Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3501
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft
metadata.dc.creator: Dimbarre, George Ramon
metadata.dc.contributor.advisor1: Petruski, Maura Regina Petruski
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santo, Janaina de Paula do Espírito
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro, Maristela
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Vilson André Moreira
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a utilização do jogo Minecraft Education Edition para desenvolver conceitos históricos com alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental do Colégio Sesi Internacional de Ponta Grossa. O recorte histórico trabalhado em aula trata se da experiência anarquista ocorrida na Colônia Cecília (1890 e 1894) em Palmeira, município próximo à Ponta Grossa, propondo debates que envolv em História sociedade, espaço geográfico, identidade e patrimônio histórico, baseados no conceito de ludicidade de Huizinga. A aplicação do projeto gera dados e uma experiência empírica diferenciada, sendo analisados em forma de pesquisa ação e interpreta dos em seu contexto. Os registros sobre as experiências na s aulas proporcionam uma reflexão sobre as ações dos alunos dentro do jogo, se relacionando, gerando conflitos e parcerias que podem ser observadas por diversas perspectivas. Os resultados da pesqui sa, juntamente com a experiência realizada, proporcionaram a criação de um material didático voltado aos docentes, com o objetivo de auxiliar na criação de aulas História utilizando o Minecraft. Este material está organizado exibindo desde os primeiros pas sos para adquirir o jogo para a sala de aula, explicações sobre os menus e funcionalidades, possibilidades de configurações e a forma de iniciar uma experiência conectado aos alunos. Logo após, estão inseridas propostas de atividades para o Ensino de Histó ria, contendo a preparação da aula para obter a experiência mais próxima da proposta, a prática com os comandos e observações que a atividade demanda e um possíveis formas de avaliar o processo e a conclusão da atividade. A pesquisa serve de inspiração à p rofissionais que buscam metodologias alternativas de ensino, podendo ser adaptada à diferentes recortes e propostas metodológicas.
Abstract: The objective of this research is to investigate the usage of the game Minecraft Education Edition to develop historical concepts with high school and middle school students from Colégio Sesi Internacional from Ponta Grossa. The historical outline studied in class is the anarchist experience that took place at Cecilia Colony (1890 and 1894) at Palmeira, a town near to Ponta Grossa, proposing debates regarding History society, geographic space, identity and historical heritage, based on Huizinga's concept of playfulness. The application of the project generates data and a different empirical experience, being analyzed in the form of action research and interpreted in its context. The records about the experiences in the classes provide a reflection on the students' actions within the game, relating, generating conflicts and partnerships that can be observed from different perspectives. The results of the research, toge ther with the experience carried out, provided the creation of teaching material aimed at teachers, with the aim of assisting in the creation of History classes using Minecraft. This material is organized showing from the first steps to acquire the game fo r the classroom, explanations about the menus and features, possibilities of configurations and the way to start an experience connected to the students. Soon after, proposals for activities for the Teaching of History are inserted, containing the preparat ion of the class to obtain the experience closest to the proposal, the practice with the commands and observations that the activity demands and a possible way of evaluating the process and the conclusion of the activity. The results of this research, comb ined with the experience carried out, provided the creation of a teaching material aimed at teachers, with the intention of assisting the creation of History classes using Minecraft. The research works as an inspiration for professionals looking for altern ative teaching methods, which can be adapted to different methodological approaches and proposals.
Keywords: ensino de história
Minecraft
gamificação
history teaching
Minecraft
gamefication
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: DIMBARRE, George Ramon. Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3501
Issue Date: 31-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
George Ramon Dimbarre.pdfdissertação completa em PDF5.12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons