Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3405
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Modelagem matemática visando à uma aprendizagem significativa na construção e desempenho de um carregador de celular solar
metadata.dc.creator: Piasecki Júnior, Alberto
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Fabiane de
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Marcos Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições que o uso da Modelagem Matemática aliada à construção e utilização de um carregador de celular com energia solar traz para o aprendizado de Matemática no Ensino Médio, buscando-se uma Aprendizagem Significativa. Nessa perspectiva utilizou-se a Modelagem Matemática no processo de construção e modelagem do desempenho do carregador, como metodologia para se alcançar os objetivos propostos. Apresentou-se os conceitos de geração de energia elétrica, energia fotovoltaica e a relevância desses temas no contexto atual. Em seguida foram apresentados os conceitos de componentes e circuitos elétricos, além das técnicas de Modelagem Matemática como regressão linear e ajuste quadrático, fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho. Após a construção do carregador, foram aferidas medições da corrente elétrica e tensão elétrica geradas pelo mesmo, para a plotagem de gráficos da potência elétrica obtida em relação ao tempo. Então aplicou-se as técnicas de Modelagem Matemática para se obter os modelos matemáticos que caracterizam o funcionamento do carregador. Mediante esse trabalho, desenvolveu-se uma proposta pedagógica (sequência pedagógica), para ser utilizada pelo professor de matemática no Ensino Médio. As considerações resultantes ao final deste trabalho apontam a potencialidade do uso da Modelagem Matemática em satisfazer o processo de aprendizagem significativa. A proposta apresentada neste trabalho pode ser utilizada em trabalhos futuros, bem como a sua aplicação para uma melhor análise do potencial de ensino significativo aqui considerados.
Abstract: This work aims to analyze the contributions that the use of Mathematical Modeling combined with the construction and use of a cell phone charger with solar energy brings to the learning of Mathematics in High School, seeking a Meaningful Learning. From this perspective, Mathematical Modeling was used in the process of building and modeling the performance of the charger, as a methodology to achieve the proposed objectives. The concepts of electricity generation, photovoltaic energy and the relevance of these themes in the current context were presented. Then, the concepts of components and electrical circuits were presented, in addition to the Mathematical Modeling techniques such as linear regression and quadratic adjustment, fundamental for the development of this work. After the construction of the charger, measurements of the electrical current and voltage generated by it were taken, for the plot graphs of the electrical power obtained in relation to time. Then, Mathematical Modeling techniques were applied to obtain the mathematical models that characterize the operation of the charger. Through this work, a pedagogical proposal (pedagogical sequence) was developed to be used by the high school mathematics teacher. The resulting considerations at the end of this work point to the potential of using Mathematical Modeling to satisfy the meaningful learning process. The proposal presented in this work can be used in future works, as well as its application for a better analysis of the significant teaching potential considered here.
Keywords: Aprendizagem Significativa
Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Meaningful Learning
Mathematical Modeling
Mathematics teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: PIASECKI JÚNIOR, Alberto. Modelagem matemática visando à uma aprendizagem significativa na construção e desempenho de um carregador de celular solar. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - ROFMAT) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3405
Issue Date: 26-May-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alberto Piasecki Júnior.pdfdissertação completa em pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons