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metadata.dc.type: Tese
Title: Concepções de estética na formação de professores em artes visuais, dança, música e teatro
metadata.dc.creator: Roggenkamp, Carla Irene
metadata.dc.contributor.advisor1: Masson, Gisele
metadata.dc.contributor.referee1: Torriglia, Patrícia Laura
metadata.dc.contributor.referee2: Cotrim, Ana Aguiar
metadata.dc.contributor.referee3: Darcoleto, Carina Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Nunes, Ana Luíza Ruschel
metadata.dc.description.resumo: A presente exposição sintetiza o processo de pesquisa, realizado junto ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, na linha de pesquisa intitulada “História e Política Educacionais”, que teve como objeto as concepções estéticas na formação de professores para as artes no contexto brasileiro. Os objetivos elencados para a investigação foram: analisar os principais fundamentos teórico-epistemológicos dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das Licenciaturas em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, em âmbito nacional; identificar as teorias da estética que fundamentam a formação de professores de arte no Brasil a partir de um estudo teórico das obras de seus principais representantes (disponíveis e acessadas em fontes primárias e secundárias); analisar as políticas públicas para a educação brasileira, tal como se apresentam nas Diretrizes Curriculares Nacionais, buscando desvelar as concepções estéticas presentes nesses documentos, bem como suas consequências para a formação estética da sociedade; e indicar como os Projetos Pedagógicos de Curso das licenciaturas nas especificidades da arte se relacionam com os documentos governamentais oficiais e os interpretam em relação à necessidade de formação estética dos professores, a fim de evidenciar os seus principais fundamentos teórico-epistemológicos. Em termos metodológicos, a pesquisa se configurou como de caráter qualitativo e bibliográfico- documental. As fontes que possibilitaram a pesquisa se constituíram de três tipos: obras e artigos de autores tradicionais da filosofia e da estética, com ênfase para escritos de Kant, Hegel, Marx e Lukács; documentos governamentais (DCNs elaboradas entre os anos de 1998 e 2015); e, projetos pedagógicos de cursos de licenciatura nas especificidades da arte mencionadas acima (elaborados entre os anos de 2000 e 2020). Os dados obtidos foram analisados segundo os critérios e as categorias do materialismo histórico e dialético. A exposição foi organizada em três capítulos, sendo que, no primeiro, é apresentada a fundamentação teórico-epistemológica, com destaque para os conceitos de reflexo estético, singular-particular-universal, arte, beleza, sensibilidade, totalidade e historicidade. No segundo capítulo, que trata dos documentos governamentais, é apresentada uma leitura crítica das DCNs, tendo como foco principal a interpretação da Estética da Sensibilidade, de caráter idealista, preconizada pelos citados documentos. No terceiro capítulo, que traz a análise dos PPCs, foi observada uma grande variedade de concepções sobre arte e estética. As teorias de estética se relacionam com concepções mais amplas sobre o mundo e a sociedade, podendo ser de caráter conservador, reformista ou revolucionário. Nos PPCs, as concepções estéticas e filosóficas idealistas aparecem com destaque. No entanto, realça-se, nos referidos projetos, a concepção central de que os objetos artísticos são concretos, materiais e históricos. Essa característica principal das obras de arte ancora os projetos pedagógicos de curso, que tem por objeto último o ensino das artes, na materialidade social. Observa-se, portanto, o conflito entre as concepções formais idealistas e as práticas educacionais de viés materialista, ainda que pautadas em um materialismo empiricista. Considera-se, por fim, que os cursos de formação de professores para as artes, para se tornarem relevantes diante das atuais necessidades de transformação social, precisam superar tanto as concepções idealistas, que servem ao sistema de dominação, quanto o materialismo sensualista-empiricista, em prol de um materialismo verdadeiramente crítico e dialético.
Abstract: This presentation aims to summarize the researching process which focused on the aesthetics conceptions related to arts teachers’ academic formation in the Brazilian context. The objectives listed for investigation were: to analyze the main theoretical and epistemological foundations of the Pedagogical Course Projects of Undergraduate Degrees in visual arts, dance, music and dramatic arts, nationwide; to identify the aesthetic theories in which the Brazilian arts teachers academic formation is based on by studying the theoretical works of its main authors (using primary and secondary sources available); to analyze the public policies for Brazilian education, as they appear in the National Curriculum Guidelines, seeking to unveil the aesthetic conceptions present in these documents, and its consequences regarding society’s aesthetic formation; and, to show how the arts Pedagogical Course Projects of Undergraduate Degrees relate to official government documents and interpret them in relation to teachers aesthetic formation, in order to highlight its main theoretical and epistemological foundations. Regarding its methodology the research was configured as qualitative and bibliographic-documental. The research’s sources used consisted of three types: books and articles by traditional philosophy and aesthetics authors, such as Kant, Hegel, Marx e Lukács; government documents (NCG’s elaborated between 1998 and 2015); and the Pedagogical Course Projects of Undergraduate Degrees which were cited above (elaborated between 2000 and 2020). The data obtained were analyzed according to the criteria and categories of historical and dialectical materialism. The presentation was divided in three chapters, the first contains, the theoretical-epistemological foundation, with emphasis on the concepts of aesthetic reflex, singular-particular-universal, art, beauty, sensitivity, totality and historicity. The second chapter deals with government documents, consisting of a critical reading with the main focus on the interpretation of the Aesthetics of Sensitivity, of an idealistic character, advocated by the aforementioned documents. In the third chapter, which brings the analysis of PCPs, a wide variety of conceptions about art and aesthetics was observed. However, in these projects, the central concept that artistic objects are concrete, material and historical stands out. This is the main characteristic regarding the art’s works that anchors the pedagogical course projects, whose ultimate object is the teaching of the arts, in social materiality.
Keywords: formação de professores
estética
artes visuais
dança
música
teatro
teachers’ academic formation
aesthetics
visual arts
dance
music
dramatic arts
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ROGGENKAMP, Carla Irene. Concepções de estética na formação de professores em artes visuais, dança, música e teatro. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3552
Issue Date: 3-Dec-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

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