Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3128
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Conceitos estatísticos na educação do campo |
metadata.dc.creator: | Pontarolo, Elisson |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Kist, Airton |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira Junior, Hércules Alves de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Marcos Teixeira |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação tem por objetivo apresentar uma sequência de ensino que aproxima a Estatística e a Educação do Campo, para isto foi escolhida uma turma de 9o Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Campo Imaculada Conceição, onde foram desenvolvidas as atividades. O colégio está localizado no município de Prudentópolis - Paraná e ´e considerado o maior produtor de feijão preto do Brasil, assim buscou-se utilizar essa realidade das famílias dos alunos para motivar e dar sentido aos conteúdos abordados neste trabalho. O Estado do Paraná possui uma Diretriz Curricular do Campo, o qual orienta os currículos das escolas do campo, onde as instituições devem desenvolver os quatro eixos da Educação do Campo durante o ano letivo, baseado neste currículo, uma sequência didática foi elaborada e desenvolvida com os alunos. No decorrer desta sequência, foi elaborado um questionário onde os estudantes levantaram dados das famílias de alunos de outras turmas e assim elaboraram tabelas e gráficos, calcularam média, moda e mediana, resolveram problemas que envolviam grandezas proporcionais e regra de três simples e utilizaram as medidas de dispersão. Em um segundo momento os alunos retiraram e interpretaram dados do site da Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná, relativos ao preço, `a área plantada, a produção, entre outros, os quais estavam expressos por tabelas e gráficos, analisaram a distribuição de frequência e aplicaram os conceitos estatísticos em sua realidade. Podemos observar que os alunos, quando se trata de temas da sua realidade, se mostraram interessados e dispostos a desenvolver as atividades, assim neste trabalho fica evidenciado que devemos buscar sempre alternativas que deixem o ensino e aprendizagem atraentes e dessa forma atingir níveis mais elevados de aprendizagem. |
Abstract: | This dissertation aims to present a sequence of teaching that brings together Statistics and Rural Education, for this A 9th grade elementary school class was chosen from Immaculate Conception State College, where they were developed the activities. The college is located in the municipality of Prudentópolis - Paraná and is considered the largest black bean producer in Brazil, so we tried to use this students’ families to motivate and make sense of contents covered in this work. The State of Paraná has a Field Curriculum, what is the orientation of the curricula of the rural schools, where institutions must develop the four Rural Education axes during the school year, based on this curriculum, a didactic sequence was designed and developed with the students. During this sequence, a questionnaire was elaborated where students collected data of families of students from other classes and thus elaborated tables and graphs, average, fashion and median, solve problems involving supplied quantities and simple three-rules and used as dispersion measures. In a second moment the retired students and interpreted data from the Secretariat of Paraná State Agriculture, relative to the price, to the planted area, production, among others, what are the expressions expressed by tables and graphs, analyzed the frequency distribution and applied the statistical concepts in their reality. We can observe that the students, when it comes to themes of their reality, presents interested and willing to develop as activities, This work evidences that it should always look for alternatives that let teaching and learning attract and thereby reach higher levels of learning. |
Keywords: | Estatística Educação no Campo Agricultura Statistic Education in the field Agriculture. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Matemática e Estatística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) |
Citation: | PONTAROLO, Elisson. Conceitos estatísticos na Educação do Campo. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3128 |
Issue Date: | 25-Oct-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Elisson Pontarolo.pdf | dissertação completa em pdf | 2.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License