Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/343
metadata.dc.type: Dissertação
Title: CIDADANIA E RELAÇÕES DE CONSUMO NO CENTRO DE COMÉRCIO POPULAR DE PONTA GROSSA: UM OLHAR ETNOGRÁFICO
metadata.dc.creator: Portes, Gustavo Emanoel Pacheco
metadata.dc.contributor.advisor1: Bronosky, Marcelo Engel
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Schimanski, Edina
metadata.dc.contributor.referee1: Beviláqua, Ciméia Barbato
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Solange Aparecida Barbosa de Moraes
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação trata das relações dinâmicas entre cidadania e consumo processadas no Centro de Comércio Popular de Ponta Grossa (CCP) - PR, espaço público de consumo urbano. O CCP constitui um mercado popular, criado em 2002 que realocou comerciantes informais que trabalhavam na Praça João Pessoa, em Ponta Grossa. Com a realocação, os comerciantes obtiveram acesso a um novo espaço de consumo, publico e formalizado, embora ainda existentes reminiscências do passado da Praça, sobretudo nas dimensões da legalidade dos produtos ofertados. Todavia, para além de um simples espaço de consumo, o CCP revela-se ambiente de mediações hostis entre esfera pública e comerciantes, ao passo que constitui um micro ambiente de relações sociais plurais em que o consumo e práticas adjacentes constituem colunas centrais na construção de sentido nas relações sociais de seus sujeitos. A investigação apresentada consta de uma pesquisa qualitativa em Ciências Sociais, fenomenológica, a qual inclui a prática etnográfica.
Abstract: This dissertation deals with the dynamic relationships between citizenship and consumption processed at Centro de Comércio Popular de Ponta Grossa (PR) (CCP), public space for urban consumption. The CCP is a popular market, created in 2002 that relocated informal traders who worked at the João Pessoa Square, in Ponta Grossa. With the relocation, merchants gained access to a new consumer space, public and formalized, although reminiscences of the past of the Square still exist, especially in the dimensions of the legality of the products offered. However,beyond a simple space of consuming, CCP revealed hostile environment mediations between merchants and the public sphere, while constituting a micro environment in which consumption relations are central columns and plural social relations are adjacent practices in the construction of meaning in the social relations of their subjects. The research presented consists of a qualitative research in social sciences, a phenomenology research, which includes ethnographic practice.
Keywords: cidadania
relações de consumo
centro de comércio popular de Ponta Grossa
etnografia
citizenship
practices of consumption
centro de comércio popular de Ponta Grossa
ethnography
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Sociedade, Direito e Cidadania
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: PORTES, Gustavo Emanoel Pacheco. CIDADANIA E RELAÇÕES DE CONSUMO NO CENTRO DE COMÉRCIO POPULAR DE PONTA GROSSA: UM OLHAR ETNOGRÁFICO. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/343
Issue Date: 27-May-2013
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gustavo Emanoel Portes.pdf6.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.