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http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3020
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O uso dos conhecimentos históricos como argumento de legitimidade em redes sociais: o debate sobre o nazismo no Facebook, 2014-2018 |
metadata.dc.creator: | Cordeiro, Lilyan Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cerri, Luis Fernando |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moreno, Jean Carlos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Espirito Santo, Janaína de Paula |
metadata.dc.contributor.referee3: | Franco, Aléxia Pádua |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem por objetivo verificar as interpretações e apropriações dos argumentos históricos utilizados no debate político e social no Facebook, considerando o caráter legitimador da História na fundamentação de diferentes opiniões. O objeto desta pesquisa são os debates e os usos do conhecimento histórico na recente polêmica sobre o Nazismo e sua posição no espectro político. Como amostra dessa discussão, foram levantadas três postagens de páginas do Facebook com o acompanhamento das discussões entre os usuários. As leituras para construir o estudo têm base na Didática da História. Foi utilizado um aporte metodológico que corresponde à análise documental, informado pelas pesquisas em netnografia. Foi realizado um levantamento de dados no Facebook, uma tabulação desses dados, uma análise desses dados iniciais e, a partir desses apontamentos, uma análise objetiva das interações sociais observadas na amostra para obter o alcance de um resultado mais abrangente e intersubjetivo. Concluiu-se que os argumentos que são empregados para legitimar discursos têm elementos que realmente fundamentam diferentes opiniões, moldam pontos de vista no ambiente virtual e refletem no comportamento real dos usuários da rede. Além de apresentar traços do contexto coletivo e da subjetividade individual, a análise também permite a observação de registros de pensamentos e comportamentos de grupos sociais que pode compor diversos pontos de vista e discussões que, em muito, são reflexo da sociedade contemporânea em inúmeros segmentos do entendimento sociocultural. Também, pode-se observar que as discussões apresentam estrutura, personagens e estratégias de debate, mas nem sempre trazem um argumento inteligível. Outro ponto observado foram as demandas políticas que se apresentam, são construídas e fomentadas com base em argumentos históricos, o que expõe uma apreensão de conhecimento, embora o conhecimento adquirido nem sempre esteja alinhado com uma cognição ou conhecimento específico histórico. |
Abstract: | This work aims to verify the interpretations and appropriations of the historical arguments used in the political and social debate on Facebook, considering the legitimizing character of History in the grounding of different opinions. The objects of this research are the debates and the uses of historical knowledge in the recent polemic about Nazism and its position in the political spectrum. As a sample of this discussion, three posts from Facebook pages were selected, with the follow-up discussions among users. The readings to build the study are based on the History Didactics. A methodological approach that corresponds to the documental analysis was used, informed by researches in netnography. It was done a survey of data on Facebook, a tabulation of these data, an analysis of these initial data and, out of these notes, an objective analysis of the social interactions observed in the sample in order to obtain a more comprehensive and intersubjective result. It was concluded that the arguments that are used to legitimize speeches have elements that really ground different opinions, shape points of view in the virtual environment and reflect on the actual behavior of network users. In addition to presenting traces of the collective context and individual subjectivity, the analysis also allows the observation of records of thoughts and behaviors of social groups, which can make up several points of view and discussions that are very much a reflection of the society in which we live in numerous segments of sociocultural understanding. Also, it is observed that the discussions present a structure, characters and debate strategies, but they do not always bring an intelligible argument. Another point that was observed were the political demands that present themselves, are constructed and fomented based on historical arguments, which exposes an apprehension of knowledge, although the acquired knowledge is not always aligned with a specific cognition or historical knowledge . |
Keywords: | Formação histórica Redes sociais Conhecimento histórico Nazismo Didática da História Historical Learning Social Networks Historical Knowledge Nazism History Didactics |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de História |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | CORDEIRO, Lilyan Almeida. O uso dos conhecimentos históricos como argumento de legitimidade em redes sociais: o debate sobre o nazismo no Facebook, 2014-2018. 2019. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3020 |
Issue Date: | 14-Mar-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em História |
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