Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3203
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A relação entre a EAD da UEPG promovida pelo sistema UAB com o desenvolvimento regional dos municípios sedes pioneiros do Paraná
metadata.dc.creator: Silveira, Felipe Matheus Kociuba da
metadata.dc.contributor.advisor1: Antunes, Alfredo Cesar
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Carmo, Gonçalo Casins Moreira do
metadata.dc.contributor.referee1: Frasson, Antonio Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Raiher, Augusta Pelinski
metadata.dc.description.resumo: A educação a distância (EAD) ganhou força no ensino superior público brasileiro a partir da política pública sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo como objetivo principal interiorizar o acesso ao ensino superior universitário, deste modo, municípios e regiões do país que se quer tinham Universidades passaram a contar com cursos a distância. Essa potencialidade torna-se importante em termos de desenvolvimento quando se usa o conceito de capital humano, sendo este uma forma de investir em pessoas aumentando a sua capacidade de produção. A presente pesquisa se insere na discussão sobre a relação da educação a distância com o desenvolvimento, considerando o potencial desta modalidade de ensino na formação de capital humano em regiões com pouco ou nenhum acesso ao ensino superior universitário. Dado a importância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no ensino superior a distância, analisar o caso específico do capital humano formado por esta instituição em municípios do Paraná, permite identificar a lógica da relação entre a educação a distância e o desenvolvimento. Como a política pública Sistema UAB potencializou a expansão do ensino superior a distância na UEPG, o período em que foi analisado a formação de capital humano pela instituição foi delimitado a partir do primeiro vestibular do convênio entre a UEPG e o sistema UAB datado de 2008, no qual 28 municípios sedes receberam os cursos. Destes municípios Apucarana, Ibaiti e Telêmaco Borba foram selecionados por terem importância em suas respetivas regiões em termos de demanda por serviços básicos como saúde e educação. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar a relação da educação a distância promovida pela implementação da UEPG no Sistema UAB, com o desenvolvimento regional dos municípios de Apucarana, Ibaiti e Telêmaco Borba. Para tanto, utilizou-se um quadro pluri metodológico, envolvendo o uso do Estado do Conhecimento e de pesquisas bibliográficas para construção do referencial teórico, e de pesquisa documental e a campo para coleta de dados. Com os resultados identificou-se que foram formados 129 egressos, todos em cursos direcionados a educação. Nos anos seguintes a formação destes egressos, o número de trabalhadores com ensino superior completo com vínculo ativo no setor ensino aumentou nos três municípios, assim como os seus conceitos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Abstract: Distance education gained strength in Brazilian public higher education through the public policy system Universidade Aberta do Brasil (UAB), with the main objective of internalizing access to university higher education, in this way, municipalities and regions of the country who had no access to Universities, now have distance courses. This potential becomes important in terms of development when using the concept of human capital, which is a way of investing in people by increasing their production capacity. This research is part of the discussion on the relationship between distance education and development, considering the potential of this teaching modality in the formation of human capital in regions with little or no access to university higher education. Given the importance of the State University of Ponta Grossa (UEPG) in higher distance education, analyzing the specific case of human capital formed by this institution in municipalities in Paraná, allows to identify the logic of the relationship between distance education and development. As the public policy UAB System potentiated the expansion of higher distance education in UEPG, the period in which the institution's human capital formation was analyzed was delimited from the first vestibular of the agreement between UEPG and the UAB system dated 2008, in which 28 host cities received the courses. Of these municipalities Apucarana, Ibaiti and Telêmaco Borba were selected because they are important in their respective regions in terms of demand for basic services such as health and education. In this sense, the objective of this research was to analyze the relationship between distance education promoted by the implementation of UEPG in the UAB System, with the regional development of the municipalities of Apucarana, Ibaiti and Telêmaco Borba. To this end, a pluri methodological framework was used, involving the use of the State of Knowledge and bibliographic research to build the theoretical framework, and documentary and field research for data collection. With the results it was identified that 129 graduates were trained, all in courses aimed at education. In the years following the formation of these graduates, the number of workers with complete higher education with an active link in the education sector increased in the three municipalities, as well as their concepts in the Basic Education Development Index (IDEB)
Keywords: EAD
Desenvolvimento Regional
Capital Humano
Política Pública
Sistema UAB
EAD
Regional Development
Human Capital
Public Policy
UAB Syste
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: SILVEIRA, Felipe Matheus Kociuba da. A relação entre a EAD da UEPG promovida pelo sistema UAB com o desenvolvimento regional dos municípios sedes pioneiros do Paraná. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3203
Issue Date: 11-May-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Felipe Matheus Kociuba da Silveira.pdfdissertação completa em pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons