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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O desenvolvimento de material autoinstrucional como facilitador do acesso a informações para inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista
metadata.dc.creator: Ferreira, Daniela Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Pisacco, Nelba Maria Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Foltran, Elenice Parise
metadata.dc.contributor.referee2: Malheiro, Cícera Aparecida Lima
metadata.dc.description.resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta a comunicação e os padrões comportamentais que, geralmente, comprometem a socialização e a escolarização. A complexidade que envolve o transtorno gera demandas de formação e de subsídios aos professores da escola regular. Os objetivos desta dissertação foram investigar subsídios para inclusão escolar de estudantes com Transtorno de Espectro Autista, sistematizá-los em um material autoinstrucional e verificar a contribuição do produto desenvolvido para orientar a prática pedagógica de professores da sala de aula de ensino regular. Desenvolveu-se com abordagem metodológica uma pesquisa translacional em educação com articulação teórico- prática a fim de produzir conhecimento aplicável e replicável na escola. Empregou-se análise quali-quantitativa dos dados e indicadores obtidos na revisão da literatura, análise documental, realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O lócus do estudo foi o município de Caetité, Bahia. Participaram das entrevistas 05 representantes de instituições que responderam ao questionário de avaliação do produto educacional e 20 professores da Educação Básica. Foram utilizados 4 critérios análise, subdivididos em diversos aspectos e avaliados em escala Likert com valores de 1 a 5, complementadas por respostas discursivas. Os resultados permitiram configurar a rede de serviços de apoio à inclusão escolar do município, apontaram que não há apenas uma forma ou programa padrão, tipo de serviço ou currículo únicos capazes de atender as necessidades específicas de todos os estudantes com TEA. Destacaram-se como estratégias inclusivas baseadas em evidências a utilização do Plano Educacional Individualizado (PEI), o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), a Diferenciação Curricular, o Ensino Colaborativo, intervenções recomendadas para pessoas com TEA a Applied Behavior Analysis (ABA), o Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children (TEACCH) - Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Limitações Relacionadas à Comunicação) e a Comunicação Alternativa e Aumentativa como a Picture Exchange Communication System (PECS). Desenvolveu-se o guia formativo “TrilhaTEA: Trilha formativa para professores que atuam com estudantes autistas”, avaliado com valores próximo a excelente (5,0), com os índices 4,77 para qualidade geral, 4,74 para estrutura, estética e organização, 4,77 para conteúdo, 4,87 para a proposta didática-metodologia e 4,71 para criticidade e adequação da linguagem escrita (4,71). Dado ao seu formato, o TrilhaTEA pode ser reformulado com atualizações sobre o TEA, a rede de apoio à inclusão escolar de seus municípios, assim como foi feito para Caetité. A tessitura de uma visão interdisciplinar, constituída em face dos modelos abordados, possibilitou identificar algumas potencialidades e dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem, que são mais comuns em educandos autistas. A análise do processo histórico do Transtorno do Espectro Autista evidenciou como as abordagens existentes e seu tratamento foram influenciados ao longo do tempo, contribuindo para o surgimento de diferentes intervenções educacionais em muitas partes do mundo e que vêm sendo adotadas, gradativamente, também no Brasil.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a condition that affects communication and behavioral patterns that generally compromise socialization and schooling. The complexity that involves this disorder generates demands for training and subsidies for regular school teachers. The objectives of this dissertation were to investigate subsidies for school inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder, systematize them in a self-instructional material and verify the contribution of the developed product to guide the pedagogical practice of regular school classroom teachers. The methodological approach was a translational research in education with theoretical- practical articulation in order to produce applicable and replicable knowledge in schools. A qualitative and quantitative analysis of the data and indicators obtained in the literature review, document analysis, semi-structured interviews, and questionnaires were used. The locus of the study was the municipality of Caetité, Bahia; 05 representatives of institutions participated in the interviews, and 20 teachers of Basic Education answered the questionnaire to evaluate the educational product. Four analysis criteria were used, subdivided into several aspects and evaluated on a Likert scale with values from 1 to 5, complemented by discursive answers. The results allowed us to configure the network of services to support school inclusion in the municipality, and pointed out that there is no single standard form or program, type of service or curriculum capable of meeting the specific needs of all students with ASD. The use of the Individualized Education Plan (IEP), the Universal Design for Learning (UDL), Curriculum Differentiation, Collaborative Learning, recommended interventions for people with ASD the Applied Behavior Analysis (ABA), the Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children (TEACCH) and Alternative and Augmentative Communication such as the Picture Exchange Communication System (PECS) were highlighted as evidence-based inclusive strategies.) The formative guide "TrilhaTEA: Formative Trail for teachers who work with autistic students" was developed, evaluated with values close to excellent (5.0), with the indexes 4.77 for overall quality, 4.74 for structure, aesthetics and organization, 4.77 for content, 4.87 for didactic proposal/methodology and 4.71 for criticality and adequacy of written language (4.71). Given its format, TrilhaTEA can be reformulated with updates about TEA, the school inclusion support network of its municipalities, as it was done for Caetité. The weaving of an interdisciplinary vision, constituted from the models approached, made it possible to identify some potentialities and difficulties in the teaching and learning process, which are more common in autistic students. The analysis of the historical process of the Autistic Spectrum Disorder showed how the existing approaches and their treatment were influenced over time, contributing to the emergence of different educational interventions in many parts of the world and that are being adopted, gradually, also in Brazil.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista
Estratégias Inclusivas
Inclusão Escolar
Autistic Spectrum Disorder
Inclusive Strategies
School inclusion
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: FERREIRA, Daniela Nascimento. O desenvolvimento de material autoinstrucional como facilitador do acesso a informações para inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista. 2022. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3792
Issue Date: 26-Oct-2022
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