Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3698
metadata.dc.type: Tese
Title: Tecnologia Social e ensino superior: uma análise dos projetos extensionistas (2015-2018) de uma universidade pública.
metadata.dc.creator: Tribeck, Priscila Meier de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, Luiz Alexandre Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Addor, Felipe
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Andriele de Prá de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Silmara Carneiro e. Luiz, Danuta Estrufika Cantoia
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa apresenta um estudo sobre a Tecnologia Social na extensão universitária. O objeto da pesquisa está focado nos projetos de extensão desenvolvidos no recorte temporal 2015-2018 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A pergunta norteadora do processo de investigação foi: Em que medida os projetos extensionistas da UTFPR, no período de 2015 a 2018, contemplam o uso da Tecnologia Social? O objetivo geral da pesquisa está contemplado na proposta é analisar os projetos de extensão da UTFPR que se desenvolvem a partir da percepção da tecnologia social, entre 2015 e 2018. Como objetivos específicos, traçou-se o seguinte: refletir como a Tecnologia Social se apresenta na UTFPR; desencadear as discussões em relação à Tecnologia Social e como elas se articulam a partir das categorias gramscianas apresentadas; utilizar a análise sociotécnica (AST) como um instrumento de compreensão da dinâmica dos atores, do campo e dos projetos envolvidos. O material empírico da pesquisa é composto por quatro planilhas institucionais de projetos de extensão homologados na Diretoria de Extensão (DIREX), com os dados dos projetos realizados no recorte temporal em tela, e cinco entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos projetos de extensão. A pesquisa documental se deu nos documentos institucionais da UTFPR, prioritariamente o Projeto Político-Pedagógico Institucional – 2007 (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional – 2013-2017 (PDI). O aporte teórico epistemológico foi realizado a partir das leituras do pensamento gramsciano e seus representantes brasileiros e italianos. A pesquisa teórica em tecnologia social foi estruturada a partir de Dagnino (2014, 2018), Addor (2015, 2018, 2021), Fonseca (2009), Leal (2018), Neder (2015); em ensino superior e extensão universitária, foi pautada em Cunha (1980, 2004), Fávaro (2000), Gadotti (2021), Martins (2018), Saviani (2021); a metodologia foi representada por Bardin (2015, 2021), Carvalho (2016), Trist e Emery (1960), Creswell e Plano Clark (2013). Os resultados indicam que, embora haja quantitativamente projetos hegemônicos, quando analisado o universo de projetos extensionistas em tecnologia social, estes são contra hegemônicos, partem de uma educação unitária e desinteressada, apresentam intelectuais tradicionais e orgânicos em sua composição e promovem a elevação cultural da classe subalterna. Os resultados indicam que, embora haja quantitativamente projetos hegemônicos, quando analisado o universo de projetos extensionistas em tecnologia social, estes são contra hegemônicos, partem de uma educação unitária e desinteressada, apresentam intelectuais tradicionais e orgânicos em sua composição e promovem a elevação cultural da classe subalterna.
Abstract: The research presents a study on Social Technology in university extension. The object of the research is focused on the extension projects developed in the 2015/2018 time frame of the Federal Technological University of Paraná - UTFPR. The main question of the research process was: What measure do UTFPR extension projects in the period from 2015 to 2018, contemplate the use of Social Technology? The general objective of the research is contemplated in the proposal is to analyze the extension projects of the UTFPR that develop from the perception of social technology between 2015 and 2018. As specific objectives, the following was outlined: reflect as the Social Technology presents itself in the UTFPR; develop the discussions in relation to Social Technology and how they are articulated from the gramscian categories presented; utilizer sociotechnical analysis (AST) as an instrument to understand the dynamics of the actors, field and projects involved. The empirical material of the research is composed of four institutional spreadsheets of extension projects approved in the extension board (DIREX) with the data of the projects carried out in the screen period and five semi-structured interviews conducted with the coordinators of the extension projects. The documentary research took place in the institutional documents of the UTFPR, priority the Institutional Political-Pedagogical Project - 2007 (PPI) and the Institutional Development Plan - 2013-2017 (PDI). The epistemological theoretical contribution was made from the readings of Gramscian thought and its Brazilian and Italian representatives. The theoretical research in social technology was structured from Dagnino (2014, 2018), Addor (2015, 2018, 2021), Fonseca (2009), Leal (2018), Neder (2015); in Higher Education and University Extension was based in Cunha (1980, 2004), Fávaro (2000), Gadotti (2021), Martins (2018), Saviani (2021); the methodology was represented by Bardin (2015, 2021), Carvalho (2016), Trist and Emery (1960), Creswell and Clark Plan (2013). The results indicate that although there are quantitatively hegemonic projects, when analyzed the universe of extension projects in social technology are against hegemonic, start from a unitary and disinterested education, present traditional and organic intellectuals in their composition and promote the cultural elevation of the subaltern class. The results indicate that, although there are quantitatively hegemonic projects, when analyzing the universe of extension projects in social technology, these are against hegemonic, depart from a unitary and disinterested education, present traditional and organic intellectuals in their composition and promote the cultural elevation of the subaltern class.
Keywords: Tecnologia social
Ensino superior
Extensão universitária
UTFPR
Gramsci
Social technology
Higher education
University extension
UTFPR
Gramsci
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: TRIBECK, Priscila Méier de Andrade. Tecnologia Social e ensino superior: uma análise dos projetos extensionistas (2015-2018) de uma universidade pública. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3698
Issue Date: 11-Jul-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila Meier de Andrade Tribeck.pdftese completa em pdf6.38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons