Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3319
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A presença intelectual de Hélder Câmara na Revista Brasileira de Pedagogia (1934-1938)
metadata.dc.creator: Ávila, Marieli de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Skalinski Junior, Oriomar
metadata.dc.contributor.referee1: Ruckstadter, Flávio Massami Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Cordova, Maria Julieta Weber
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta dissertação é analisar os escritos de Hélder Câmara na Revista Brasileira de Pedagogia (1934-1938), a fim de verificar o modelo de educação e de ação pedagógica por ele defendidos no período. O exame de seus textos é empreendido a fim de investigar se neles se concretizavam proposições educacionais atreladas à sua filiação ao integralismo, em 1932, ou se sua escrita encetava abertura a um diálogo renovador com a pedagogia moderna. As fontes primárias empregadas para a pesquisa foram os artigos publicados por Hélder Câmara, bem como as resenhas críticas assinadas com seu pseudônimo, Alceu da Silveira, ao longo da existência da Revista Brasileira de Pedagogia (RBP), Órgão Oficial da Confederação Católica Brasileira de Educação (CCBE). Totalizou-se 60 textos, a saber: 26 artigos e 34 resenhas críticas. A singularidade da trajetória intelectual de Hélder Câmara foi situada a partir da articulação entre seus dados biográficos e as características das diferentes instituições nas quais tomou parte, tanto para contemplar sua socialização primária e secundária, quanto para avaliar seu papel enquanto clérigo – ao atuar como intelectual à frente de instituições ligadas ao campo educacional, sob orientação da hierarquia da Igreja. Com vistas a discutir o movimento dos agentes nos diferentes espaços sociais, a fim de acumular maior capacidade de influência, por meio do emprego de diferentes móveis de luta, empregam-se categorias de análise da sociologia de Pierre Bourdieu, notadamente, os conceitos de campo, de habitus, capital econômico, capital cultural, capital social e capital simbólico. Para analisar as ações de Hélder Câmara enquanto intelectual, nos termos de suas relações com outros intelectuais, utilizamos a categoria sociabilidade, conforme concebida pelo historiador Jean-François Sirinelli, a fim de destacar a importância e a particularidade da dinâmica das relações travadas entre agentes do campo intelectual. Ainda, ao desenvolver a análise dos escritos de Hélder Câmara na RBP, empregamos o conceito de apropriação, tal qual estabelecido por Roger Chartier; bem como o conceito de estratégia, definido por Michel de Certeau, com a finalidade de avaliar a particularidade do modo de ação dos intelectuais católicos naquele quadro específico. Como resultados da investigação foram encontrados nos textos adotados como fontes primárias aspectos ligados ao pensamento integralista, tais como a defesa do nacionalismo e da educação do ser humano integral – com destaque para a atenção à espiritualidade. A presença de tais ideais não se restringiu a um ano específico, visto que nos artigos de 1935 já apareciam algumas defesas nesse sentido, algo que subsistiu até o ano de 1937, momento em que Hélder Câmara se distanciou dos camisas verdes. Paralelamente a esse aspecto de sua ação intelectual, verificou-se, desde 1934, a presença de avaliações positivas de métodos e técnicas de ensino, então entendidos como modernos, nomeadamente, por meio de menção a propostas da Escola Nova. Assim, constatou-se, no período de 1935 a 1937, a concomitância desses dois ideários entremeando a produção escrita de Hélder Câmara na Revista Brasileira de Pedagogia.
Abstract: The objective of this dissertation is to analyze Hélder Câmara’s writings in the Revista Brasileira de Pedagogia (1934-1938) in order to verify the model of education and pedagogical action he defended in that period. His texts are examined aiming at investigating whether they put forward educational proposals linked to his affiliation to the integralismo, in 1932, or whether his writing favored the opening of a renewing dialogue with the modern education. The primary sources used in the research were the articles published by Hélder Câmara as well as the critical reviews in which he used his pseudonym, Alceu da Silveira, during the existence of the Revista Brasileira de Pedagogia (RBP), an official agency of the Confederação Católica Brasileira de Educação – CCBE (Education Catholic Brazilian Confederation). Sixty texts were gathered, namely, 26 articles and 34 critical reviews. The singularity of Hélder Câmara’s intellectual trajectory was situated from the articulation between his biographical data and the characteristics of the different institutions in which he was a member. The objectives were to contemplate his primary and secondary socialization and to evaluate his role as a clergyman – when acting as an intellectual in the management of educational institutions under the guidance of the catholic church hierarchy. With the purpose of discussing the agents’ movement in the different social spaces to accumulate greater influence capacity, by using different fight modes, the analysis of categories from Pierre Bourdieu’s sociology was employed, mainly the concepts of field and habitus, economic capital, cultural capital, social capital and symbolic capital. To analyze Hélder Câmara’s actions as an intellectual, regarding his relationships with other intellectuals, we used the sociability category, as conceived by the historian Jean-François Sirinelli, which highlights the importance and particularity of the dynamics of the relationships developed between agents of the intellectual field. Also, when developing the analysis of Hélder Câmara’s writings in the RBP, we employed the appropriation concept, as established by Roger Chartier; as well as the concept of strategy, defined by Michel de Certeau, aiming to evaluate the particularities of the catholic intellectuals’ mode of action in that specific context. The findings of our investigation of the texts adopted as primary sources refer to aspects linked to the integralist thought such as the defense of nationalism and the holistic education – emphasizing the attention given to spirituality. The presence of such ideals was not limited to a specific year, since in the 1935 articles some arguments in this sense were already put forward, something that was seen to occur repeatedly up to 1937, the time when Hélder Câmara distanced from the ‘green shirts’ (a nickname given to the integralists at that time). Along with this aspect of his intellectual action, since 1934, the presence of positive evaluations of teaching methods and techniques that were seen as modern were verified, mainly through mentions to the proposals of the New School Movement. Thus, in the period between 1935 and 1937 the presence of these two sets of ideas were seen to permeate Hélder Câmara’s written production in the Revista Brasileira de Pedagogia.
Keywords: História da Educação
Hélder Câmara
Intelectual católico
Revista Brasileira de Pedagogia
Education History
Hélder Câmara
Catholic intellectual
Revista Brasileira de Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ÁVILA, Marieli de Oliveira. A presença intelectual de Hélder Câmara na Revista Brasileira de Pedagogia (1934-1938). 2020. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3319
Issue Date: 8-Dec-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marieli de Oliveira Ávila.pdfdissertação completa em pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons