Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3593
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Letramento racial crítico e intersecção com gênero nas aulas de língua inglesa no curso formação de docentes.
metadata.dc.creator: Silva, Valéria Câmara da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Aparecida de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Camargos, Moacir Lopes de
metadata.dc.contributor.referee2: Couto, Lígia Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Glenda Cristina Valim de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa foi realizada em um colégio da rede pública estadual do Paraná, tendo como participantes três alunas do 3º ano do Curso de Formação de Docentes. Esse trabalho teve por objetivos: verificar, por meio das narrativas autobiográficas, a percepção de raça e de gênero das alunas do 3º ano do Curso de Formação de Docentes, e, confeccionar Unidade Didática Bilíngue com sugestões de atividades relacionadas à raça e gênero que auxilie nas práticas pedagógicas e na formação docente das alunas do Curso de Formação de Docentes. Para tanto, procurei responder às perguntas de pesquisa: 1) O que as narrativas autobiográficas revelam sobre a percepção de professoras em formação sobre raça e gênero? 2) Como a confecção da Unidade Didática Bilingue com sugestões de atividades acerca de raça e de gênero pode contribuir na formação de docentes? Teoricamente, o estudo foi sustentado a partir de autores como Faria (2016), Tanuri (2000), Gadotti (2004), Saviani (2009), Luckesi (2005), entre outros que dedicam seus estudos à formação de docentes. Para as reflexões sobre professor reflexivo e professor reflexivo em ação, foram utilizados pesquisadores como: Pimenta (2002) e Schön (1991). Sobre a perspectiva de ensino a partir do Letramento Racial Crítico, de acordo com estudos de Ferreira (2006, 2014, 2015). Sobre reflexões teóricas acerca de raça com intersecção de gênero, pautei-me em pesquisas realizadas por Auad (2006), Cavalleiro (2018), Crenshaw(1989, 2002, 2013) e Educação Antirracista: Cavalleiro (2001) e Ferreira (2012). A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa, de cunho etnográfico e intervenção. Os instrumentos para a geração de dados foram: diário de campo, questionário, narrativas autobiográficas e questões reflexivas realizadas no decorrer da confecção da Unidade Didática Bilíngue. Os resultados indicam que as alunas, através das leituras, discussões e reflexões sobre raça e gênero, compreendem a importância de se trabalhar em sala de aula a temática de raça e gênero, assim como o Letramento Racial Crítico é de extrema relevância teórica para o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas e reflexivas e um importante instrumento na formação docente antirracista. A produção da Unidade Didática Bilingue pelas alunas em formação é um bom começo para a reflexão crítica da importância de trazer essas discussões sobre raça e gênero, de maneira interdisciplinar, para o contexto escolar.
Abstract: The present research was carried out in a public school in Paraná, with three students from the 3rd year of the Teacher Training Course as participants. This work had as objectives: to verify, through autobiographical narratives, the perception of race and gender of the 3rd year students of the Teacher Training Course, and to make Bilingual Teaching Unit with suggestions for activities related to race and gender that would help in the pedagogical practices and in the teacher training of the students of the Teacher Training Course. Therefore, I tried to answer the research questions: 1) What do autobiographical narratives reveal about the perception of teachers in training about race and gender? 2) How the preparation of Bilingual Teaching Unit with suggestions for activities about race and gender can contribute to the training of teachers. Theoretically, the study was supported by authors such as Faria (2016), Tanuri (2000), Gadotti (2004), Saviani (2009), Luckesi (2005), among others who dedicate their studies to teacher training. For reflections on reflective teacher and reflective teacher in action, researchers such as Pimenta (2002) and Schön (1991) were used. On the perspective of teaching from Critical Racial Literacy, according to studies by Ferreira (2006, 2014, 2015). On theoretical reflections on race with gender intersection, I drew on research carried out by Auad (2006), Cavalleiro (2018), Crenshaw (1989, 2002, 2013) and Anti-racist Education: Cavalleiro (2001) and Ferreira (2012). The methodology used in this research is qualitative, ethnographic, and interventional. The instruments for data collection were field diary, questionnaire, autobiographical narratives and reflective questions carried out during the preparation of the Bilingual Teaching Unit. The results indicate that the students, through readings, discussions and reflections on race and gender, understand the importance of working in the classroom on the theme of race and gender, as well as Critical Racial Literacy is of extreme theoretical relevance for development of critical and reflective pedagogical practices and an important tool in anti-racist teacher training. The production of the Bilingual Didactic Unit by the undergraduate students is a good start for a critical reflection on the importance of bringing these discussions about race and gender, in an interdisciplinary way, to the school context.
Keywords: Letramento Racial Crítico
Língua Inglesa
Formação de Docentes
Gênero
Narrativas Autobiográficas
Critical Racial Literacy
English Language
Teacher Education
Gender
Autobiographical Narratives
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: Câmara, Valéria. Letramento racial crítico e intersecção com gênero nas aulas de língua inglesa no curso formação de docentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3593
Issue Date: 22-Oct-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valéria Câmara da Silva.pdfdissertação completa em pdf5.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons