Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2936
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação institucional interna da escola e os resultados das avaliações em larga escala
metadata.dc.creator: Barbosa, Beatriz Vozniak
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Flach, Simone de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.contributor.referee2: Both, Ivo José
metadata.dc.contributor.referee3: Schneckenberg, Marisa
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou analisar se a avaliação institucional interna da escola pode constituir-se como meio para compreensão e utilização dos resultados das políticas de avaliação em larga escala nas práticas pedagógicas de escolas municipais paranaenses. A investigação, de natureza qualitativa e descritiva, adotou como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada para os coordenadores pedagógicos e o questionário para os diretores e docentes selecionados de cinco escolas da rede municipal. Para tal, foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) identificar as concepções de gestores e professores das escolas municipais sobre avaliação institucional interna da escola e avaliação em larga escala; b) averiguar como os resultados das políticas de avaliação em larga são compreendidos e utilizados pelos gestores e professores no contexto escolar; c) verificar se a avaliação institucional interna da escola, pode contribuir para melhor compreensão e uso dos resultados da avaliação em larga escala no contexto escolar; d) apontar os diferentes aspectos da possível integração entre a avaliação institucional interna e o uso dos resultados da avaliação em larga escala nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga com Afonso (2007,2009,2010), Alaiz; Góis e Gonçalves (2003), Bolívar (1994,2006), Bourdieu (2007), Brandalise (2010), Cappelletti (2002,2012), Fernandes (2008,2010), Guba e Lincoln (2011), Rodrigues (1994), Scriven (1991) Sousa (2013), entre outros. A Análise Textual Discursiva, desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007), foi a metodologia adotada na análise dos dados coletados. Os resultados apontaram, por um lado, que não há um processo de autoavaliação da escola institucionalizado, mas sim práticas isoladas de avaliação que poderiam integrá-la e, por outro, que os gestores e professores têm dificuldades de estabelecer relações entre os domínios da avaliação educacional (institucional, da aprendizagem, em larga escala), bem como reconhecer a autoavaliação institucional da escola como um processo de autoconhecimento que abrange as dimensões da gestão e organização, dos processos de ensino e de aprendizagem, da formação dos professores, da cultura escolar, dos resultados educacionais e dos contextos interno e externo. Em decorrência, tanto da ausência da autoavaliação institucional das escolas conduzida pelos próprios agentes da comunidade escolar, quanto das fragilidades conceituais sobre os fundamentos teórico-metodológicos da autoavaliação institucional da escola declaradas pelos gestores e professores, aliadas às dificuldades de compreensão do desing e dos resultados das avaliações em larga escala, pode-se inferir que não há evidências suficientes para afirmar que a avaliação institucional interna da escola pode constituir-se como meio para compreensão e utilização dos resultados das políticas de avaliação em larga escala nas práticas pedagógicas de escolas municipais paranaenses.
Abstract: This research aimed at analyzing whether the school institutional internal evaluation might be used as a means to understand and apply the results of the large scale evaluation policies to the teaching practices of municipal schools in the state of Parana. The qualitative and descriptive investigation collected data through semistructured interviews with educational coordinators and a questionnaire was applied to the directors and teachers selected in five schools from the municipal education system. The specific objectives of this study were: a) to identify the conceptions of municipal schools managers and teachers regarding the school institutional internal evaluation and large scale evaluations; b) to observe how the results of large scale evaluation policies are understood and used by managers and teachers in the school environment; c) to verify whether the school internal evaluation might contribute to a better understanding and use of the large scale evaluation results in the school environment; d) to point out different aspects of the possible integration between the institutional internal evaluation and the use of large scale evaluation results in the teaching practices developed in municipal schools. The theoretical background of the research included Afonso (2007,2009,2010), Alaiz; Góis and Gonçalves (2003), Bolívar (1994,2006), Bourdieu (2007), Brandalise (2010), Cappelletti (2002,2012), Fernandes (2008,2010), Guba and Lincoln (2011), Rodrigues (1994), Scriven (1991) Sousa (2013), among others. The discursive Textual Analysis, developed by Moraes and Galiazzi (2007) was the methodology adopted for the analysis of the data collected. The results revealed, on the one hand, the inexistence of a school institutionalized self-evaluation process, that is, isolated evaluation practices were observed that could integrate it. On the other hand, managers and teachers were seen to have difficulties to establish relations between the educational evaluation dimensions (institutional, learning, large scale) as well as to recognize the school institutional self-evaluation as a process of self-discovery that comprises the dimensions of management and organization, teaching and learning processes, teachers’ education, school culture, educational results and internal and external contexts. Therefore, the absence of a school institutional self-evaluation carried out by the agents of the school community, and the conceptual weaknesses regarding theoretical-methodological fundaments of the school institutional self-evaluation admitted by the managers and teachers, allied to the difficulties to understand the design and the results of large scale evaluations resulted in insufficient evidence to affirm that the school institutional internal evaluation might become a means of understanding and using the results of large scale evaluation results in the teaching practices of municipal schools in Parana.
Keywords: Avaliação educacional
Avaliação em larga escala
Avaliação institucional interna
Autoavaliação de escolas
Uso dos resultados das avaliações
Educational evaluation
Large scale evaluation
Institutional Internal Evaluation
School Self-evaluation
Use of evaluation results
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BARBOSA, Beatriz Vozniak. Avaliação instituição interna da escola e os resultados das avaliações em larga escala. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2936
Issue Date: 30-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ VOZNIAK BARBOSA.pdfdissertação completa em pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons