Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3300
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Equilibrium: uma abordagem experimental e contextualizada do conceito de equilíbrio dos corpos.
metadata.dc.creator: Almeida, Osni Daniel de
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrande, André Vitor Chaves de
metadata.dc.contributor.referee1: Brinatti, André Maurício
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos
metadata.dc.description.resumo: O ensino de ciências é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade, promove uma nova visão de mundo e oferece novas possibilidades de bem-estar social. Além disso, o conhecimento científico desenvolve nos educandos competências e habilidade únicas, que servirão para o resto de suas vidas. Aprender a Ciência e os seus métodos não é tarefa fácil, no entanto, pode ser muito prazeroso, ainda mais se for de forma lúdica. Busca-se aplicar uma sequência didática com que permita a mudança de uma aula ao estilo tradicional, que é aquele que se apresenta com muita teoria e poucas oportunidades de participação ativa do estudante no processo de aprendizagem, para um estilo mais ativo e dialógico, através de experimentações e a contextualização do conteúdo formal com situações do cotidiano. Na Física, um bom exemplo disso é o ensino do conteúdo equilíbrio dos corpos, que faz parte dos conteúdos curriculares propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Este conceito, na maioria das vezes, é tratado de maneira descontextualizada e sem a oportunidade de situações de ensino que conduzam a uma aprendizagem significativa, tendo este trabalho o objetivo de Planejar, executar e avaliar uma unidade de ensino potencialmente significativa com está temática. Essa situação de ensino não contextualizada, foi revertida através de uma situação de ensino que oferece aos alunos a possibilidade de problematização do tema a ser estudado, organização do conhecimento e aplicação dos conceitos trabalhados, baseando-se em uma aprendizagem significativa proposta por David Ausubel.
Abstract: Science education is fundamental to the development of a society, promotes a new world view and offers new possibilities for social welfare. Furthermore, scientific knowledge develops in the students unique skills and abilities that will serve for the rest of their lives. Learning science and its methods is not an easy task, however, it can be very enjoyable, even more so if it is in a playful way. The aim is to apply a didactic sequence with which to change a class to the traditional style, which is one that presents itself with a lot of theory and few opportunities for active student participation in the learning process, to a more active and dialogical style, through experimentation and the contextualization of formal content with everyday situations. In Physics, a good example of this is the teaching of the balance content of the bodies, which is part of the curricular contents proposed by the Parâmetros Curriculares Nacionais. This concept, most of the time, is treated in a decontextualized way and without the opportunity of teaching situations that lead to significant learning, having this work the objective of Planning, executing and evaluating a potentially significant teaching unit with this theme. This situation of teaching not contextualized, was reversed through a teaching situation that offered students the possibility of problematization of the subject to be studied, organization of knowledge and application of the concepts worked, based on a significant learning proposed by David Ausubel.
Keywords: Equilíbrio
Cognitivismo
Lúdico
Aprendizagem significativa
Equilibrium
Cognitivism
Playful
Meaningful learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: ALMEIDA,O. D.de. Equilibrium: uma abordagem experimental e contextualizada do conceito de equilíbrio dos corpos. 2020.Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3300
Issue Date: 29-Apr-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Osni Daniel de Almeida.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons