Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3765
metadata.dc.type: Tese
Title: A formação continuada realizada pelo coordenador pedagógico nas escolas públicas municipais de tempo integral de Ponta Grossa-PR
metadata.dc.creator: Kailer, Priscila Gabriele da Luz
metadata.dc.contributor.advisor1: Tozetto, Susana Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Mainardes, Jefferson
metadata.dc.contributor.referee2: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.contributor.referee3: Grosch, Maria Selma
metadata.dc.contributor.referee4: Portelinha, Angela Maria Silveira
metadata.dc.description.resumo: A tese em potencial pertence à linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem e apresenta como objeto de investigação a formação continuada realizada pelo coordenador pedagógico nas escolas públicas municipais de tempo integral de Ponta Grossa - PR. Como questão norteadora do projeto, coloca-se: Como as formações continuadas são desenvolvidas pelo coordenador pedagógico nas escolas públicas municipais de tempo integral de Ponta Grossa - PR? Como objetivo geral, delimita-se: Analisar a formação continuada realizada pelos coordenadores pedagógicos nas escolas públicas municipais de tempo integral de Ponta Grossa - PR. Os objetivos específicos são: a) Compreender os efeitos da parceria com a Fundação Lemann na formação continuada realizada pelo coordenador pedagógico nas escolas públicas municipais de Ponta Grossa - PR; b) Identificar as características da formação continuada realizada pelo coordenador pedagógico nas escolas públicas municipais de tempo integral de Ponta Grossa -PR. Entende-se o coordenador pedagógico como parte integrante do corpo de professores que realiza seu trabalho na coordenação e na organização pedagógica da escola. Entre as atribuições que lhe competem, ressaltam-se as atividades que envolvem a formação continuada dos docentes e a mediação para a construção e implementação coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP). No caso desta pesquisa, quando se faz alusão à formação continuada, está-se referindo aos espaços-tempos que o coordenador pedagógico organiza em prol do desenvolvimento profissional docente que atua na escola. Assim, a formação continuada é uma proposta planejada, intencional, que se realiza de forma coletiva com o grupo dos professores no âmbito da escola, e pode possibilitar, juntamente com outros elementos, um novo sentido à prática pedagógica, bem como uma aliada na reconfiguração da organização do trabalho pedagógico. Nesse sentido, defende-se a importância do trabalho do coordenador pedagógico como detentor de um saber específico que lhe dá legitimidade para organizar, planejar e implementar a formação continuada dentro da escola. Utiliza-se da praxiologia de Pierre Bourdieu (1983, 1996, 1998, 2004, 2009, 2003, 2014), que parte do entendimento de que o real é relacional. A praxiologia permite compreender a realidade social a partir de uma relação dialética, entre a subjetividade e a objetividade. Nesse sentido, a presente pesquisa entende a importância de se compreender o objeto de pesquisa - a formação continuada realizada pelos coordenadores pedagógicos das escolas públicas municipais de tempo integral de Ponta Grossa - PR, levando em consideração os contextos político, histórico, econômico e formativo que afetam diretamente a escola. O referencial teórico metodológico deste estudo baseou-se em Ball (2005, 2006, 2020), Freitas (2005, 2007, 2013, 2018), Giroux (1987, 1997) e Brzezinski (1996, 1999). Também, autores que tratam sobre a formação continuada realizada pelo coordenador pedagógico: Placco (2003), Domingues (2014), Nóvoa (1995) e Imbernón (2009, 2010). O campo da pesquisa são as escolas públicas municipais de tempo integral de Ponta Grossa – PR. As participantes da pesquisa são as coordenadoras pedagógicas e as professoras das escolas públicas municipais de tempo integral de Ponta Grossa - PR. A abordagem metodológica é qualitativa e, para a coleta e produção dos dados, optou-se por questionários e entrevistas semiestruturadas com as coordenadoras pedagógicas e com as professoras. Para a análise dos dados, optou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD), que se caracteriza como uma abordagem de análise de dados que transita entre duas formas de análise de pesquisa qualitativa  a análise de conteúdo e análise de discurso (MORAES; GALIAZZI, 2006). Os resultados desta pesquisa indicam que a gestão gerencial realizada nas escolas públicas municipais de tempo integral de Ponta Grossa - PR é efeito de um projeto societário amplo, que visa adequar a educação aos novos padrões de competitividade internacional e redimensionamento econômico. As novas possibilidades de governanças, com a reestruturação do Estado, buscam garantir a supremacia neoliberal em âmbito global e local, e é neste sentido que a privatização se fortalece nas áreas sociais, submetendo, estrategicamente, os princípios educacionais à lógica do mercado. Portanto, argumenta-se que as formações continuadas que são desenvolvidas pelo coordenador pedagógico nas escolas públicas municipais de tempo integral de Ponta Grossa - PR têm em si um caráter prescritivo, normativo, circunscrito em competências técnicas que visam produzir uma conduta docente pautada na responsabilização dos professores e dos coordenadores pedagógicos.
Abstract: The potential thesis belongs to the teaching and learning research line and presents as the object of research the continuous training carried out by the pedagogical coordinator in the municipal public schools of ponta grossa - PR. As a guide question of the project, it is asked: How are continuing formations developed by the pedagogical coordinator in the full-time municipal public schools of Ponta Grossa - PR? As a general objective, it is delimited: To analyze the continued training performed by pedagogical coordinators in the municipal public schools of full-time of Ponta Grossa - PR. The specific objectives are: a) To understand the effects of the partnership with the Lemann Foundation on the continuing education carried out by the pedagogical coordinator in the municipal public schools of Ponta Grossa - PR; b) Identify the characteristics of continuing education performed by the pedagogical coordinator in the municipal public schools full-time of Ponta Grossa - PR. The pedagogical coordinator is understood as an integral part of the body of teachers who perform so work in the coordination and pedagogical organization of the school. Among the attributions that are incumbent upon him, we highlight the activities that involve the continuous training of teachers and mediation for the construction and collective implementation of the Political Pedagogical Project (PPP), among other actions that aim at learning students. In the case of this research, when alludes to continuing education, it is referring to the spaces-times that the pedagogical coordinator organizes in favor of the professional development of teachers who work in the school. Thus, continuing education is a planned, intentional proposal that takes place collectively with the group of teachers within the school, and can enable, together with other elements, a new meaning to pedagogical practice, as well as an ally in the reconfiguration of the organization of pedagogical work. In this sense, the importance of the pedagogical coordinator's work as the holder of a specific knowledge that gives him legitimacy to organize, plan and implement continuing education within the school is defended. The methodological theoretical framework of this study was based on Pierre Bourdieu (1983, 1996, 1998, 2004, 2009, 2003, 2014), Ball (2005, 2006, 2020), Freitas (2005, 2007, 2013, 2018), Giroux (1987, 1997) and Brzezinski (1996, 1999). Also, authors who deal with the continuing education carried out by the pedagogical coordinator: Placco (2003), Domingues (2014), Nóvoa (1995) and Imbernón (2009, 2010). The field of research is the full-time municipal public schools of Ponta Grossa - PR; the participants of the research are the pedagogical coordinators and the teachers of the municipal public schools full-time in Ponta Grossa - PR. The methodological approach is qualitative and, for data collection and production, we opted for questionnaires and semistructured interviews with pedagogical coordinators and teachers. For data analysis, we opted for Discursive Textual Analysis (ATD), which is characterized as a data analysis approach that transitions between two forms of qualitative research analysis (content analysis and discourse analysis (MORAES; GALIAZZI, 2006). The results of this research indicate that the management carried out in full-time municipal public schools in Ponta Grossa - PR is the effect of a broad corporate project, which aims to adapt education to the new standards of international competitiveness and economic resizing. The new possibilities of governance, with the restructuring of the State, seek to guarantee neoliberal supremacy at a global and local level, and it is in this sense that privatization is strengthened in social areas, strategically submitting educational principles to the logic of the market. Therefore, it is argued that the continuing education that is developed by the pedagogical coordinator in full-time municipal public schools in Ponta Grossa - PR has in itself a prescriptive, normative character, limited to technical competences that aim to produce a they aim to produce a teaching behavior based on the accountability of the teachers and pedagogical coordinators.
Keywords: Coordenador pedagógico
Formação continuada
Relação público-privado
Pedagogical coordinator
Continuing training
Public-private relationship
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: KAILER, Priscila Gabriele da Luz. A formação continuada realizada pelo coordenador pedagógico nas escolas públicas municipais de tempo integral de Ponta Grossa - PR. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3765
Issue Date: 4-Jul-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila Gabriele da Luz Kailer.pdfTese completa em pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons