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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cor e rima na cidade cinza: as trajetórias juvenis do Movimento hip-hop e a paisagem urbana de Ponta Grossa - PR
metadata.dc.creator: Adami, Lucas Renato
metadata.dc.contributor.advisor1: Nabozny, Almir
metadata.dc.contributor.referee1: Torres, Marcos Alberto
metadata.dc.contributor.referee2: Demeneck, Ben-Hur
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho desenvolveu a compreensão de como as trajetórias juvenis, interiorizadas no movimento hip-hop, compõem a paisagem urbana de Ponta Grossa – PR. Portanto, tornou-se fundamental o contato com os jovens ativistas (graffiti e rap) que materializam suas trajetórias espaço-temporais pelo espaço. Deste modo, a ciência geográfica, através das conceituações de espaço e lugar, ofereceu caminhos para compreender a materialidade e o simbolismo intrínseco na construção da paisagem. Foi considerado o caráter cultural e político do movimento hip-hop em termos de origem e sua respectiva inserção na paisagem urbana. A paisagem compreendida como perspectiva imagética do espaço geográfico foi lida como um texto repleto de significados que antecedem e sucedem re-apropriações em espaços públicos. As bases estruturais da investigação foram complementadas pela compreensão da sociabilidade juvenil e do caráter translocal do movimento hip-hop. A observação participante e o diário de campo foram constantemente atualizados e complementados pelas entrevistas narrativas, fornecendo assim as informações para compreensão dos condicionantes sociais e elaboração dos núcleos centrais das linguagens exploradas. Foram expressos como resultados da pesquisa a caracterização e construção da identidade do grupo, a identificação de terminais de conexão e espaços-lugares de referência para a presença hip-hop, a transformação de espaços em lugares e a complexa esfera simbólica em torno das manifestações dos jovens ativistas. As perspectivas em torno das materializações das linguagens graffiti e rap apresentaram um mote de significados em torno da ausência de cor na cidade, fuga do cotidiano monótono e uma preocupação social com relação ao acesso a cultura por parte da sociedade alocada na periferia, resultados que foram apreendidos como consenso entre os ativistas. Todavia, a perspectiva anárquica, de liberdade, de desafio e de visibilidade está ancorada à utilização destas linguagens enquanto ferramenta de luta, não somente por espaço mas também no meio simbólico. Os núcleos centrais e o material provindo dos mesmos possibilitaram expor e explorar estes elementos que constituem a identidade do movimento e, através das trajetórias e manifestações, transformam e ressignificam o espaço e como consequência a paisagem que reflete a materialidade e a ordem social.
Abstract: This work developed an understanding of how the trajectories of young people within the hip-hop movement compose the urban landscape of Ponta Grossa - PR. Therefore, contact with the young activists (graffiti artists and rappers) who materialize their space-time trajectories through space was fundamental. Thus, the geographic science, through the concepts of space and place, offered paths to understand the materiality and the symbolism intrinsic to the construction of the landscape. The cultural and political aspect of the hip-hop movement was considered in terms of its origins and its insertion into the urban landscape. The landscape regarded as an image-based perspective of the geographic space was read as a text full of meanings that precede and succeed re-appropriations in public spaces. The structural bases of the investigation were complemented by an understanding of youth sociability and the trans-local aspect of the hip-hop movement. The participative observation and the field diary were constantly updated and complemented by narrative interviews, thus providing the information necessary to understand the social conditioners and to compose the central cores of the languages explored. The results of the research included the characterization and construction of the group identity, the identification of connection terminals and space-places of reference to the hip-hop presence, the transformation of spaces into places, and the complex symbolic sphere around the manifestations of the young activists. The perspectives around the materializations of the languages of graffiti and rap presented a number of meanings related to the lack of color in the city, escape from a monotonous daily life, and a social concern regarding the access to culture by people living in the outskirts of town, results that were a consensus among the activists. However, the anarchic perspective, of freedom, challenge and visibility is linked to the use of these languages as a tool of struggle for space, symbolically as well. The central cores and the material that they provided allowed to expose and explore the elements that constitute the identity of the movement, which through the trajectories and manifestations transform and resignify the space and, consequently, the landscape that reflects materiality and social order
Keywords: movimento hip-hop
trajetórias espaço-temporais
paisagem
hip-hop movement
space-time trajectories
landscape
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Gestão do Território
Citation: ADAMI, Lucas Renato. Cor e rima na cidade cinza: as trajetórias juvenis do Movimento hip-hop e a paisagem urbana de Ponta Grossa - PR. 2019. Dissertação ( Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2819
Issue Date: 12-Mar-2019
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