Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3638
metadata.dc.type: Tese
Title: Implementação de Políticas Públicas: a visão dos agentes implementadores do Programa Novo Mais Educação e os fatores de influência na sua atuação com as atividades esportivas.
metadata.dc.creator: Souza, Diego Petyk de
metadata.dc.contributor.advisor1: Antunes, Alfredo Cesar
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Ricardo Vieiralves de
metadata.dc.contributor.referee2: Mezzadri, Fernando Marinho
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee4: Salles Filho, Nei Alberto
metadata.dc.description.resumo: Considerando os estudos sobre a implementação de política pública, especialmente a tendência analítica bottom-up, destacamos os estudos sobre os agentes implementadores: os burocratas de nível de rua e os burocratas de médio escalão. Assim, constatamos a lacuna de estudos sobre os agentes implementadores em contextos do uso de atividades de esporte e lazer para a ampliação do tempo de permanência de crianças e adolescentes nas escolas. Com esse trabalho objetivamos identificar os elementos de influência da atuação dos agentes implementadores do esporte e lazer no Programa Novo Mais Educação em Ponta Grossa – Paraná. Para tanto, utilizamos a abordagem de pesquisa do estudo de caso, triangulando as estratégias de coletas de dados bibliográficos, documentais e questionários com os agentes implementadores. Para a análise de dados dos questionários, recorremos ao software Iramuteq e às suas ferramentas de análise de classificação hierárquica descente e nuvem de palavras. Desse modo, identificamos nos discursos dos agentes implementadores a presença dos fatores individuais, institucionais e relacionados. Porém, nos discursos dos facilitadores foi possível identificar a centralidade da influência dos fatores institucionais, especialmente o elemento de infraestrutura, e a ausência de fatores individuais e relacionais. Isso nos permite concluir que, diferentemente dos estudos dos agentes implementadores, em que é possível perceber a presença dos três fatores citados, no caso do estudo dos agentes implementadores de atividades esportivas existe a primazia da influência do fator institucional, principalmente do elemento de infraestrutura atuando no cotidiano de implementação.
Abstract: Considering the studies on the public policies implementation, particularly the bottom-up analytical tendency, we highlight the researches on their implementing agents, namely, street-level bureaucracy and middle-level bureaucracy. Thus, we found a gap of works on implementing agents in contexts of the use of sports and leisure activities to increase the length of permanence of children and adolescents in schools. With this work, we sought to identify the elements of influence on the performance of the implementing agents of sport and leisure in the Novo Mais Educação Program in Ponta Grossa - Paraná. To this purpose, we used the case study research approach, triangulating the collection of bibliographic data, collection of documentary data and questionnaires with the implementing agents. For the analysis of the questionnaires, we used the Iramuteq software and its descending hierarchical classification and word cloud tools. Thus, we identified in the implementing agent’s speeches the presence of individual, institutional and relational factors. However, in the facilitator’s speeches, it was possible to identify the centrality of the institutional factor’s influence, especially the infrastructure element, and the absence of individual and relational factors. This allows us to conclude that, unlike the studies of implementing agents, in which it is possible to perceive the presence of the three factors mentioned, in the study of implementing agents that sports activities, there is a primacy of the institutional factor’s influence, especially the infrastructure element acting in the day-to-day implementation.
Keywords: Implementação
Burocratas de Nível de Rua
Burocratas de Médio Escalão
Escolas de Tempo Integral
Esporte
Implementation
Street-Level Bureaucracy
Mid-Level Bureaucracy
Full-time Schools
Sport
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: SOUZA, Diego Petik de. Implementação de Políticas Públicas: a visão dos agentes implementadores do Programa Novo Mais Educação e os fatores de influência na sua atuação com as atividades esportivas. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3638
Issue Date: 28-Apr-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diego Petyk de Sousa.pdftese completa em pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons