Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2987
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): ensino de língua e política linguística
Other Titles: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): ensino de língua e política linguística
metadata.dc.creator: Rocha, Joelma de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Correa, Djane Antonucci
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Joana Plaza
metadata.dc.contributor.referee2: Fraga, Letícia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva problematizar o papel que a Base Nacional Comum Curricular (2017) possibilita ao professor exercer como agente de políticas linguísticas com vistas a: destacar o posicionamento político linguístico que orienta o componente curricular Língua Portuguesa, para os ensinos infantil e fundamental, na Base Nacional Comum Curricular (2017); descrever a concepção de língua(gem) defendida no referido documento, buscando observar o modo como a Língua Portuguesa é gerida por ele e se tal abordagem de língua(gem) aponta (ou não) para a manutenção dos discursos hegemônicos sobre língua no Brasil; relacionar as políticas linguísticas presentes em tal documento com os discursos hegemônicos sobre língua no Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada corresponde ao levantamento bibliográfico e à pesquisa documental dentro da perspectiva qualitativa (OLIVEIRA, 2007; LUDKE; ANDRÉ, 2015) e considera o viés da pragmática (RAJAGOPALAN, 2014b) para as discussões dos resultados. No que corresponde ao aporte teórico adotado, abordamos os seguintes temas, apoiando-nos, principalmente, nos respectivos autores: multilinguismo no Brasil (OLIVEIRA, 2009; MAHER, 2013), política linguística e o ensino de línguas (CALVET, 2007; CORREA, 2009, 2010, 2014, 2017a, 2017b; RAJAGOPALAN, 2013), políticas linguísticas relacionadas à Língua Portuguesa (ALTENHOFEN, 2013; BUNZEN, 2011; MAHER, 2013; OLIVEIRA, 2002-2009; SILVA, CYRANKA, 2009; PINTO, 2014) e agência (DURANTI, 2004; RAJAGOPALAN, 2013). Os dados analisados demonstraram que a Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa intervém no domínio linguístico, de modo que traz uma concepção de língua(gem) que deve ser colocada em prática nos currículos. Desse modo, o documento sinaliza, principalmente, para as seguintes políticas linguísticas in vitro: a soberania da escrita e da norma padrão; a ―acolhida‖ (inevitável) à variação linguística, integrada no documento respeitando uma norma unificadora – padrão – e, nesse sentido, sinaliza também para a padronização da Língua Portuguesa. Tais políticas linguísticas in vitro se relacionam tanto com os instrumentos de planificação linguística apontados por Calvet (2007) - escrita, léxico e padronização – quanto com as hegemonias sobre língua no Brasil apontadas por Pinto (2014) - a unidade linguística (ou variação monolíngue), a hierarquia escrita/oralidade e a correspondência linear língua/escrita/cognição. Desse modo, a abordagem de língua(gem) presente no documento, aponta para a manutenção dos discursos hegemônicos sobre língua no Brasil, bem como para a coexistência das contradições de tais discursos hegemônicos. Pois os letramentos digitais, bem como a cultura digital, caros às práticas identitárias contemporâneas, que trabalham no sentido oposto às hegemonias mencionadas, são incluídos no documento, mas com a ressalva de que são secundários se comparados à escrita e a norma padrão, principalmente. Além disso, foi possível perceber que os conhecimentos que os alunos devem adquirir e aplicar, de acordo com o documento, estão em consonância com os conhecimentos avaliados nas provas das avaliações em larga escala. Pudemos perceber também que, durante a formulação do documento, a voz ouvida foi prioritariamente a dos apoiadores do documento – movidos pelos interesses econômicos e mercadológicos - e não a dos professores. Diante disso, concluímos que são muitas as instituições que agenciam as questões linguísticas no Brasil, o documento analisado é um importante agente de imposição linguística e a agência dos professores de Língua Portuguesa são determinantes para que as exigências do documento sejam colocadas em prática, pois, mesmo que subordinados a instituições mais poderosas, os professores possuem certa autonomia. O posicionamento adotado pelos professores em sala de aula, o modo como eles trabalharão tais questões é que garantirão (ou não) a efetivação dessas políticas linguísticas, uma vez que seus atos de fala, reiterados continuamente, possibilitam entendimentos e agenciamentos sobre e por meio da linguagem. Em suma, apesar do caráter descritivo do documento, se apresentam possibilidades de agenciamentos aos professores, desde que este seja capaz de identificar o posicionamento político linguístico incrustado no documento.
Abstract: This paper aims to discuss the role that the Base (2017) enables the teacher to play as an agent of language policies in order to: highlight the linguistic political position that guides the Portuguese Language curriculum component, for pre-school and elementary school, in the Base Nacional Comum Curricular (2017); describe the conception of language defended in this document, seeking to observe the way the Portuguese language is managed by it and whether such approach of language points (or not) to the maintenance of hegemonic discourses about language in Brazil; to relate the linguistic policies present in such document with the hegemonic discourses about language in Brazil. The research methodology used corresponds to the bibliographic and documentary research within the qualitative perspective (OLIVEIRA, 2007; LÜDKE; ANDRÉ, 2015) and considers the pragmatic bias (RAJAGOPALAN, 2014b) for discussions of results. With regard to the theoretical framework adopted, we address the following themes, mainly based on the respective authors: multilingualism in Brazil (OLIVEIRA, 2009; MAHER, 2013), language policy and language teaching (CALVET, 2007 ; CORREA, 2009, 2010, 2014, 2017a, 2017b; RAJAGOPALAN, 2013), language policies related to the Portuguese Language (ALTENHOFEN, 2013; BUNZEN, 2011; MAHER, 2013; OLIVEIRA, 2002-2009; SILVA, CYRANKA, 2009 ; PINTO, 2014) and agency (DURANTI, 2004; RAJAGOPALAN, 2013). The data analyzed showed that the Base Nacional Comum Curricular of Portuguese Language intervenes in the linguistic domain, so that brings a conception of language that should be put into practice in the curriculum. Thus, the document mainly points to the following in vitro language policies: the sovereignty of writing and the standard norm; the "welcome" (inevitable) to the linguistic variation, integrated in the document respecting a unifying norm - standard - and, in this sense, also signals the standardization of the Portuguese language. Such in vitro language policies relate both to the linguistic planning instruments pointed out by Calvet (2007) - writing, lexicon and standardization - and to the hegemony over language in Brazil pointed out by Pinto (2014) - the linguistic unit. (or monolingual variation), the written / oral hierarchy and the linear correspondence language / writing / cognition. Thus, the approach of language present in the document points to the maintenance of hegemonic discourses about language in Brazil, as well as to the coexistence of the contradictions of such hegemonic discourses. For digital literacies, as well as digital culture, valueda to contemporary identity practices, which work in the opposite direction to the hegemonies mentioned, are included in the document, but with the exception that they are secondary compared to writing and the standard norm. Moreover, it was possible to realize that the knowledge that students should acquire and apply, according to the document, is in line with the knowledge evaluated in the tests of the large-scale evaluations. We also noticed that during the formulation of the document, the voice heard was primarily of the supporters of the document - driven by economic and market interests - and not the teachers‘ voice. In view of this, we conclude that there are many institutions that deal with language issues in Brazil, the document analyzed is an important agent of language imposition and the Portuguese Language teachers agency are crucial for the document's requirements to be put into practice, even if subordinated to more powerful institutions, teachers have some autonomy. The position adopted by teachers in the classroom, the way they will work on such issues will guarantee (or not) the implementation of these language policies, since their continuously reiterated speech acts enable understanding and agency about and through language. In short, despite the descriptive nature of the document, there are possibilities for mentoring teachers, provided that it is able to identify the linguistic political position embedded in the document.
Keywords: Professor de Língua Portuguesa.
Agência
Políticas linguísticas
Portuguese Language Teacher
Agency
Language policies
Base Nacional Comum Curricular
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: ROCHA, J. S. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): ensino de língua e política linguística. Orientadora: Djane Antonucci Correa. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2987
Issue Date: 10-Sep-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joelma de Souza Rocha.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons