Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3746
metadata.dc.type: Tese
Title: Formação docente e a disciplina de projeto articulador no ensino de artes visuais na perspectiva crítica transdisciplinar.
metadata.dc.creator: Oliveira, Diego Alexandre Divardim de
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Ana Luiza Ruschel
metadata.dc.contributor.referee1: Lunardi, Elisiane Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Negreiros, Maria das Vitórias do Amaral
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Júnior, Nelson
metadata.dc.contributor.referee4: Suarez, Adriana Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: Esta tese é resultado da investigação orientada na linha de pesquisa “Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, em nível de Doutorado, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Partindo do problema de pesquisa: É possível formar o professor de Artes Visuais como professor pesquisador crítico numa perspectiva transdisciplinar na Disciplina Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais do Curso de Licenciatura de Artes Visuais-UEPG? Esta problematização nos faz compreender o nosso objeto de pesquisa, Formação do professor de Artes Visuais como professor pesquisador crítico numa perspectiva transdisciplinar, cuja tese é: A formação do professor de Artes Visuais como professor pesquisador crítico numa perspectiva transdisciplinar só é possível na práxis. E, para responder a pergunta, elegemos o seguinte objetivo geral: Contribuir com uma possibilidade de formação inicial do professor crítico numa perspectiva Transdisciplinar, tendo em vista a Disciplina Projeto Articulador no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Complementares ao objetivo geral, os objetivos específicos: Fundamentar a teoria do Materialismo Histórico Dialético e a Teoria Crítica como campo epistemológico de análise; analisar e contextualizar o curso de Licenciatura em Artes Visuais/UEPG, considerando a legislação pertinente; Contextualizar a disciplina Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais do Curso de Licenciatura em Artes Visuais/UEPG; Realizar um Estudo de Caso sobre um processo de construção do conhecimento na Disciplina Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais do Curso de Licenciatura em Artes Visuais/UEPG;. A Base teórica fundante da pesquisa se subsidia em Theodor Adorno, Max Horkheimer, Louis Althusser, Paul Feyerabend, Herbert Marcuse, Karl Marx, István Mészáros, Edgar Morin, Pierre Weil, Basarab Nicolescu, Paulo Freire entre outros. O campo epistemológico da pesquisa está fundamentado na Teoria Crítica e na Teoria da Transdisciplinaridade, neste sentido, a partir de uma abordagem qualitativa, elegemos como delineamento metodológico um Estudo de Caso no Curso de Licenciatura em Artes Visuais/UEPG, com viés de Avaliação Educacional numa Perspectiva Crítica Transdisciplinar, além de se caracterizar como um Estudo de Caso Êmico. Por conseguinte, esta tese apresenta-se, não apenas como um prérequisito para obtenção parcial da aprovação da qualificação de Tese para a conclusão da Pós-Graduação em nível de Doutorado, mas emergiu como parte fundante da docência crítica na Disciplina Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais, no referido curso, como professor pesquisador na formação inicial de professores de Artes Visuais. O problema inicial, oriundo da prática docente no ensino superior, foi respondido, embora os Estudos de Caso não sejam conclusivos, apresentamos uma reflexão em tom de encerramento de um, de vários ciclos que se sucedem, se entrelaçam, se influenciam, etc. Em suma, a práxis é chave para a emancipação humana.
Abstract: This thesis is the result of research guided by the research line “Teaching and Learning”, of the Postgraduate Program in Education, at Doctoral level, at the State University of Ponta Grossa.PR.BR. Starting from the research problem: Is it possible to train the Visual Arts teacher as a critical researcher teacher in a transdisciplinary perspective in the Discipline Project Articulator in the Teaching of Visual Arts of the Visual Arts Degree Course-UEPG? This problematization makes us understand our research object, Formation of the Visual Arts teacher as a critical researcher teacher in a transdisciplinary perspective, whose thesis is: The formation of the Visual Arts teacher as a critical research teacher in a transdisciplinary perspective is only possible in praxis. And, to answer the question, we chose the following general objective: Contribute with a possibility of initial formation of the critical teacher in a transdisciplinary perspective, in view of the Discipline Project Articulator in the Degree Course in Visual Arts. Complementary to the general objective, the specific objectives: To support the theory of Dialectical Historical Materialism and Critical Theory as an epistemological field of analysis; analyze and contextualize the Degree in Visual Arts/UEPG, considering the relevant legislation; Contextualize the discipline Project Articulator in the Teaching of Visual Arts of the Degree in Visual Arts/UEPG; To carry out a Case Study on a process of knowledge construction in the Discipline Project Articulator in the Teaching of Visual Arts of the Degree Course in Visual Arts/UEPG;. The theoretical foundation of the research is supported by Theodor Adorno, Max Horkheimer, Louis Althusser, Paul Feyerabend, Herbert Marcuse, Karl Marx, István Mészáros, Edgar Morin, Pierre Weil, Basarab Nicolescu, Paulo Freire, among others. The epistemological field of research is based on Critical Theory and Theory of Transdisciplinary, in this sense, from a qualitative approach, we chose as a methodological design a Case Study in the Degree Course in Visual Arts/UEPG, with a bias of Educational Assessment in a Critical Transdisciplinary Perspective, in addition to being characterized as an Emic Case Study. Therefore, this thesis presents itself, not only as a prerequisite for obtaining partial approval of the Thesis qualification for the conclusion of the Post-Graduation at the Doctoral level, but it emerged as a founding part of critical teaching in the Discipline Project Articulator in the Teaching Visual Arts, in the aforementioned course, as a research professor in the initial training of Visual Arts teachers. The initial problem, arising from the teaching practice in higher education, was answered, although the Case Studies are not conclusive, we present a reflection in a closing tone of one, of several cycles that succeed, intertwine, influence each other, etc. In short, praxis is key to human emancipation.
Keywords: Formação de Professores de Artes Visuais
Teoria Crítica
Transdisciplinaridade
Estudo de Caso
Visual Arts Teacher Training
Critical Theory
Transdisciplinarity
Case study
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Diego Alexandre Divardim de. Formação docente e a disciplina de projeto articulador no ensino de artes visuais na perspectiva crítica transdisciplinar. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3746
Issue Date: 27-Jul-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diego Alexandre Divardim de Oliveira.pdftese completa em pdf2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons