Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2908
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Representações sociais do desgaste do trabalho do trabalho docente na Educação Infantil
metadata.dc.creator: Silva, Bruna Emilyn da
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosso, José Ademir
metadata.dc.contributor.referee1: Darcoleto, Carina Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Coutinho, Ângela Maria Scalabrin
metadata.dc.description.resumo: O objeto da pesquisa é o desgaste do trabalho docente na educação infantil, tendo como questão central: Qual é a representação social das professoras sobre o desgaste do trabalho docente na educação infantil? A investigação teve como objetivo identificar as representações sociais das contingências que ocasionam desgaste docente na educação infantil, a partir da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2012), e, em especial, a abordagem estrutural (ABRIC, 2003) dinâmica (JODELET, 2007) e dimensional que analisa as informações, imagens e atitudes das representações sociais. Para a fundamentação teórica da educação infantil, foi utilizado autores do campo da pedagogia da infância, a qual considera a criança como sujeito social e protagonista da história (ROCHA, 1999). As informações foram coletadas mediante entrevistas semiestruturadas para 61 professoras da educação infantil do município de Ponta Grossa – Paraná, com adaptação da técnica de triagem hierárquica sucessiva das evocações, que consiste em partir de itens previamente produzidos em uma tarefa de evocação livre de palavras. A pesquisa é de caráter plurimetodológico, que contou com procedimento quanti-qualitativos de coleta e análise das informações. Para o tratamento das informações, foi utilizada a análise de conteúdo e ainda a análise dos softwares EVOC, ALCESTE e SIMI. Os resultados indicaram que as professoras representam o desgaste docente a partir de elementos ligados aos simbolismos e à materialidade da docência, tais como: desvalorização profissional, descomprometimento familiar e salas lotadas. Na constituição do provável núcleo central, elementos funcionais predominaram nas representações, em razão da pertinência dos elementos para a eficácia da realização do trabalho docente na educação infantil. Na análise do corpus do desgaste docente, desenharam-se duas representações sociais: a) primeira que estabelece diálogo com as condições do processo de trabalho, na interlocução com a materialidade das condições de exercício da docência, na organização do trabalho no contexto da educação infantil e a desvalorização profissional, e, a b) segunda refere-se às representações relacionais de interação no processo educativo com as crianças e suas respectivas famílias, isto sugere relações com a formação dessas professoras em nível inicial e continuada.
Abstract: The research object is the exhaustion of teaching work in early childhood education, having as its central question: What is the social representation of teachers about the exhaustion of teaching work in early childhood education? The research aimed to identify the social representations of contingencies that cause teacher attrition in early childhood education, from the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 2012), and in particular the dynamic structural approach (ABRIC, 2003) (JODELET, 2007 ) and dimensional that analyzes the information, images and attitudes of social representations. For the theoretical foundation of early childhood education, authors were used from the field of childhood pedagogy, which considers the child as a social subject and protagonist of history (ROCHA, 1999). The information was collected through semi-structured interviews with 61 teachers of kindergarten in Ponta Grossa - Paraná, with adaptation of the technique of successive hierarchical screening of evocations, which consists of items previously produced in a task of free evocation of words. The research is of a plurimethodological character, which had quantitative and qualitative procedures for collecting and analyzing information. For the treatment of the information, we used the content analysis and also the analysis of the software EVOC, ALCESTE and SIMI. The results indicated that the teachers represent the teachers' exhaustion from elements linked to the symbolism and the materiality of the teaching, such as: professional devaluation, family disengagement and crowded classrooms. In the constitution of the probable central nucleus, functional elements predominated in the representations, due to the relevance of the elements to the effectiveness of the teaching work in early childhood education. In the analysis of the corpus of teacher exhaustion, two social representations were designed: a) the first one that establishes dialogue with the conditions of the work process, in the dialogue with the materiality of the conditions of teaching practice, in the organization of work in the context of early childhood education and professional devaluation, and, ab) second refers to relational representations of interaction in the educational process with children and their families, this suggests relationships with the education of these teachers at the initial and continuing levels.
Keywords: Desgaste
Educação Infantil
Professoras
Representações sociais
Trabalho docente
Wear
Child education
Teachers
Social representations
Teaching work
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Bruna Emilyn da. Representações sociais do desgaste do trabalho docente na educação infantil. 2017-2019. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2908
Issue Date: 2-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Emilyn da Silva.pdfdissertação completa em pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons