Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3465
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Feminismos, interseccionalidades e questões de gênero: enunciações de docentes do curso de biologia.
metadata.dc.creator: Santos, Ana Paula Oliveira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Heerdt, _Bettina
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Josie Agatha Parrilha da
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Fabiana Aparecida de
metadata.dc.contributor.referee3: Ramos, Mariana Brasil
metadata.dc.description.resumo: Compreendo a ciência como um empreendimento masculino que, ao articular poder e saber, produziu/produz discursos discriminatórios, que são criticados pelas epistemologias feministas. O discurso docente, muitas vezes, propaga os regimes de verdade produzidos pela ciência. A partir dessas reflexões, questiono: de que forma os feminismos, as interseccionalidades e as questões de gênero são enunciadas nos discursos de docentes universitários da área da biologia? Quais reflexões acerca do Ensino de Ciências e Biologia podem ser feitas diante desses discursos? O objetivo geral da pesquisa é analisar o discurso dos/as docentes, em relação aos feminismos, as interseccionalidades e as questões de gênero na sociedade e na ciência, significando-os a partir das epistemologias feministas, tendo por objetivos específicos identificar as enunciações relacionadas aos feminismos, as interseccionalidades e as questões de gênero na ciência e nos conhecimentos da biologia; e repensar possibilidades para o Ensino de Ciências e Biologia a partir dos discursos docentes. A pesquisa é qualitativa e feminista, embasada em referenciais pós-críticos, foucaultianos e nas teorias e epistemologias feministas da ciência. Os/as participantes foram seis docentes atuantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública no Paraná. O corpus de análise foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma on-line. Os discursos foram analisados na perspectiva foucaultiana, utilizando as ferramentas de Foucault – discurso, enunciado, relações de poder-saber – e as teorizações feministas, para evidenciar os enunciados e silenciamentos dos discursos e significá-los. Elenquei três eixos discursivos, que se referem aos feminismos, às interseccionalidades e às questões de gênero na biologia. Quanto aos feminismos, enunciaram um feminismo liberal, silenciando pluralidades, receio de intitular-se feminista, e explicação que reforça o estereótipo de mulher submissa e homem protetor. As interseccionalidades foram silenciadas e um discurso meritocrático enunciado ao pensar no acesso à ciência. Enunciaram as disparidades de gênero na ciência e as dificuldades encontradas pelas mulheres nesta área. Ao pensar nas questões de gênero na biologia, enunciaram críticas aos conteúdos, descrições e metodologia da área, discursos articulados às epistemologias feministas. Também criticaram proposições de racismo na biologia e a linguagem estereotipada e machista. Por outro lado, enunciaram troca de subjetivismos invertendo os papéis entre fêmeas e machos, além do discurso de uma ciência neutra e descontextualizada, e discursos sexistas, que reforçam estereótipos sociais com base na biologia. A partir dos discursos, repenso o Ensino de Ciências e Biologia e proponho que sejamos docentes feministas, atentos às diferentes formas de opressão e que pensem o ensino de modo situado. Ressalto que novos descaminhos precisam ser percorridos em busca de um ensino crítico e plural.
Abstract: I understand science as a male undertaking that, by articulating power and knowledge, produced/produces discriminatory discourses, which are criticized by feminist epistemologies. The teaching discourse often propagates the regimes of truth produced by science. Based on these reflections, I ask: how are feminisms, intersectionalities and gender issues enunciated in the speeches of university professors in the field of biology? What reflections about the Teaching of Science and Biology can be made in view of these discourses? The general objective of the research is to analyze the discourse of teachers, in relation to feminisms, intersectionalities and gender issues in society and science, meaning them from feminist epistemologies, having as specific objectives to identify statements related to feminisms, intersectionality and gender issues in science and knowledge of biology; and rethinking possibilities for the Teaching of Science and Biology from the teachers' speeches. The research is qualitative and feminist, based on post-critical, Foucaultian references and on feminist theories and epistemologies of science. The participants were six professors working in the Licentiate Degree in Biological Sciences at a Public University in Paraná. The corpus of analysis was built through semi-structured interviews, carried out online. The discourses were analyzed from the Foucaultian perspective, using Foucault's tools – discourse, statement, power-knowledge relations – and feminist theorizations, to highlight the statements and silences of the discourses and give them meaning. I listed three discursive axes, which refer to feminisms, intersectionality and gender issues in Biology. As for feminisms, they enunciated a liberal feminism, silencing pluralities, fear of calling themselves a feminist, and an explanation that reinforces the stereotype of submissive woman and protective man. The intersectionalities were silenced and a meritocratic discourse expressed when thinking about access to science. They enunciated the gender disparities in science and the difficulties encountered by women in this area. When thinking about gender issues in Biology, they enunciated criticisms of the contents, descriptions and methodology of the area, and discourses articulated to feminist epistemologies. They also criticized propositions of racism in Biology and a stereotyped and sexist language. On the other hand, they enunciated exchange of subjectivisms inverting the roles between females and males, in addition to the discourse of a neutral and decontextualized science, and sexist discourses, which reinforce social stereotypes based on Biology. From the speeches, I rethink the Teaching of Science and Biology and propose that we be feminist teachers, attentive to the different forms of oppression and that they think about teaching in a situated way. I emphasize that new paths need to be taken in search of a critical and plural teaching.
Keywords: Ensino de Ciências e Biologia
Epistemologias feministas
Discursos docentes
Science and Biology Teaching
Feminist Epistemologies
Teaching speeches
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: SANTOS, Ana Paula Oliveira dos. Feminismos, interseccionalidades e questões de gênero: enunciações de docentes do curso de biologia. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3465
Issue Date: 2-Aug-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Oliveira dos Santos.pdfdissertação completa em pdf3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons