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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O USO DO TWITTER NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL EM 2010
metadata.dc.creator: Ferreira, Marcos Francisco Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Bourgiugnon, Jussara Ayres
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cervi, Emerson Urizzi
metadata.dc.contributor.referee1: Prudencio, Kelly Cristina de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Luiz, Danuta E. Cantóia
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de dissertação de mestrado tem como objeto de estudo “O uso do Twitter nas eleições presidenciais de 2010.” Apresenta como objetivos principais: 1) Analisar o Twitter como ferramenta de comunicação nas eleições. 2) Identificar o uso do Twitter pelos três principais candidatos a presidência da república no Brasil nas eleições presidenciais em 2010. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que sistematiza dados empíricos coletados diretamente do Twitter dos candidatos pesquisados. Para isto foram coletados todos os tweets dos três candidatos pesquisados: Dilma Roussef, Marina Silva e José Serra, publicados entre 06/07/2010 e 06/11/2010.Os resultados da pesquisa foram organizados em três capítulos, sendo que o primeiro trata da democracia, esfera pública e eleições, o segundo aborda as eleições no Brasil e o terceiro capítulo apresenta o uso do Twitter nas eleições presidenciais no Brasil.
Abstract: The work of this dissertation has as its object of study "The use of Twitter in the 2010 presidential elections." It has as main objectives: 1) Analyze Twitter as a communication tool in the elections. 2) Identify the use of Twitter by the three main candidates for presidency of the republic in the presidential elections in Brazil in 2010. This is an exploratory research, which systematizes the empirical data collected directly from Twitter candidates surveyed. To that end, we collected all the tweets of the three candidates surveyed: Dilma Roussef, Marina Silva and Jose Serra, published between 06/07/2010 and 06/11/2010.The survey results were organized into three chapters, the first of which is democracy, elections and public sphere, the second discusses the elections in Brazil and the third chapter presents the use of Twitter in the presidential elections in Brazil.
Keywords: Twitter
eleições
campanhas eleitorais on-line
Twitter
elections
election campaign online
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Sociedade, Direito e Cidadania
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: FERREIRA, Marcos Francisco Soares. O USO DO TWITTER NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL EM 2010. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/334
Issue Date: 29-Feb-2012
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

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