Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3238
metadata.dc.type: Dissertação
Title: “Uma belíssima história de amor e sangue”: representações sociais do cangaço na minissérie Lampião e Maria Bonita (1982)
metadata.dc.creator: Yashinishi, Bruno José
metadata.dc.contributor.advisor1: Karvat, Erivan Cassiano
metadata.dc.contributor.referee1: Nishikawa, Taíse Ferreira da Conceição
metadata.dc.contributor.referee2: Schoenherr, Rafael
metadata.dc.description.resumo: Lampião e Maria Bonita foi uma minissérie originalmente exibida em oito capítulos pela Rede Globo, de 26 de abril a 05 de maio de 1982. Escrita por Aguinaldo Silva e Doc Comparato e com direção de Paulo Afonso Grisolí e Luiz Antônio Piá, foi a primeira minissérie da televisão brasileira e também a primeira obra da teledramaturgia a abordar o tema do cangaço. A trama da minissérie se baseia nos últimos seis meses de vida de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (Nelson Xavier), mais famoso líder e símbolo do cangaço brasileiro entre os anos de 1920 e 1930. Lampião é acompanhado em suas andanças por Maria Bonita (Tânia Alves), com quem teve uma filha chamada Expedita (Adriana Barbosa) e pelo seu grupo de cangaceiros. Devido à inegável importância e influência social da TV, sobretudo no Brasil, considera-se que esse meio de comunicação de massas pode ser tomado como objeto e fonte histórica. Dessa forma, a presente dissertação de mestrado pretende investigar, analisar e demonstrar as representações sociais sobre o cangaço nessa trama seriada televisiva a partir de três eixos temáticos: o sertão nordestino como fundo e cena, a violência no cangaço e o romance entre Lampião e Maria Bonita. Para tanto, algumas cenas da minissérie serão analisadas em uma perspectiva teórico-metodológica voltada para a possível relação entre História e audiovisual, de maneira particular, entre História e Televisão. Vale ressaltar que, como se trata de uma narrativa histórica midiatizada, essa produção televisiva do gênero minissérie apresenta convergências e divergências em relação à historiografia, justamente pelo seu caráter ficcional. Essa será a questão de partida que motivará as análises das representações sociais do cangaço presentes em Lampião e Maria Bonita.
Abstract: Lampião e Maria Bonita was a miniseries originally shown in eight chapters by Rede Globo, from April 26 to May 5, 1982. Written by Aguinaldo Silva and Doc Comparato and directed by Paulo Afonso Grisolí and Luiz Antônio Piá, it was the first miniseries on Brazilian television and also the first teledramaturgical work to address the theme of cangaço. The plot of the miniseries is based on the last six months of life of Virgulino Ferreira da Silva, Lampião (Nelson Xavier), the most famous leader and symbol of the Brazilian cangaço between the 1920s and 1930s. Lampião is accompanied in his travels by Maria Bonita (Tânia Alves), with whom he had a daughter named Expedita (Adriana Barbosa) and by his group of cangaceiros. Due to the undeniable importance and social influence of TV, especially in Brazil, it is considered that this means of mass communication can be taken as an object and historical source. In this way, the present master's dissertation intends to investigate, analyze and demonstrate the social representations about cangaço in this television series plot based on three thematic axes: the northeastern hinterland as background and scene, the cangaço violence and the romance between Lampião and Maria Bonita. To this end, some scenes from the miniseries will be analyzed in a theoretical-methodological perspective focused on the possible relationship between History and audiovisual, in particular, between History and Television. It is worth mentioning that, as it is a mediated historical narrative, this television production of the miniseries genre presents convergences and divergences in relation to historiography, precisely because of its fictional character. This will be the starting point that will motivate the analysis of the social representations of the cangaço present in Lampião and Maria Bonita.
Keywords: História e Televisão
Representações Sociais
Cangaço
History and Television
Social Representations
Cangaço
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: YASHINISHI, Bruno Josè. “Uma belíssima história de amor e sangue”: representações sociais do cangaço na minissérie Lampião e Maria Bonita (1982). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3238
Issue Date: 16-Oct-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNO JOSÉ YASHINISHI.pdfdissertação completa em pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons