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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino de evolução humana e as questões de gênero: percepção das (os) acadêmicas (os) de Ciências Biológicas
metadata.dc.creator: Oliveira, Andréa do Carmo Bruel de
metadata.dc.contributor.advisor1: Heerdt, Bettina
metadata.dc.contributor.referee1: Tamanini, Marlene
metadata.dc.contributor.referee2: Godoy, Marcela Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Os preconceitos de gênero encontram-se impregnados em diversas áreas do conhecimento humano. A Ciência é permeada por preconceitos sociais, sexistas e androcêntricos, que reforçam a discriminação das mulheres em diferentes níveis, inclusive nos conhecimentos construídos. O objetivo desta pesquisa é compreender as percepções das/os acadêmicas/os em relação às questões de gênero no conteúdo de Evolução Humana, e as possíveis reiterações no Ensino de Evolução Humana. Destarte, partimos para a investigação com o seguinte questionamento: Quais as percepções das/os acadêmicas/os das questões de gênero no conteúdo de Evolução Humana? Como estas percepções podem influenciar no Ensino de Evolução Humana? Para esse fim, exploramos fundamentos teórico-metodológicos em obras que viabilizaram o resultado de abordagens que consideram o tema Gênero e Evolução Humana. Este estudo é de natureza qualitativa. Para a coleta de dados foi elaborada uma Unidade Didática, constituída de questionários, atividades colaborativas e mapa mental. As análises dos dados foram realizadas por meio da análise de conteúdo temática categorial. Foram elaboradas unidades de contexto e de registro para a análise do material empírico coletado. A partir dos dados analisados, houve a possibilidade de compreender que há predomínio de percepções de que o gênero orienta a Ciência e os conteúdos de Evolução Humana e há percepção de que gênero é uma classificação de características binárias, como homem/forte, mulher/fraca, por outro lado também apresentam percepções de gênero separado de ciência e ciência sem gênero. Quanto às relações na pré-história percebem que poderia ter ocorrido equidade entre homens e mulheres, outras percepções são androcêntricas em que as mulheres são consumidoras/cuidadoras e homens são produtores/protetores e conhecedores, além de relações desiguais. As percepções em relação às mudanças de comportamentos entre mulheres e homens no transcorrer da Evolução Humana apresentam homens e mulheres em relações desiguais no passado, dúvidas em relação à equidade na pré-história, binarismos e hierarquizações, mas também apresentam críticas as desigualdades entre homens e mulheres e percebem ser possível relações equânimes na pré-história. São necessárias discussões em relação às questões de gênero na Ciência e no conteúdo de Evolução Humana, pois novos olhares precisam ser trazidos as análises de gênero no Ensino de Biologia, essa mudança não acontecerá de modo imediato, é um processo longo que necessita de práticas pedagógicas desestabilizadoras das verdades postas, como as que se propõe na Pedagogia Feminista.
Abstract: Gender prejudices is impregnated in several areas of human knowledge. Science is permeated by social, sexist and androcentric prejudices that reinforce the discrimination of women at different levels, including the knowledge built. The objective of this research is to understand the students' perceptions regarding gender issues in the content of Human Evolution, and the possible repetitions in the Teaching of Human Evolution. Thus, we start with the following questioning: What are the perceptions of the academics of gender issues in the content of Human Evolution? How can these perceptions influence the Teaching of Human Evolution? To this end, we explore theoretical-methodological foundations in works that enabled the result of approaches that consider the theme Gender and Human Evolution. This study is qualitative in nature. For the collection of data, a didactic unit was elaborated, consisting of questionnaires, collaborative activities and mental map. The analysis of the data was performed through the analysis of categorical thematic content. Context and register units were developed for the analysis of the collected empirical material. From the data analyzed, it was possible to understand that there is a predominance of perceptions that the gender guides the Science and the contents of Human Evolution and there is perception that gender is a classification of binary characteristics, such as man / strong, woman / weak, on the other hand also present separate gender perceptions of science and science without gender. As far as relations in prehistory are concerned, men and women may perceive equality, other perceptions are androcentric in that women are consumers / caregivers and men are producers / protectors and connoisseurs, as well as unequal relationships. Perceptions of changes in behavior between women and men in the course of Human Evolution present men and women in unequal relationships in the past, doubts about equity in prehistory, binarisms and hierarchies, but also criticize inequalities between men and women, and realize that equitable relationships in prehistory are possible. Discussions are needed on gender issues in Science and Human Evolution content, because new looks need to be brought to gender analysis in Biology Teaching, this change will not happen immediately, it is a long process that requires pedagogical practices destabilizing truths put forward, such as those proposed in Feminist Pedagogy.
Keywords: Questões de Gênero
Ensino de Evolução Humana
Pedagogia Feminista
Gender Issues
Human Evolution Teaching
Feminist Pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Andréa do Carmo Bruel de. Ensino de evolução humana e as questões de gênero: percepção das(os) acadêmicas(os) de Ciências Biológicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2898
Issue Date: 30-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

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