Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3707
metadata.dc.type: Tese
Title: Análise da compreensão leitora de textos narrativo, expositivo e problemáticos matemáticos: um estudo com rastreamento ocular
metadata.dc.creator: Pereira, Francine Baranoski
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Klein, Ângela Inês
metadata.dc.contributor.referee1: Hübner, Lilian Cristine
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Mailce Borges
metadata.dc.contributor.referee3: Couto, Ligia Paula
metadata.dc.contributor.referee4: Papi, Silmara de Oliveira Gomes
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto de investigação a compreensão leitora e a tese de que a leitura eficaz proporciona melhor qualidade na obtenção dos saberes e isto impacta não só na relação com o objeto, mas no desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Tem-se como objetivo geral: Investigar a compreensão leitora de texto narrativo, expositivo e problemas matemáticos de estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental com melhor e pior desempenho em leitura através da análise de testes de compreensão leitora e dos movimentos oculares. O referencial teórico sobre o desenvolvimento cognitivo de Piaget (1973; 1976; 1978) respalda este estudo, além de fundamentar-se em conceitos relacionados ao letramento (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2005; KATO, 1990), metacognição (LEFFA, 1996; BROWN, 1980) e movimentos oculares (RAYNER et al, 2012; DEHAENE, 2011; 2012a, 2012b). Trata-se de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e quantitativa com base epistemológica e cognitiva. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram: teste de compreensão leitora de texto narrativo (técnica Cloze); teste de compreensão leitora de texto expositivo (SARAIVA; MOOJEN; MUNARSKI, 2005); rendimento escolar em Leitura/Língua Portuguesa; leitura com gravação do movimento ocular e realização de cálculo mental de problemas matemáticos (rastreamento ocular) divididos em quatro etapas de coleta de dados realizadas no Laboratório de Processamento Visual (LabPV) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG). A análise dos dados coletados se embasa nos escores gerados pelo software BeGaze, do fabricante SMI, como mapas de calor (análise qualitativa) e nas variáveis de média de tempo de leitura, quantidade total de fixações e sacadas nos estímulos-questões, bem como, duração das fixações, número de fixações e revisitas nas áreas de interesse, tratados de modo estatístico (Qtiplot e Excel). As análises dos dados apontaram que a compreensão leitora eficaz converge com habilidades de predição, de inferência, de memória, de fluência, de vocabulário, de relato oral, de análise e de síntese. Foram encontradas correspondências entre índices de acertos e compreensão leitora eficaz, como também, correlações significativas entre tempo de leitura e desempenho do leitor. Houve fortes correlações entre maior número de fixações nas áreas de interesse com a compreensão leitora eficaz. Houve correlação entre menor número de fixações nas áreas de interesse com a compreensão leitora ineficaz. Conclui-se que os leitores eficazes na compreensão de textos narrativo e expositivo tiveram desempenho superior na leitura/ compreensão e resolução dos problemas matemáticos. Os leitores ineficazes na compreensão de textos narrativo e expositivo tiveram desempenho inferior na leitura/ compreensão e resolução dos problemas matemáticos. Comprova-se que o pior desempenho na resolução dos problemas matemáticos se atribui à inabilidade em leitura e compreensão e, por consequência, há comprometimento na aprendizagem.
Abstract: This research has as its object of investigation reading comprehension and the thesis that effective reading provides better quality in obtaining knowledge and this impacts not only on the relationship with the object, but on the individual's cognitive development. The general objective is: To investigate the reading comprehension of narrative text, expository and mathematical problems of students of the 5th year of Elementary School with better and worse performance in reading through the analysis of tests of reading comprehension and eye movements. The theoretical framework on cognitive development by Piaget (1973; 1976; 1978) supports this study, in addition to being based on concepts related to literacy (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2005; KATO, 1990), metacognition (LEFFA, 1996; BROWN, 1980) and eye movements (RAYNER et al, 2012; DEHAENE, 2011; 2012a, 2012b). This is an applied research with a qualitative and quantitative approach with an epistemological and cognitive basis. The instruments chosen for data collection were: narrative text reading comprehension test (Cloze technique); expository text reading comprehension test (SARAIVA; MOOJEN; MUNARSKI, 2005); school performance in Reading/Portuguese Language; reading with recording of eye movement and performing mental calculation of mathematical problems (eye tracking) divided into four stages of data collection carried out at the Visual Processing Laboratory (LabPV) of the Federal Technological University of Paraná - Ponta Grossa Campus (UTFPR-PG) . The analysis of the collected data is based on the scores generated by the software BeGaze, from the manufacturer SMI, such as heat maps (qualitative analysis) and on the variables of mean reading time, total amount of fixations and saccades in the stimulus questions, as well as, duration of fixations, number of fixations and revisits in the areas of interest, treated in a statistical way (Qtiplot and Excel). Data analysis showed that effective reading comprehension converges with prediction, inference, memory, fluency, vocabulary, oral reporting, analysis and synthesis skills. Correspondence was found between hit rates and effective reading comprehension, as well as significant correlations between reading time and reader performance. There were strong correlations between greater number of fixations in areas of interest with effective reader comprehension. There was less importance of fixations in areas of interest with understanding by number. It is concluded that effective readers in understanding narrative and expository texts performed better in reading/understanding and solving mathematical problems. Readers who were ineffective in understanding narrative and expository texts had lower performance in reading/understanding and solving mathematical problems. It is proven that the worst performance in solving mathematical problems is attributed to the inability to read and understand and, consequently, there is impairment in learning.
Keywords: Compreensão leitora
Movimentos oculares
Leitura
Leitura na Matemática
Gêneros textuais
Reading Comprehension
Eye movements
Reading
Reading in Mathematics
Textual Genres
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PEREIRA, Francine Baranoski. Análise da compreensão leitora de textos narrativo, expositivo e problemas matemáticos: um estudo com rastreamento ocular. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3707
Issue Date: 6-Jul-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francine Baranoski Pereira.pdftese completa em pdf6.55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons