Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3145
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Movimento escola sem partido e a criminalização de práticas docentes no Paraná no início do século XXI
metadata.dc.creator: Rezende, Douglas William Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Szesz, Christiane Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Márcia Elisa Teté
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Angela Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: O avanço conservador de âmbito global na passagem do século XX para o XXI, é chamado por Apple (2001) de “restauração ou modernização conservadora". Esta ofensiva neoconservadora, identificada por Apple (2001; 2003) nos EUA, repercute na América Latina e Brasil (MOURA, 2016; CUNHA, 2016). Sua atuação movimenta-se no campo educacional através de intervenções nas dinâmicas curriculares, e na proposição de reformas educativas de cunho bastante amplo. No Brasil, O MESP – Movimento Escola Sem Partido, parece assumir esse caráter neoconservador e neotecnicista, especialmente quando influencia na elaboração de Projetos de Lei – ESP. A partir disso, este trabalho problematiza as seguintes questões: como e por quê estes movimentos neoconservadores, de forte apelo religioso, que se organizam entorno do Movimento Escola Sem Partido, que combatem à “Ideologia de gênero” e à outras pautas advindas das conquistas de direitos civis, políticos e sociais, elegem a escola pública e professores (acusados de doutrinadores) como inimigos?Estaseria uma ofensiva de ação e reação dos proponentes do ESP, contra os queentendem o espaço escolar como expressão “das liberdades constitucionais de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e a gestão democrática do ensino público”? Os objetivos desse trabalho são: a) investigar os meandros históricos da força institucional da Igreja Católica e Evangélicas relacionados às tensões entre confessionalidade e laicidade no campo educacional, especialmente como estas instituições religiosas se portam diante do debate do Ensino Religioso na Escola Pública; b) compreender a gênese do Movimento Escola Sem partido, investigar a dinâmica e cronologia de apresentação dos projetos de leis nas casas legislativas nos diversos entes federados e a relação dos PLs às bancadas parlamentares religiosas; c) por fim, debater os impasses para oexercícioda docência, do ser professor de história nestes tempos, citando os casos de criminalização de docência ocorridos a partir de 2016 no Estadodo Paraná, com análise do casodo Instituto de Educação Estadual de Londrina. Para elaboração do trabalho de pesquisa em questão, utilizaremos as contribuições do campo de estudo da História do Tempo Presente. Partiremos da metodologia qualitativa, na qual as principais bases teóricas foram Apple, Chartier, Cunha, Baptista. Utilizamos também uma abordagem quantitativo a partir dos dados presentes no site “Professores contra o Escola Sem Partido” para mensurarmos a possibilidade de presença e ausência de grupos religiosos nas proposições de PLS do ESP nas casas legislativas. E por fim citaremos alguns casos onde o MESP realiza denúncias crimes contra professores da Rede Estadual do Paraná. Através da pesquisa concluímos que o MESP possui práticas similares à “reação/modernização conservadora”; Se a disputa religiosa no campo educacional no séc. XX foi pela presença do Ensino Religioso em uma parte do currículo, no séc. XXI será pelo todo das políticas públicas educacionais, promovendo um recuo da laicidade na educação; O antiestatismo dos neoconservadores/liberais promove várias generalizações indevidas em relação à escola pública, com a pronunciada utilização de estratégias de criminalização docente.
Abstract: The conservative global advance in the transition from the twentieth to the twenty first century is called by Apple (2001) "conservative restoration or modernization." This neoconservative offensive, identified by APPLE(2001; 2003) in the US seems to have repercussions in Latin America and Brazil (MOURA, 2016) and (CUNHA, 2016), have sought to act in the educational field, through interventions in curricular dynamics, and proposing educational reforms that are quite broad. and the neoconservative movement, especially when it influences the drafting of Law Projects (ESP), from which, this work questions the following questions: how and why these neoconservative movements, with a strong religious appeal, which oppose the "Gender Ideology" and other guidelines derived from the achievement of civil, political and social rights, elect a public school ica and professors (accused of doctrinaire) as enemies? This would be an offensive of action and reaction of the proponents of the ESP, against those who understand the school space as an expression of "the constitutional liberties of learning, teaching, researching and disseminating culture, thought, art and knowledge; the pluralism of ideas and pedagogical conceptions and the democratic management of public education "? The objectives of this work are: a) to investigate the historical intricacies of the institutional strength of the Catholic Church and evangelicals related to the tensions between confessionality and secularity in the educational field, especially as these religious institutions behave before the debate of Religious Education in Public School; b) to understand the genesis of the Movement Without a party, to investigate the dynamics and chronology of the presentation of draft laws in the legislative houses in the various federated entities and the relation of PLs to religious parliamentary benches; c) Finally, to discuss the impasses for teaching, to be a professor of history in these times, citing the cases of criminalization of teaching occurred from 2016 in the State of Paraná, with an analysis of the case of the State Education Institute of Londrina . To elaborate the research work in question, we will use the contributions of the field of study of the History of Present Time. We will start from the qualitative methodology, in which the main theoretical bases were Apple, Chartier, Cunha, Batista. We also used a quantitative approach based on data from the website "Teachers Against the No Party School" to measure the presence and absence of religious groups in the PLS propositions of the ESP in legislative houses. And finally we will cite some cases where the MESP makes criminal allegations against teachers of the State Network of Paraná. Through the research we conclude that the MESP has practices similar to the "conservative reaction / modernization"; If the religious dispute in the educational field in the séc. XX was due to the presence of Religious Education in a part of the curriculum, XXI will be the whole of public educational policies, promoting a retreat from secularism in education; The anti-statism of neoconservatives / liberals promotes several undue generalizations regarding the public school, with the pronounced use of strategies of teacher criminalization.
Keywords: Escola sem partido
Criminalização docente
Neoconservadorismo
Ensino de história
School without a party
Teacher criminalization
Neoconservatism
History teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: REZENDE, Douglas William Gonçalves. Movimento escola sem partido e a criminalização de práticas docentes no Paraná no início do século XXI. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3145
Issue Date: 15-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Douglas William Gonçalves Rezende.pdfdissertação completa em pdf5.96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons