Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3663
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação em direitos humanos e violência no ensino superior: diálogo entre as estudantes da graduação.
metadata.dc.creator: Bartmeyer, Susana Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Salles Filho, Nei Alberto
metadata.dc.contributor.referee1: Preuss, Lislei Teresinha
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Juliana Brandão
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa se insere na temática da educação em direitos humanos e violência. Dentro dessa temática, o problema de pesquisa foi questionar quais são os diálogos das estudantes de graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sobre educação em direitos humanos e violências. Para isso, o objetivo geral, foi analisar os diálogos das estudantes da graduação universitária sobre direitos humanos e violência, o que se dividiu em desenvolver a pesquisa através da construção epistemológica do conhecimento científico feminista e do Sul Global; relacionar os conceitos de educação em direitos humanos no ensino superior e enfrentamento à violência nesse espaço e analisar a partir de uma proposta de epistemologia feminista do Sul Global os diálogos das estudantes sobre direitos humanos e violência na universidade. Os objetivos foram cumpridos através da pesquisa bibliográfica, do estudo de campo através do uso dos grupos focais virtuais e da análise de conteúdo. Fruto da pesquisa bibliográfica, os marcos teóricos adotados foram as epistemologias do Sul de Santos (2013), o conceito de direitos humanos em Herrera Flores (2009), em Beauvoir (2016) se buscou conceituar gênero, a colaboração para pensar um feminismo decolonial foi trazida com Castro (2020), as relações de violência de gênero embasaram-se em Saffioti (2004), o autor Jares (2002) contribuiu para pensar a violência e a educação para a paz, assim como o autor Salles Filho (2016) permeia a discussão de cultura de paz. Através dos conceitos abordados, elencou-se o grupo focal como método para pesquisa de campo, em que Gatti (2005) foi basilar. Foram realizados 3 (três) encontros com o mesmo grupo, apenas com participantes do gênero feminino, todas estudantes da graduação da UEPG. Com a análise de conteúdo foi possível perceber que os diálogos captados nos encontros destacaram poucas discussões no espaço universitário sobre direitos humanos; muitos episódios de violências (psicológica, moral, sexual, física, etc.) dentro das relações no ensino superior, principalmente nas relações professor-aluna; presença de uma estrutura que privilegia homens no ambiente de ensino superior; descrédito na instituição enquanto UEPG para enfrentar as violências que acontecem. A pesquisa considerou ao final que a educação em direitos humanos no ensino superior é uma possiblidade de enfrentamento das violências relatadas nesse espaço, uma vez que aborda questões de gênero, raça, classe, etnia, desigualdade e promove o diálogo como solução para os conflitos.
Abstract: The research is part of the theme of education in human rights and violence. Within this theme, the research problem was to question what are the dialogues of UEPG undergraduate students on education in human rights and violence. The general objective was to analyze the dialogues of university undergraduate students on human rights and violence, which was divided into developing research through the epistemological construction of feminist and Global South scientific knowledge; to relate the concepts of human rights education in higher education and to confront violence in this space and to analyze the dialogues of students on human rights and violence at the university from a proposal of feminist epistemology from the Global South. The objectives were accomplished through bibliographic research, field study through the use of virtual focus groups and content analysis. As a result of the bibliographic research, the theoretical frameworks adopted were the epistemologies of the South of Santos (2013), the concept of human rights in Herrera Flores (2009), in Beauvoir (2016) has been to conceptualize gender, the collaboration to think a decolonial feminism was brought with Castro (2020), gender violence relations were based on Saffioti (2004), the author Jares (2002) contributed to thinking about violence and education for peace, as well as the author Salles Filho (2016) permeates the discussion of a peace culture. Through the concepts discussed, the focus group was listed as a method for field research, in which Gatti (2005) was fundamental. Three (3) meetings were held with the same group, with only female participants, all undergraduate students at UEPG. With the content analysis, it can be seen that the dialogues captured in the meetings highlighted few discussions in the university space on human rights; many episodes of violence (psychological, moral, sexual, etc.) within higher education relationships, especially in relationships between student and teacher; presence of a structure that privileges men in the higher education environment; discredit in the institution as a UEPG to face the violence that happens. The research considered that human rights education in higher education is a possibility to face the violence reported in this space, since it addresses issues of gender, race, class, ethnicity, inequality and promotes dialogue as a solution to conflicts
Keywords: Epistemologias do Sul
Decolonial
Feminismo
Gênero
Paz
Epistemologies of the South
Decolonial
Feminism
Gender
Peace
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: BARTMEYER, Suzana Maria. Educação em direitos humanos e violência no ensino superior: diálogo entre as estudantes da graduação. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3663
Issue Date: 2-Jun-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Susana Maria Bartmeyer.pdfdissertação completa em pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons