Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3322
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os caminhos das políticas para a população negra no ensino superior: um estudo sobre a organização e a condução das ações afirmativas na Universidade Estadual de Ponta Grossa entre os anos 2013 a 2016
metadata.dc.creator: Silva, Isis Tomas da
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Juliasse, Arlindo Cornélio Ntunduatha
metadata.dc.contributor.referee2: Felipe, Delton Aparecido
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Rita de Cássia da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Jovino, Ione da Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa de dissertação, alicerçada pelos conceitos de racismo e ação afirmativa, apresenta a história das ações afirmativas no Brasil, desdobrando-se nas políticas de reservas de vagas nas universidades públicas brasileiras, tendo como foco a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no período entre 2013 a 2016. O objetivo principal foi analisar como a aplicabilidade da Política de Reserva de Vagas na UEPG influenciou na inserção das pessoas negras da cidade ao corpo discente da instituição. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, dividida em três capítulos, e balizada pelo método do materialismo histórico dialético, por este contemplar, em seu arranjo analítico a estruturação da sociedade em classes sociais, por meio das práxis sociais dos homens, trazendo a história como um ponto fundamental para a compreensão da realidade. O uso dos conceitos de racismo e ação afirmativa incluem-se no presente objeto, pois figuram-se no método utilizado, já que se apresentam na estruturação materialista da sociedade condicionando o lugar do negro na sociedade brasileira. Em suma, o racismo é entendido como uma forma sistemática de “discriminação que tem a raça como fundamento que culminam em desvantagens ou privilégios, a depender ao grupo racial ao qual pertençam”. E ações afirmativas por e essa ser compreendida como “políticas focais que alocam recursos que comtemplam pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica independe do momento histórico.” Como resultado da análise historiográfica observou-se as contradições sociais de Ponta Grossa, seja na construção do discurso da constituição histórica da cidade ou na inserção dos negros no quadro acadêmico da UEPG, que apesar de progressiva, vem ocorrendo de forma tímida. Em um primeiro momento por falta de políticas públicas voltadas para a educação básica. E em um segundo momento, pela forma como é feita a seleção dos alunos inscritos no vestibular. Esses resultados demonstraram a importância da discussão e a implementação de políticas que democratizam o acesso à educação em Ponta Grossa, em todos os seus níveis, como também no Brasil.
Abstract: This research, based on the concepts of racism and affirmative action, presents the history of affirmative action in Brazil, unfolding in the policies of vacancy reservations in Brazilian public universities, focusing on the State University of Ponta Grossa (UEPG) in the period from 2013 to 2016. The main objective was to analyze how the applicability of the UEPG Vacancy Reserve Policy influenced the insertion of black people into the institution's student body. It was quantitative and qualitative research, organized into three chapters and based on the method of dialectical historical materialism, which contemplates, in its analytical arrangement, the structuring of society into social classes through the social practices of men, bringing history as a fundamental point for the understanding of reality.The use of the concepts of racism and affirmative action are included in the present object, as they figure on the materialistic structure of society conditioning the place of black people in Brazilian society. In short, racism is understood as a systematic form of "discrimination that has ‘race’ as its foundation, culminating in disadvantages or privileges, depending on the racial group to which they belong”. And affirmative action is understood as "focal policies that allocate resources to people belonging to groups discriminated against and victimized by socioeconomic exclusion regardless of the historical moment.” As a result of a historiographic analysis, the social contradictions of Ponta Grossa were observed, whether in the construction of the discourse of the historical constitution of the city or in the insertion of black people in the academic framework of the UEPG, which although progressive, has been occurring timidly. In the first moment due to the lack of public policies for basic education and in the second moment to the way the Vestibular exam is selected, through a minimum score. These results indicate the importance of discussion and implementation of policies that democratize access to education in Ponta Grossa, at all levels, as well as in Brazil.
Keywords: Ação afirmativa
Racismo
UEPG
Movimentos negros
História da Educação
Affirmative action
Racism
UEPG
Black Movement
History of Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Isis Tomas da. Os caminhos das políticas para a população negra no ensino superior: Um estudo sobre a organização e a condução das Ações Afirmativas na Universidade Estadual de ponta grossa entre os anos 2013 a 2016. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3322
Issue Date: 19-Nov-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isis Tomas da Silva.pdf3.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons