teacher is being an educator ''. Our results also reveal that the licenciandos associate their mathematical literacy mainly with the "role of intersubjectivity in the teaching and learning process" related to the ways of seeing and conceiving teaching and "deficiencies" in initial teacher training.
Keywords: Formação inicial de professores
Letramento matemático
Avaliação
Avaliação em larga escala
Initial teacher training
Mathematical literacy
Assessment
Large scale assessment
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: LEMES, André Guilherme Buss. Análise do letramento matemático e da concepção de avaliação de licenciandos em Matemática: implicações das avaliações em larga escala na formação inicial docente. 2019. 180f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2811
Issue Date: 26-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andre Guilherme Buss Lemes.pdfdissertação completa em pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons